Gerais Financeiros Comercial Suprimentos Industrial Fiscal Complementar
Objetivo - Definir os parâmetros gerais de configuração do sistema Genesis, por exemplo, identificação do tipo de empresa e do tipo de implantação (mono ou multi-empresa), moedas utilizadas nas transações comerciais e financeiras, gestão eletrônica de documentos (GED), etc.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Gerais
Define o
setor econômico da empresa: Indústria, Comércio, Serviços, Comércio Assemelhado à Indústria
e Multi.
O tipo Comércio Assemelhado à Indústria, semelhante ao tipo industrial, inclui IPI no
faturamento.
Os tipos Comércio, Serviço e Comércio Assemelhado permitem aplicar descontos no valor total das notas
fiscais de compras e
vendas.
Caso selecionado a opção
multi, o que passa a ter validade é o tipo selecionado no
cadastro da empresa.
Distribuidor: Indica empresa distribuidora, que efetua transporte de mercadorias. Esta opção abre funções especiais para expedição e recebimento.
Obrigatoriedade Clientes
Contato: Quando marcado obriga a definição do contato no cadastro do cliente.
Email contato: Quando marcado obriga a definição do e-mail do contato no cadastro do cliente.
Multi Moedas: Define a utilização de várias moedas nas transações comerciais de compras ou vendas. A opção marcada abre acesso à tabela de moedas e campos para vinculação de moedas nos cadastros de clientes, fornecedores e produtos.
Tela Cotações: Opção p/ abrir, automaticamente no início da sessão, a tela de cotações das moedas utilizadas.
Início Sessão: Define a abertura automática no início da sessão, da janela que solicita data do dia e o valor da segunda moeda nesta data. A abertura da tela depende da permissão de acesso do usuário no controle de senhas.
Base 2a Moeda: Opção para utilizar preços de produtos em 2a moeda na digitação dos pedidos de compras e vendas. Neste caso, o valor em 2a moeda é convertido para a moeda utilizada nos pedidos, que pode ser R$ ou outra moeda qualquer.
Gestão Eletrônica de Documentos - GED
Possibilita abertura de pastas para arquivar documentos de Clientes, Produtos, Compras, etc.
Opções: Quando ligada o sistema possibilita a abertura da respectiva pasta.
Nota:
Quando marcado Vendas/Clientes e Ficha cliente - Histórico Ficha, grava automaticamente na pasta do cliente (GED), PDF da Venda-Entrega.
Pasta: Endereço da pasta Windows onde será armazenado o "banco de documentos". Normalmente os documentos ocupam muito espaço e devem ser armazenados em local separado do banco de dados, se possível, em outro HD. (disco rígido). Nesta pasta podem ser gravadas opcionalmente planilhas para cotação em Excel desde que criada a sub-pasta COTAÇÃO.
Abre a janela de acesso às pastas no Windows. O botão somente fica ativo no modo de edição. Altere algum campo para entrar no modo de edição.
IMPORTANTE: O backup desta pasta deve ser administrado pelo usuário pois a pasta não é incluída no backup do Genesis.
Nota:
Caso os parâmetros de GED estejam marcados, não permiti a alteração do Nome Fantasia de Prospects, Clientes e Fornecedores, sendo necessário desmarcar, alterar o nome e depois marcar novamente. Os dados contidos na pasta antiga devem ser transferidos manualmente para a nova pasta.
Inativa clientes e fornecedores
Vendas / Comercial: Número de meses sem vendas para inativar clientes
Vendas / Financeiro: Número de meses sem contas a receber para inativar clientes
Compras / Comercial: Número de meses sem compras para inativar fornecedores
Compras / Financeiro: Número de meses sem contas a pagar para inativar fornecedores
Gatilho: O sistema verifica clientes e fornecedores sem atividades comerciais (vendas/compras) no tempo determinado e sem atividades financeiras (contas a pagar/receber) em aberto no primeiro acesso ao sistema de cada dia.
Vendas / Transport: Número de meses, sem indicação da Transportadora em faturamento, inativa a transportadora conforme o parâmetro no primeiro acesso ao sistema de cada dia.
Empresa
Código: Código interno do Genesis que identifica a empresa.
Multi: Empresa com setores econômicos diferentes.
Deve ser marcado nas implantações multi-empresa. As empresas devem ser cadastradas através da opção empresas e o acesso é definido no início da sessão, ou na opção de menu Empresas / Acesso. Esta opção permite industrialização entre empresas do mesmo grupo.
Neste caso é possível filtrar relatórios de compras e vendas para uma empresa específica ou todas juntas.
Auto: Acesso automático na primeira empresa (1o código permitido para o usuário). Não abre a tela de acesso no início da sessão.
NF Independente: Define controle independente de notas fiscais no modo Muti-Empresa. O número da última nota emitida fica registrado no cadastro da empresa.
Quando marcado, define a obrigatoriedade do CNPJ nos respectivos cadastros.
Nota:
Para clientes, fornecedor e transportador , quando marcado torna obrigatório a indicação no endereço do número.
Financeiro: Data de fechamento do Financeiro, o Genesis bloqueia movimentos financeiros com datas anteriores à data digitada neste campo, de acordo com as regras abaixo:
Por Competência: - Caso Marcado considera Mês da data do fechamento financeiro e valida:
Inclusão / Alteração de Compras / Vendas com o campo Data Emissão das Compras e Vendas que vão gerar lançamentos Financeiros.
Inclusão / Alteração / Exclusão de titulo em contas a Pagar e a Receber com campo Competência – Não considera datas de pagamento.
Inclusão / Alteração de Lançamentos Bancários Data de pagamento
- Caso Desmarcado considera data do fechamento financeiro. Utilizado com fechamento de Caixa de títulos baixados. Valida:
Inclusão / Alteração de titulo em contas a Pagar e a Receber com campo data de Vencimento.
Baixa / cancelamento de baixa em contas a Pagar e a Receber com campo data de Pagamento.
Inclusão e Cancelamento de Pagamentos / Recebimentos com os Campos data de pagamento e data recebimento.
Alteração de Compras / Vendas com lançamentos financeiros anteriores a data do fechamento
OBS. não considera data Emissão de Compras e vendas
Estoque: Data de fechamento do estoque. O Genesis bloqueia movimentos de estoque com datas anteriores à data digitada neste campo. O campo é verificado em compras, vendas, apontamentos de produção e movimentos independentes.
Opção disponível apenas p/ usuário Supervisor, determina quais transações serão gravadas no arquivo GENESIS.LAG, utilizado em auditorias, para verificar quais funções foram executadas, por quem e quando.
