Objetivo - Definir os parâmetros usados na logística de reposição dos estoques. Estas informações são estratégicas para o dimensionamento dos estoques em quantidades e valores.
Acesso - Vendas / Estoques / Base de Dados / Produtos / Controles
Lote: Quantidade de um lote de compra ou produção, e tipo do lote:
Padrão: Lote mínimo de compra ou produção, por exemplo, se o lote for de 100 unidades, para uma necessidade de 10, será programado 100 unidades, para necessidades acima de 100 será programado o mesmo valor.
Múltiplo: Lote múltiplo, por exemplo, se o lote for de 100 unidades, para uma necessidade de 101 unidades, o Genesis programa 200.
Tempo Reposição: Lead time de compra ou produção em dias ou horas. Normalmente os itens comprados têm reposição em dias e os fabricados em horas.
Dias: Deve ser digitado o número de dias, e o MRP não considera o tamanho do lote no cálculo do planejamento.
Horas: O sistema calcula o tempo de reposição, considerando o roteiro de produção e o tamanho do lote padrão do item.
Prazo Entrega: Prazo previsto para entrega em dias. Esta informação é usada no cálculo da data de entrega prevista no momento da digitação do pedido de venda. Nos produtos fabricados (origem F) ou beneficiados (origem D) é adicionado a este prazo a carga de trabalho alocada no setor de produção responsável pelo produto.
Estoque Segurança: Nível de estoque para compensar atrasos no fornecimento ou consumo maior que a média diária, durante o ressuprimento. Para itens 'comportados' este nível é zero.
Estoque Mínimo: Também conhecido como ponto de pedido ou nível de ressuprimento, este valor pode ser determinado pelo usuário ou calculado pelo Genesis. No caso do estoque mínimo ser determinado pelo usuário, dever der marcada a opção Fixo ao lado, para que o Genesis não altere este valor.
Estoque Máximo: Normalmente o estoque máximo é igual à soma do estoque mínimo com o tamanho do lote padrão. Este valor pode ser determinado pelo usuário ou calculado pelo Genesis. No caso de ser determinado pelo usuário, dever der marcada a opção Fixo ao lado, para que o Genesis não altere este valor.
Localização: Local de armazenamento do produto, como por exemplo: 02-05-10, pode representar o local no corredor 02, prateleira número 05 e vão número 10.
Classe ABC: Classe de importância $$$ do item no estoque. Esta classificação é calculada pelo Genesis através da opção Classe ABC
Consumo Médio: Quantidade média diária consumida pelo produto. Esta quantidade deve ser atualizada periodicamente.
Desvio Padrão: Informa se a média diária é significativa ou não. Desvio padrão pequeno indica ocorrências próximas à média. Desvio grande indica dispersão, isto é, média pouco significativa. Desvio zero indica todas ocorrências iguais à média.