Importante: Esta opção só deve ser acionada por usuários com conhecimento técnico sobre a linguagem de banco de dados SQL. Por exemplo, uma alteração de um dado qualquer, em um produto comprado ou vendido, causa a gravação de vários registros no GENESIS.LAG.
Insert: Registra comandos SQL Insert
Delete: Registra comandos SQL Delete
Update: Registra comandos SQL Update
SQL Completo: Registra todo o comando SQL que foi executado nas transações acima.
Pessoas: Quando marcado permite exibir os registros de inclusão, exclusão e alteração do cliente.
Ignora Exportação para Excel: Ignora exportação das consultas em formato Excel e solicita formato para exportação.
Usuário Único: Impossibilita que um mesmo usuário acesse o sistema com logins simultâneos. Antes de ligar o parâmetro certifique-se de que não tenha nenhum outro usuário logado no sistema.
É possível visualizar e dar manutenção nos logins através da opção Consultas de Usuários Logados.
Histórico Ficha / Observação: Quando marcado, este parâmetro não permite a edição da ficha do cliente / fornecedor e, habilita o botão de inserção de informação na ficha.
Objetivo - Definir os parâmetros de configuração do módulo financeiro do sistema Genesis, para integração comercial, aprovação de crédito e controle de lançamentos a pagar e receber.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Financeiro
Situação: Como devem ser efetuados lançamentos a pagar e receber no módulo financeiro, nas situações de vendas.
Nunca - Não gera lançamentos a receber, devem ser lançados manualmente.
Pedidos - Inclui previsões a receber nos pedidos de venda.
Entregas - Inclui contas a receber nas entregas de venda.
Ped / Ent - Equivale às 2 opções acima, inclui lançamentos previstos nos pedidos e relança nas entregas
Em Branco - Assume opção Entregas
Vencimento: Data base para cálculo da data de vencimento no lançamento das parcelas no contas a receber, com duas opções: Data de Entrega da venda ou Data da Saída da venda.
Nota:
1. Nos casos de lançamentos de previsão a receber a data considerada é a data de entrega do item.
2. Caso parametrizado "Data Saída" da venda e não tenha Data de Expedição na venda, a data considerada é a data de "Entrega do Item".
Automático: Efetua lançamentos automáticos (marcado) ou pede mensagem de confirmação (desmarcado).
Situação: Como devem ser efetuados lançamentos a pagar no módulo financeiro, nas situações de compras..
Nunca - Não gera lançamentos a pagar, devem ser lançados manualmente
Pedidos - Inclui previsões a pagar nos pedidos de compra. e previsões a receber nos pedidos de venda
Entregas - Inclui contas a pagar nos recebimentos de compra e contas a receber nas entregas de venda
Ped / Ent - Equivale às 2 opções acima, inclui lançamentos previstos nos pedidos e relança nas entregas
Automático: Efetua lançamentos automáticos (marcado) ou pede mensagem de confirmação (desmarcado).
Referência: Gera lançamentos a pagar e receber com a descrição (40 caracteres) do primeiro produto comprado ou vendido no campo referência do lançamento. Quando desmarcado apresenta o numero da venda.
Alterações no Financeiro
Bloqueia: Não permite alteração dos campos (valor, moeda, vencimento, documento, cliente ou fornecedor) de contas a pagar e receber gerados no módulo comercial.
Valor:
Aviso ou bloqueio alterações no valor das parcelas nos casos:
1. O valor total a receber seja menor que o valor da venda.
2. O valor total a pagar seja maior que o valor da compra.
Nota:
Quando utilizado desconto financeiro, deixar o parâmetro em branco (não indicar Aviso ou Bloqueio).
Valores Iniciais para Histórico
Históricos de operação pré-definidas nos pagamentos e recebimentos usados nas telas Pagamento e Recebimento de Conta. As setas acessam a tabela de históricos.
Conta Gerencial para Duplicatas e Juros
Duplicata: Define a conta gerencial que contabiliza o crédito nos descontos de duplicatas. O valor será considerado na conta gerencial quando do fechamento gerencial.
Pagamento com Juros: Define a conta gerencial que contabiliza os valores dos juros pagos
Recebimento com Juros:
Define a conta gerencial que contabiliza os
valores de juros recebidos.
Para clientes que possuam o envio de arquivo de cobrança (remessa), ativando
esse parâmetro, no momento do retorno o sistema fará duas baixas, uma do valor
do título e outra dos encargos / multas / juros.
Lançamentos
Docto Nº: Numerador automático usado no módulo financeiro quando o usuário deseja gerar um número seqüencial para um documento. Este numerador é acionado pelo botão No. ao lado do campo Documento nas telas Contas a Pagar e Contas a Receber.
Altera conta baixada: Permitir ou bloquear alterações em títulos pagos e recebidos.
Auto conciliação: Determina se os flags de conciliação automática ficam ligados por padrão nos pagamentos, recebimentos, lançamentos bancários e transferências.
Trava valor contrato: Bloqueia alteração dos valores de contratos a receber e dos valores lançados a receber dos contratos.
Acresce Parcela: Identifica se o novo lançamento é parte de um contrato, compra ou venda existente e numera a parcela.
C. Gerencial Obrigatória: Bloqueia lançamentos a pagar e receber sem informação da conta gerencial. Este parâmetro impede o cadastramento de cliente, fornecedor, transportador ou representante sem conta gerencial. É permitido o cadastramento de pessoas sem conta gerencial aos usuários cujo acesso à guia "Financeiro" é bloqueado por controle de senhas. Não permite a conversão de Prospect em Cliente quando marcado.
Baixa desconto: Na abertura do sistema, caso o parâmetro esteja marcado, títulos e cheques com vencimento menor ou igual à data do dia, serão baixados automaticamente.
Auditoria financeira: Altera funções dos botões de cancelamento de contas a pagar e receber para gerar registros de estornos.
Auto Liquidação: Baixa automaticamente o título no desconto. Se o flag estiver desligado é necessário baixar manualmente cada título.
Exibe rateio custos: Exibe janela para definir centros de custos na inclusão de contas a pagar (compras, lançamentos, contratos)
Autorização de Pagamento:
Define se o
pagamento de contas deve ter
autorização prévia.
Implantação: Após ligar esta opção deve-se desligar a opção "Autoriza Pagamento"
menu senhas para os grupos de usuários não
autorizados.
Fechamento Custo Variável: Quando marcado, considera o custo variável por competência no fechamento.
Define o processo de aprovação dos pedidos de venda, com verificação de campos obrigatórios e análise de crédito para vendas a prazo.
Aprovação de Vendas: Ativa os parâmetros de análise de crédito e campos obrigatórios na confirmação dos pedidos de venda.
Atraso Máximo: Tolerância máxima de atraso em dias. Controla clientes com vencimentos em atraso superior a este campo. Clientes com títulos atrasados superiores a este limite, ainda podem ser liberados quando valor for inferior à sua tolerância em valor.
Limite Crédito: Verifica se o pedido de venda excedeu o limite de crédito do cliente, ou a data da última revisão do crédito.
Atraso Médio: Verifica se o atraso médio histórico dos pagamentos efetuados pelo cliente é superior aos dias digitados neste campo.
CNPJ Obrigatório: Verifica a existência do CNPJ ou CPF do cliente.
Controle: Ação efetuada automaticamente pelo sistema, na confirmação dos pedidos de venda, caso uma ou mais condições acima estejam não conformes.
Bloqueio: Bloqueia a venda. Exige liberação do crédito no módulo financeiro.
Senha: Exige senha do supervisor para liberar a venda.
Aviso: Emite aviso de alerta.
Juros ao Mês: Taxa de juros mensal praticada por sua empresa para cálculo do markup de venda.
Serviços - Contas Gerenciais
Despesas de Viajem: Conta gerencial para despesas de viajem.
Adiantamento de Salários: Conta gerencial para adiantamento de salários.
Banco: Conta bancária pré definida na tabela de bancos.
Objetivo - Definir os parâmetros de configuração do módulo comercial do sistema Genesis, para vendas e gerência comercial.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Comerciais
Vendas
Pedido Obrigatório: Opção para não permitir entrega sem pedidos de venda.
Markup: Opção para cálculo e apresentação do markup médio do mix dos produtos vendidos, durante a digitação do pedido de venda.
Filtros:
Aviso: Apresenta mensagem que o markup está abaixo do Markup Mínimo.
Bloqueio: Valor inferior ao Markup Mínimo, bloqueio da operação.
Senha: Quando o markup do pedido for inferior ao mínimo permitido o sistema pede senha para liberação.
Branco: Não apresenta o valor do Markup no pedido de venda.
Unifica Itens: Na conversão de pedidos em entregas de vendas, une itens iguais e recalcula custo unitário pela média dos preços de venda. Função útil para vendas de itens com medidas em M2 e com várias metragens. Na entrega junta todos os itens em uma única entrega.
Mup Mínimo: Markup mínimo para as opções Bloqueio ou Senha do markup acima.
Descrição Especial: Quando marcada, abre na tela de vendas a janela Descrição de Produto Personalizada, com opções de descrição que podem ser utilizadas.
Entrega: Fator que determina o acréscimo máximo da quantidade a ser entregue relativa ao pedido de venda. Se a quantidade entregue for superior, é emitida a mensagem "Quantidade inválida ou maior que acréscimo permitido".
Bloqueia Desconto: Solicita senha do supervisor quando for digitado no pedido ou entrega de venda, valores unitários inferiores aos preços de venda.
Representante Obrigatório: Verifica a existência de representante no pedido.
Repr. Cliente: Atualiza o Representante e o Gerente Padrão do cadastro de clientes com os dados do último pedido digitado ou alterado.
Transportadora: Atualiza o cadastro de clientes com a transportadora do último pedido digitado ou alterado.
Medidas Automáticas: Opção para preenchimento automático dos campos de Volume, Peso Líquido e Peso Bruto no pedido de venda. Caso desmarcada a opção, os campos devem ser digitados.
Desconta ICMS: Desconta diferença do ICMS entre o estado da empresa e o estado do cliente caso positiva. Por exemplo, empresas de SP (ICMS 18%) vendendo para clientes do NE (ICMS 7%). A diferença de 11% é aplicada ao fator que sugere os preços unitários dos produtos.
Auto CRM: Opção para abrir automaticamente a tela de Gestão de Relacionamento com o Cliente durante os processos de vendas. O CRM é aberto após a digitação do nome fantasia do cliente.
Últimas: Define as últimas N vendas do produto que são visíveis nas telas de compras pressionando a tecla F2 na grade do item.
Frete emitente: Esta opção está associada ao frete por conta do emitente na venda. Caso ligada o valor do frete é incluído no valor total da venda e nas bases de IPI e ICMS, caso contrário o valor do frete não é incluído no total da venda e nas bases de IPI e ICMS.
Frete: Sugestão de frete padrão: Emitente ou Destinatário. Campo em branco sugere Destinatário
Pedido Rápido: Na digitação dos produtos nos pedidos de venda, o usuário deve digitar o código do produto e a quantidade pedida. Os outros campos podem ser modificados somente quando a opção Pedido Rápido estiver desmarcada.
Seleção Ped: Define o critério para seleção de pedidos nas entregas de vendas:
Todos = Todos pedidos pendentes com cliente igual ao selecionado
Representante = Todos pedidos pendentes com cliente e
representante iguais aos selecionados
Cond Pagto = Todos pedidos pendentes com cliente e cond.
pagto iguais aos selecionados
Repres + Cond Pagto = Todos pedidos pendentes com cliente,
representante e cond. pagto iguais aos selecionados.
Cliente holding: Permite alterar o cliente na guia lançamentos da venda para outro cliente da mesma holding
Bloqueia Orçamento: Controle para bloquear orçamentos para clientes e prospects que não compram nada. Este campo informa o percentual Pedidos Efetivos / Orçamentos Emitidos. O orçamento é bloqueado caso o número calculado seja inferior ao informado neste campo. Exemplo: 10% indica que p/ 10 orçamentos apenas um resultou em pedido.
Comissão individual: Ativa o botão Comissões Itens x Representantes na venda e o relatório de Comissões por Representantes.
Entrega individual: Parâmetro p/ sugerir o valor inicial de seu correspondente no cadastramento do cliente.
Tipo de Desconto: Define se os descontos nas vendas serão dados no valor unitário dos itens ou no valor total da nota. As telas de desconto são acionadas por meio das teclas Ctrl D.
0 = Padrão do sistema. Desconto aplicado sobre valores unitários dos itens vendidos (Recomendado)
1 = Desconto aplicado no
valor total da venda (Não recomendado).
2
= Desconto no valor unitário do item
calculado pela diferença do ICMS de 18% e a alíquota da UF do cliente
(válido para empresas de SP)
O desconto no valor total da venda deve ser evitado pois os impostos (ICMS, IPI e outros) são calculados com base nos valores dos produtos sem desconto. Portanto é recomendado oferecer desconto nos valores unitários dos itens vendidos.
Auditoria: Controla o acesso visual a Orçamentos, Pedidos, Entregas e Devoluções de vendas. Quando a opção for marcada, são gravados no GENESIS.LAG, o nome do usuário, número da venda, data e hora do acesso.
Grava Histórico CRM: Aciona a gravação automática do
histórico CRM nos casos:
Prospect (1-inclusão, 2-inativação,
3-reativação)
Cliente (4-inclusão, 5-inativação,
6-reativação)
Orçamento (7-inclusão/revisão,
8-inativação, 9-reativação, 10-exclusão, 11-conversão p/ pedido)
Pedido (11-inclusão, 12-inativação,
13-reativação, 14-exclusão, 15-conversão p/ entrega)
Entrega (15-inclusão, 16-inativação,
17-reativação, 18-exclusão)
As mensagens são gravadas com o código numérico e a ocorrência, e são visíveis na guia histórico CRM
Atualiza CFOP: Quando marcado, ao emitir uma NFe (de Venda que não seja Remessa) irá incluir e gravar o cliente e a CFOP dos itens vendidos na grade de preços dos itens.
Manter data de Entrega: Quando marcado, na confirmação de Vendas-Pedidos e Vendas-Entrega, mantém a data de entrega indicada dos produtos, mesmo se estas em finais de semana ou feriado.
Nota:
1. Quando desmarcado, antecipa a data de entrega do final de semana ou do feriado para o primeiro dia útil anterior.
2. O feriado deverá estar indicado na Tabela de Feriados.
Agenda de serviços: OS inteira: se marcado a ordem de serviço deverá ser inteira, ou seja, tempo corrido.
Janela: Tempo mínimo de horas para alocação no dia.
Vendas Web: Quando marcado, identifica que o sistema de Vendas Web / GCommerce esta instalado.
Para informações sobre sistema Vendas Web / G Commerce consultar a Flexsys.
Tabela de preços: Validade: Tempo de validade, em meses.
Cliente consumidor: Marcado: sugere consumidor final / industrialização. Desmarcado: sugere revenda.
Objetivo - Definir os parâmetros de configuração do módulo de Logística do sistema Genesis, para definição dos controles de estoques e compras.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Suprimentos
Auto Código: Quando marcado, o Genesis gera automaticamente os códigos dos produtos, na inclusão do item no cadastro do estoque. Se desmarcado, os códigos devem ser digitados pelo usuário.
Próximo: Próximo código a ser gerado na opção Automático, ou quando for acionado o botão numerador.
Dígito Verificador: Dígito verificador (módulo 11) gerado automaticamente pelo sistema.
Tamanho: Tamanho do código gerado automaticamente pelo sistema.
Descrição Exclusiva: Se marcado o sistema não aceita descrições de produtos repetidas. Somente descrições exatamente iguais são consideradas como descrições repetidas, um ponto a mais torna as descrições diferentes.
Casas Decimais: Casas decimais das quantidades (saldos) nos relatórios de controle de estoques. O Genesis aceita 0 (inteira), e até três casas decimais. Esta opção é utilizada nos relatórios de Posição do Estoque, Valorização, Evolução e Histórico de Movimentos, Impressão do pedido, Cadastro Produtos e Movimentos Processo.
Baixa Expedição: Ativa baixa de estoque das entregas de venda somente de forma manual, através da opção Estoques / Movimentos ou através da rotina Separação para Expedição.
1. Se parâmetro marcado, ao converter Vendas - Pedido em Vendas Entrega, apresenta mensagem informando que não será realizada a movimentação de estoque quando da confirmação da Entrega.
2. Quando marcado, e se Vendas que esta na tela for uma Entrega (sem NFe, sem Remessa dos documentos para Banco e sem Recebimento das Contas) permite unificar Entregas.
Etiquetas:
Define o modelo das etiquetas que são impressas no
cadastro de produtos. O Genesis possui os
modelos:
Modelo 1 - Simples
Modelo 2 - Com código de barras
Modelo 3 - Com código de barras e opção de leitura
Modelo 4 - Identificação de prateleira
Multi-almoxarifado: Ativa o controle de estoques multi-depósito que permite controle de saldos de um mesmo item em depósitos (almoxarifados) diferentes. Estes itens devem pertencer a grupos identificados como multi-almoxarifados. Quando a opção é ativada aparece a mensagem para confirmar a criação das tabelas no banco de dados.
Nota:
1. Clicando o botão ativa ou desativa o multi almoxarifado. Quando o botão é clicado, aparece mensagem para confirmar a operação.
2. Caso a opção seja SIM, apresenta tela para indicação da senha do supervisor.
3. Quando da confirmação faz a criação das tabelas no banco de dados.
Inventário Rotativo: ZERO indica inventário normal na preparação da contagem. N > 0 indica quantos itens deve conter os lotes de contagem no inventário rotativo, Altamente recomendável, o inventário rotativo tem como objetivo identificar falhas operacionais no controle de estoques. Para tanto, o responsável pelo estoque deve inventariar diariamente um pequeno número de itens e comparar com os saldos controlados pelo Genesis.
Bloqueia
Saldo Negativo: Opção para controlar saldos
negativos dos produtos em estoque. Marque esta opção para evitar saldos
negativos, ou pedir senha nos casos de
geração de saldos negativos.
Quando essa opção é conciliada ao uso de
multi-almoxarifado, é verificada a flag do cadastro de almoxarifado para
bloqueio de saldo negativo.
Só com Senha: Se marcado, o sistema pede a senha do supervisor antes de gerar saldo negativo.
Fabricante de Origem: Opção p/ identificação dos fabricantes de produtos comprados. Os fabricantes são cadastrados como fornecedores e identificados como "Fabricante".
Controle Lote: Opção que define o método de seleção dos lotes nas saídas de materiais:
FIFO - Baixa estoque com FIFO automático nas saídas (First In, First
Out = Primeiro que Entra, Primeiro que Sai - PEPS)
Menor - Sugere o menor lote que atende a saída, permite seleção
manual
Manual - Sugere o lote FIFO, permite seleção manual.
Interdição (meses): Interdita itens sem Vendas a mais de XX meses (indicar numero de meses), automaticamente no cadastro de produtos, no momento da abertura do sistema.
Regra:
Ao acessar o sistema verificar se o parâmetro é diferente de 0, caso sim verificar todos os Produtos Acabados que não tiveram movimento “VE” com número de venda e que não foram incluídos nos últimos XX meses, caso não ele deve ser interditado com motivo “Desativado”.
Nota:
1) Caso existam OPs pendentes para os itens que estão sendo interditados, as mesmas serão bloqueadas.
2) É possível "desinterditar" manualmente o item através do botão Desinterdita Produto. Quando desbloquear itens Interditados fabricados, existindo OP aberta, automaticamente a OP passa para status Produção.
3) Para visualizar relação dos itens interditados, consultar Relatório de Produtos Interditados.
Inativa Item Sem Movimento: Inativa automaticamente no cadastro de produtos, no momento da abertura do sistema, os itens sem movimentos de estoque por período, a partir da data indicada, com as seguintes regras:
Regras:
Saldo do item: igual a zero
Pedidos: igual a zero
Reservas: igual a zero
Processo: igual a zero
Não pertencer a nenhuma estrutura de produtos.
Data:
Inativa produtos, sem movimentos a partir da data
indicada, desde que marcado Inativa Itens sem movimentos.
Bloq. Alteração Cód: Quando marcado não permite alteração no código do produto, mesmo que este não tenha nenhum movimento.
Se campo "Bloq. Alteração Cód", desmarcado, mas "Auto Código" marcado ou usuário bloqueado no Cadastro - Manutenção de Senhas, não permite alteração do código.
Trava Movimento: Não permite inclusão se data do movimentos de estoque, ou do ajustes do estoque, ou se no apontamento de produção a data fim de produção, estiver com data superior ou inferior ao número em dias (xxx dias) indicado, apresenta as mensagens:
Compras
PC / RC Obrigatórios: Opção para não permitir entradas sem pedidos de compra e também não permite pedidos de compra sem requisição. Só permite retornos sem pedidos. A validação é feita na confirmação da Entrada da compra, só permite confirmar se tiver número de Pedido Original nos Itens da Compra.
Bloqueia Un Dif: Quando marcado, bloqueia compra com unidade diferente da unidade do cadastro do produto.
Bloqueia Acréscimo: Quando marcado, valida na confirmação da Compra - Pedido, ou Compra - Recebimento, o valor do preço unitário do Código do Fornecedor indicado na compra, com o critério comercial do fornecedor (código e preço praticado na ultima compra), se o valor indicado em Compras for superior ao critério, apresenta mensagem para liberação.
Altera Pedido Aprovado: Opção para permitir alterações em um pedido, mesmo depois dele ter sido aprovado.
Pedido Rápido: Na digitação dos produtos nos pedidos de compra, o usuário deve digitar o código do produto e a quantidade pedida. Os outros campos podem ser modificados somente quando a opção Pedido Rápido estiver desmarcada.
Bloqueia unidade: Opção p/ bloquear a alteração da unidade de estoque da compra.
Bloqueia Exclusão de RC: Bloqueia exclusão de requisições de compra "abertas", que são RCs ainda não convertidas p/ pedido ou cotação.
Auditoria: Ativa registros de inclusão, exclusão e alteração de todo ciclo de compras para auditoria (requisições, cotações, pedidos, entradas e devoluções). Quando marcada, esta opção também ativa a consulta auditoria de compras.
Atualiza Tabela Preço: Opção p/ atualizar automaticamente a tabela de preços na confirmação de pedidos e recebimento de compras.
Direto p/ Indust: Utilizado para gerar remessa automática de materiais para Beneficiamento no local indicado em Compras - Pedidos. Com a emissão da NF de remessa o estoque do recebimento será movimentado.
Entrada Fabricado: Permite recebimento de compra de produto fabricado.
Aprovação de R.C.: Opção para as requisições de compra passarem por aprovação, através da rotina de limite de alçada.
Variação Valor Total: Percentual de variação aceitável entre valores calculado e digitado no valor total de um item comprado
Id Material: Define o número de dígitos do lote de identificação dos materiais, por exemplo, 5 define lotes com xxxxxnn, onde x = número do lote (seqüencial) e nn é o número seqüencial da embalagem do lote
Ped Prog: Opção de conversão de requisições de compra em pedidos programados, de acordo com os métodos ABC, Produção ou Mensal, descritos a seguir:
ABC: programa o número de entregas mensais em função da classe ABC definida na tela:
No exemplo acima, os itens classe A serão entregues semanalmente, os classe B, de 10 em 10 dias e os classe C quinzenalmente.
Produção: programa os pedidos de compra para entregas semanais em função da produtividade da máquina (UT) que utiliza o componente requisitado. A produtividade (produção padrão) é obtida no roteiro de produção do primeiro produto que utiliza o componente requisitado.
Mensal: consolida requisições de itens iguais destinados p/ o mesmo fornecedor com previsão de entrega dentro do mesmo mês. O pedido consolidado tem a quantidade pedida igual à soma das requisições e a previsão de entrega da requisição mais recente no mês.
Últimas: Define as últimas N compras do produto que são visíveis nas telas de compras pressionando a tecla F2 na grade do item.
Cotação: Classificação deve ser feita por grupo de fornecimento ou atividade?
ABC: Classes de produtos que demandam cotação de compras
Digitação dos Pedidos
Pedido Original: Mantém pedido original na confirmação dos pedidos de compras e vendas. Neste caso, o sistema cria cópias dos pedidos de compra e venda para serem convertidos em entregas.
Atualiza: Quando marcado, altera no Pedido Original, a quantidade do item, conforme indicado na Venda Entrega.
Nota:
Caso seja necessário, alterar também a data de entrega e/ou valor unitário do item, excluir o registro selecionado (linha) na grade Venda - Entrega, e incluir novo registro na grade.
Altera Data Pedido: No modo padrão, o Genesis cadastra pedidos de compra e venda com a data do dia, e não permite alteração. Se for necessário digitar pedidos com datas diferentes, esta opção deve ser marcada.
Item seqüencial: Mantém a numeração consecutiva nos itens nas grades de compras e vendas após a exclusão de um item intermediário. Esta opção reorganiza a seqüência dos itens após o item excluído.
N. Auto 10: Opção para
numerar os pedidos de compras e vendas de 10 em 10 para manter rastreabilidade
das entregas. Com esta opção ativa, o dígito final das compras e vendas mostra o
status, como segue:
0 - Pedido pendente
1 a 8 - Entregas
9 - Pedido Original
Com esta opção a função de conversão de Pedido para
Entrada (compras) ou
Entrega
(vendas) ficará desligada e não será permitido um faturamento múltiplo
Saldo Pedido: Muda situação do pedido de venda para "Saldo de Pedido" após a primeira entrega.
Ped Interno Automático: Geração automática do N. pedido interno utilizado em compras e vendas. O N. Pedido Interno é gerado no momento da confirmação de pedidos de venda. O formato do número depende do parâmetro Tam.
Tam: Define o tamanho ou formato do pedido interno automático. Caso 0, é adotado o formato AASSSSSEE, onde AA = Ano da emissão, SSSSS = N. seqüencial do pedido no ano, EE = Número seqüencial da entrega, atualizado a cada entrega.
Verifica Saldo: Parâmetro condicionado ao bloqueio de saldo negativo. Caso marcado, o sistema emite mensagem ou pede senha na inclusão do item no pedido de venda. Quando é feito um acréscimo na quantidade vendida não há verificação de saldo disponível. Neste caso, para verificar o saldo, deve-se excluir e incluir o item novamente.
Vendas: Considera lotes na digitação dos pedidos de vendas. As quantidades devem ser maiores que o padrão ou múltiplas, em função dos lotes dos produtos. Se o campo estiver marcado, somente pedidos conformes são aceitos.
Compras: Considera lotes de compra do mesmo modo das vendas acima.
Aceita: Aceita o pedido depois de exibir mensagem de alerta quando a quantidade digitada estiver não conforme com o lote padrão.
Seleção: Define a ordem de seleção dos itens pedidos no processo de entrega de vendas, entre as opções:
Produto: Cliente + Produto + Prev Entrega + N. Venda (padrão, caso campo
em branco)
Pedido: Cliente + Venda + Seqüência Item
Unifica itens: No processo de seleção de entrega de itens vendidos, esta opção permite somar quantidades de itens iguais na conversão para entrega.
Casas Decimais Valor Unitário
Vendas: Casas decimais no valor unitário da venda (entre 2 e 4).
Compras: Casas decimais no valor unitário da compra (entre 2 e 4).
Tipo: Determina se a reposição automática dos itens comprados deve gerar requisição de compra ou pedido de compra para saldos menores ou iguais ao ponto de pedido (estoque mínimo indicado no cadastro do produto). A reposição padrão não considera as reservas e considera os pedidos abertos e as requisições de compra, de acordo com a fórmula: Quantidade a repor = Estoque Máximo - (Saldo + Pedidos + Requisições - Reservas), onde Pedidos e Reservas dependem das opções abaixo.
Reserva: Opção para considerar as quantidades reservadas na reposição automática.
Ignora Pedidos: Opção para ignorar pedidos de compra e requisições na reposição automática, ou seja, esta opção mantém o estoque sempre ao nível máximo. Quando a opção estiver desmarcada, a reposição somente ocorre quando o saldo + pedidos de compra for menor ou igual ao ponto de reposição.
Notas Fiscais
N. Itens: N. máximo de itens na impressão de notas fiscais, e na digitação dos pedidos de venda. Zero indica digitação de pedidos e impressão de NF sem limite de itens. Se o campo for maior que zero, a conversão do pedido para entrega gera entregas adicionais para os itens excedentes.
Última Nota: Número da última nota fiscal emitida pela empresa (saída ou entrada).
Pedido Ilimitado: Ignora limite acima somente na digitação dos pedidos de venda.
Sem mensagens: Não exibe a mensagem de desfazer o movimento no estoque e apagar parcelas do financeiro, após cancelar a nota fiscal.
Chave NFe obrigatória na compra: Preenchimento obrigatório do campo Chave NFe, quando o campo espécie for NFe na confirmação do recebimento de compra.
Objetivo - Definir os parâmetros de configuração do módulo industrial do sistema Genesis, para definição dos controles de engenharia, qualidade, PCP, produção e custos.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Industrial
Vendas
Previsão: Define o método a ser usado na sugestão da previsão de entrega dos produtos durante consulta comercial ou digitação de orçamentos e pedidos de venda. Consultas e orçamentos trabalham com prazos de entrega, já os pedidos trabalham com datas de entrega. O Genesis aceita 3 métodos:
0 = Só margem, previsão = margem de segurança (padrão do sistema).
1 = Reposição, previsão = tempo de reposição (LT) do produto + tempo de espera no setor de produção responsável pelo produto + margem de segurança + Prazo entrega (para Prazo do Orçamentos) . Não considera saldos em estoques, pedidos e reservas.
Nota:
Quando Vendas Web o calculo do prazo de entrega, será calculado:
a) produto sem saldo e parâmetro industrial "Previsão" = 1 considera o lead time do produto,
b) produto com saldo e opção de parâmetro industrial "Previsão" = 1, considerar Margem de Segurança.
2 = MRP, previsão considera saldos disponíveis, tempos de reposição do produto e seus componentes, datas previstas para recebimento dos pedidos de compra e produção e margem de segurança abaixo + 1 dia.
3 = Vendas Web, prazos de entrega no G-Commerce (Sistema de vendas pela Web integrado ao Genesis-ERP), em função das disponibilidade de estoques nos diferentes níveis da estrutura do produto,
c) Caso a Data Prevista do Pedido seja dia não útil o sistema colocará previsão para o próximo dia útil.
Obs: Nos pedidos, os prazos previstos calculados acima são acrescidos à data do pedido.
Margem Segurança: Antecipação em dias nas previsões de entrega.
Bloqueia PCP: Bloqueia automaticamente pedidos de venda com produtos fabricados sem estrutura de engenharia.
OP direta: Quando marcado, o Genesis permite a emissão das ordens de produção diretamente dos pedidos de venda.
Planejamento
MRP Travado: Processamento exclusivo do cálculo MRP. Não permite execução simultânea em outra estação de trabalho.
Sábados, Domingos e Feriados: Quando marcados, indicam que os dias serão IGNORADOS no cálculo MRP e no Painel de Programação da Produção.
Redução: Antecipação em dias úteis nas datas de entrega quando os pedidos de venda são transferidos para o plano mestre de produção. Esta redução serve como segurança para que os produtos fiquem prontos antes das datas combinadas para entrega. Prazo de despacho associado ao endereço de entrega da venda também é descontado na transferência p/ o plano mestre.
Turno: Horas do turno padrão das unidades de trabalho
Tipo OP: Modelo de Ordem de Produção adotado pela empresa (Individual ou por Setor).
Concluir OP: Conclui OPs com mais de XX meses da abertura dela. Somente OPs com Situação = Emitida, Produção ou Bloqueada cujas quantidades sejam maiores ou iguais as quantidades pendentes. O processamento é feito na abertura do sistema após o sistema estar parametrizado.
Qualidade
Liberação de Inspeção: Ativa o controle de liberação dos setores de inspeção.
G Quality: Quando marcado realiza a integração com o Sistema de Gestão da Qualidade - G Quality e Sistema Apontamento de Sucata e Refugos.
Nota:
Para maiores informações quanto ao Sistema de Gestão da Qualidade - G Quality e quanto ao Sistema de Apontamento de Sucata e Refugos, consultar a Flexsys Sistemas - www.flexsys.com.br
Engenharia
Bloqueia OP: O Parâmetro tem 2 funções:
Marcado:
1. Bloqueia OPs nas alterações de estruturas sem aviso prévio.
2. Os itens fabricados são incluídos como interditados.
Desmarcado:
1. Oferece opção de bloqueio após alterações de estruturas.
2. Os itens fabricados são incluídos como desinterditados.
Produção em minutos: Caso marcado o tempo padrão de preparação e produção são definidos para minuto. Caso desmarcado são definidos para Peça/hora.
Casas decimais: Número de casas decimais utilizadas nas quantidades requeridas dos componentes na estrutura dos produtos.
Produção - Apontamentos
Apontamento sem Roteiro: O parâmetro determina os movimentos de estoque que serão efetuados nos apontamentos de produtos sem roteiros de produção, com as opções:
0 - Nada = Nenhuma ação no estoque (campo em branco é tratado como 0)
1 - Baixa filhos = Baixa os componentes no estoque
2 - Entra pai = Faz entrada do produto no estoque
3 - Baixa filhos / Entra pai = Equivale às opções 1 e 2
simultâneas.
Acréscimo de Produção: Fator usado no apontamento que determina o máximo de acréscimo permitido no apontamento da quantidade produzida em relação à quantidade da OP. Exemplos:
0,00 indica máximo sem limite,
1,00 indica máximo igual à quantidade emitida na OP,
1,05 indica permissão de, no máximo, 5% de acréscimo de produção em relação à quantidade da OP.
O sistema não permite apontar quantidade produzida maior que a quantidade da OP, em qualquer que seja a operação existente no roteiro de produção, acima do fator indicado e apresenta a seguinte mensagem:
Apontamento Padrão:
0 - Digitação
Apresenta sugestão do tempo de produção no apontamento quando nem data inicio e nem data fim estiverem preenchidos.
Diferença entre Data Hora Inicio e Data Hora Fim
Apresenta sugestão do tempo de produção no apontamento quando nem data inicio e nem data fim estiverem preenchidas.
O tempo de setup é apresentado como sugestão no apontamento.
Considera o calculo Quantidade Apontada dividido pelo Padrão Produção indicado no Roteiro.
Também apresenta no apontamento de produção o tempo de setup indicado no Roteiro.
Para UT de setores externos, desativado os campos para apontamento.
Apresenta sugestão do tempo de produção no apontamento quando nem data inicio e nem data fim estiverem preenchidos.
Diferença entre a data hora inicio e data hora fim.
Considera o custo da entrada do Produto Acabado do apontamento, acresce o custo do processo se o apontamento for de um setor externo.
3 - Tempos e custos (1 e 2)
Quando selecionado esta opção de apontamento padrão, considera os tempos roteiro (1) e o custo do processo (2).
Verifica Estoques Processo: Quando marcado:
1) Bloqueia apontamentos sem estoque de componentes em processo.
2) No cancelamento da OP, exibe a opção para devolução de materiais para o almoxarifado.
3) Sobras de materiais em processo NÃO podem ser utilizadas por outras OPs.
Transferência setores: Transfere automaticamente saldos de produtos em processo para o próximo setor do roteiro de produção, após a confirmação do apontamento na unidade de trabalho.
Nota:
Quando marcado, permite indicar o Setor do processo do item pai (nível superior da estrutura) para o qual o produto será transferido quando do recebimento da Industrialização.
Estoques em Processo: Considera os estoques em processo para ressuprimento dos estoques (MRP e Reposição). Esta opção deve ser o padrão do sistema.
Conclusão OP: Opção para conclusão manual da OP no apontamento.
Lote Automático: Opção para geração automática do numero do lote e da validade do produto fabricado.
Nota:
Calcula validade de acordo com Prazo de Validade do Item no Apontamento de produção, caso tenha número de OP e seja o primeiro apontamento do Lote.
Valida Operação: Quando marcado, não permite apontar a operação do roteiro com quantidade superior a operação anterior apontada (parcialmente) ou totalmente. Apresenta mensagem.
Lote em Processo: Quando marcado, controla os lotes no Materiais em processo, em Setores em Processo e Movimentos Processo.
A opção Custo médio ou Reposição define qual custo deve ser utilizado na atualização dos custos, na análise da lucratividade e na sugestão da composição de custos.
Custo de Reposição: é o custo da última entrada dos produtos comprados, fabricados ou beneficiados.
Custo Médio: é a média ponderada dos custos de reposição (entradas) dos produtos comprados, fabricados ou beneficiados.
Rateio: Opção de rateio dos custos de preparação das unidades de trabalho e custos de ferramental em função do tamanho do lote do produto final (pai) ou dos lotes de seus componentes (filhos). Este último caso é indicado para itens semi-acabados produzidos com lotes diferentes dos seus produtos finais.
A opção Rateio afeta todos cálculos de custos, por exemplo, relatórios de composição de custos, custos de processo, custos por absorção, valor de contribuição, custo padrão, formação de preço de venda. Afeta também os cálculos de custos de reposição na entrada de compras, apontamento de OPs, menu de atualização de custos e botão de atualização na guia industrial.
Obs importante: Caso o campo fique em branco é assumido o lote do componente.
Fichas de Processo: Endereço da pasta destinada ao armazenamento das fichas técnicas de processo vinculadas aos roteiros de produção. O backup desta pasta deve ser administrado pelo usuário pois a pasta não é incluída no backup do Genesis. Podem se criadas sub-pastas para armazenagem de fichas técnicas, pois as sub-pastas são incluídas junto com o arquivo da ficha.
Abre a janela de acesso às pastas no Windows. O botão somente fica ativo no modo de edição. Para entrar no modo de edição basta alterar algum campo.
Retalhos
Grupos: Descrição e código do grupo de estoque do retalho.
Classe: Define a classe fiscal do retalho de acordo com a tabela de classes.
Objetivo - Definir os parâmetros de configuração do módulo fiscal do sistema Genesis, para definição das alíquotas de impostos e integração contábil.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Fiscal
Gera Conta
Contábil:
Opção para geração automática das
contas contábeis de clientes e
fornecedores durante a inclusão nos cadastros. O Genesis gera contas com 6
dígitos numéricos, 5 dígitos seqüenciais e 1 dígito verificador, utilizando o
seguinte critério:
1. localiza o maior valor dos 5 primeiros dígitos das contas
2. soma 1 a este valor
3. calcula o dígito verificador utilizando o módulo 11.
Crédito: Crédito de ICMS p/ Registro de Apuração do ICMS
Valores sem ICMS: Quando marcado sugere nos relatórios Relatórios de Pedidos Faturáveis, Situação dos Pedidos de Venda, Situação dos Pedidos de Compra, Consulta de Compras Mensais, Estatísticas de Vendas - Produtos, Estatística Mensal de Vendas, Vendas Agrupadas - Resumido, Participação de Gerentes na Venda e Vendas Agrupadas - Detalhado a opção "Sem ICMS", e nos relatórios Compras Diarias - Comercial, Estatística Semanal de Compras, Vendas Diárias - Comercial retira automaticamente o valor o ICMS.
Por exemplo, para um valor de R$ 100,00 e alíquota de 18%, o valor da mercadoria sem ICMS é R$ 82,00. Caso o cliente seja um consumidor final, o valor do ICMS é calculado com base no valor da mercadoria acrescido do valor do IPI.
Mínimo IR: Limite de incidência do IR impresso nas notas fiscais de faturamento de serviços
Lucro Real: Apuração por lucro real ou presumido, utilizado no custo dos produtos comprados.
Caso parâmetro marcado e no Grupo de Estoque também parametrizado retirar impostos retira PIS e COFINS, definidos em parâmetros fiscais, do custo do produto. Caso desmarcado “Lucro Real” e retirar impostos marcado só retira ICMS.
Mínimo PIS/COFINS: Valor mínimo dos serviços para cálculo do PIS/COFINS/CSLL
PIS-Cofins s/ serviços: Quando marcado, os valores do PIS, COFINS e CSLL são calculados somente sobre valor dos serviços. Se desmarcado, este impostos são calculados sobre o valor total da nota.
V. Total sem IR: Não inclui o valor do IR no valor total das notas de serviço
Trunca IPI: Define se o centavo do IPI deve ser truncado ou arredondado. Ex: 3,456 (Trunca = 3,45, Arredonda = 3,46)
Altera Impostos Venda: Permite alteração de impostos dos na grade dos itens vendidos. (colocar link na aba Produtos da Venda) – NÃO COLOCAR NO ITEM VENDIDO.
Mensagem fiscal: Exibe o pedido interno / pedido cliente / número venda na observação fiscal da venda ao imprimir a nota fiscal.
Isenção ICMS: Isenção de ICMS nas compras e vendas dentro do estado. Zera a Base do ICMS.
CFOP Padrão: Campo usado para alterar o padrão sugerido para os 3 últimos dígitos do CFOP das vendas. Se este campo não for informado é adotado o padrão definido no tipo de empresa: 101 para industrias e 102 para comércios.
Nota:
Também utilizado para definir a CFOP Serviço: padrão para impressão da nota fiscal de prestação de serviços.
Entrega Fiscal: Atualiza data de entrega na confirmação da entrega e na emissão da nota fiscal
SISCOMEX: Define o valor cobrado pelo SISCOMEX, para mais informações verificar o site http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/LegisAssunto/Siscomex.htm
Definição das alíquotas utilizadas para retenção de impostos. Alíquotas personalizadas por clientes podem ser definidas na opção "padrões de retenção".
PIS: Alíquota do PIS utilizada no cálculo de impostos para compras e vendas.
COFINS: Alíquota da contribuição social utilizada no cálculo de impostos para compras e vendas.
ISS: Alíquota do Imposto Sobre Serviços Vendidos.
IR: Alíquota do Imposto de Renda utilizado nos relatórios de comissão e na venda de serviços, para calculo de Impostos de Serviços Vendidos, caso valor seja maior que o Minimo IR.
Obs: PIS e Cofins são adicionados ao custo de entrada no estoque nos seguintes casos:
. compras locais (mercado interno) de empresas com apuração de lucro real
. importações.
CSLL: Alíquota de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, utilizado na Venda de Serviço para calculo de imposto retido.
INSS: Alíquota de INSS - Imposto Sobre Serviços Vendidos.
Notas:
1. vide comentários sobre Recuperação PIS-Cofins.
2. Caso os Impostos retidos variem por cliente ou por fornecedores, é possível configurar as alíquotas através do cadastro de retenções.
Nota Fiscal Eletrônica
Destino: Pasta onde serão salvos os arquivos gerados pelas notas fiscais emitidas no sistema.
Prazo para Cancelar NF: Prazo, em dias, para cancelamento das notas fiscais emitidas no sistema.
Integração Contábil
Apelido: Nome do arquivo com dados de compras e vendas para integração Contimatic
Destino: Pasta onde será gravado o arquivo, gerado através da opção Utilitários / Programas. Esta opção abre a lista de programas integradores externos no formato GEN_xxxxxx.EXE.
Abre a janela de procura das pastas no Windows
Objetivo - Definir os campos complementares do sistema Genesis para os cadastros de produtos, clientes e tabela de vendas.
Acesso - Utilitários / Configuração / Parâmetros / Complementar
Produtos
Campo 01 a 05: Nomes de campos complementares definidos pelo usuário, que são abertos no cadastro de produtos. Estes campos aceitam a digitação de até 10 caracteres alfanuméricos. Estes campos são apresentados na guia Atributos do cadastro de produtos.
Campo 01 a 05: Nomes de campos complementares definidos pelo usuário, que são abertos no cadastro de clientes. Estes campos aceitam a digitação de até 10 caracteres alfanuméricos. Estes campos são apresentados na guia Compl do cadastro de clientes.
Campo 01 a 04: Nomes de campos complementares definidos pelo usuário, que são abertos nas telas de vendas. Estes campos aceitam a digitação de até 30 caracteres alfanuméricos. Estes campos são apresentados na guia Observações das vendas.
Validação: Pode-se opcionalmente determinar o conteúdo permitido na digitação de cada campo. Os dados permitidos devem ser separados por | "caracter pipe". Se o campo validação estiver em branco, qualquer valor alfanumérico é permitido. Cada campo de validação tem 100 caracteres para definir os dados permitidos.
Obrigatório: quando marcado os campos são verificados na inclusão/alteração de produtos. clientes e vendas.
Compras - Abre a janela para definição de campos adicionais