Atualização dos Níveis dos Estoques


         


Objetivo - Atualizar os parâmetros de reposição dos estoques, ou seja, consumo médio diário, e os níveis de estoque mínimo, máximo e de segurança dos produtos. A atualização dos níveis só ocorre quando os check box de reposição de cadastro de produtos estiverem desmarcados. A reposição de estoques ocorre nos seguintes processos do Genesis: MRP, Posição dos Estoques, Reposição Automática e Plano Mestre de Produção.

Acesso - Suprimentos / Estoques / Reposição / Atualização


Atualiza

Consumo: Opção para atualizar o consumo diário médio com desvio padrão. O consumo diário pode ser atualizado automaticamente pelo grupo de estoque.

Níveis: Opção para atualizar os níveis de estoque: mínimo, máximo e segurança.


Consumo Diário

Período: Início e fim do período onde ocorreu o consumo do produto. Consumos sazonais devem ser tratados com períodos diferentes associados aos grupos de estoque, por exemplo, para um determinado grupo, um período trimestral pode ser adequado, já para outro, o anual é melhor.

Data Registro: Considera como início a data do registro dos itens incluídos após o início do período, no caso de itens novos.

Dias úteis: Considera somente os dias úteis do período. Neste caso, a tabela de feriados deve estar atualizada.


Níveis de Reposição

Parâmetro estratégico que define os níveis variação dos estoques, ou seja, os estoques mínimo, máximo e de segurança de cada produto. O usuário pode optar por três fórmulas de cálculo: Dias, L. Time / Fator ou L. Time / Lote.


Arredondamento: Opção para arredondar os níveis de reposição para o inteiro acima, abaixo, ou manter valores fracionários.

Dias: Leva em consideração os valores em dias digitados para o estoque mínimo e para o estoque máximo. Este valores são aplicados a todos os itens que passarem pelos filtros acima. Por exemplo, se uma empresa deseja estoques mínimos para 5 dias e estoques máximos para 10 dias, os níveis mínimo e máximo serão calculados pela multiplicação do consumo médio diário de cada produto por 5 e 10 dias.

L. Time / Fator: Considera o tempo de reposição (lead time) de cada produto no cálculo do estoque mínimo e um fator para calcular o estoque máximo, por exemplo, para um produto com consumo médio diário de 5 unidades, tempo de reposição de 10 dias e fator igual a 2, o estoque mínimo será calculado em 50 unidades e o estoque máximo em 100 unidades.

L. Time / Lote: Considera o tempo de reposição (lead time) de cada produto no cálculo do estoque mínimo e o tamanho do lote de reposição no cálculo do estoque máximo. Exemplo: para um produto com consumo médio diário de 5 unidades, tempo de reposição de 10 dias e lote de reposição de 200 unidades, o estoque mínimo será calculado em 50 unidades e o estoque máximo em 200 unidades.

Nível Atendimento: Este campo determina o estoque de segurança que será acrescido aos níveis mínimo e máximo do estoque, e serve para atender flutuações durante o período de reposição, por exemplo, aumento de consumo ou atraso do fornecimento, supondo uma distribuição normal do consumo. Neste campo deve ser informado o percentual desejado de disponibilidade do produto para atender flutuações durante o período de ressuprimento (lead time). O cálculo do estoque de segurança independente da fórmula de cálculo escolhida acima. O Genesis tem como padrão estoque de segurança zero, equivalente a nível de atendimento de 50%. Além do nível de atendimento o cálculo do estoque de segurança considera o lead time e o desvio padrão do item.


Produtos - Neste quadro são definidos os filtros para seleção dos produtos que terão seus parâmetros atualizados. O usuário deve escolher uma das opção:

    Todos: Todos produtos movimentados no período

    Individual: Apenas um produto será analisado.

    Grupo: Esta opção permite selecionar apenas um grupo de estoque ou um intervalo de grupos (de ..., até...)

    Família: Seleção de produtos de um intervalo de famílias de produtos

    Classe ABC: Permite direcionar a atualização para itens das classes A, B ou C, independentes ou combinadas.

    Cliente / Fornecedor: Permite analisar o consumo dos produtos vinculados a apenas um determinado cliente ou fornecedor.


Após a atualização dos níveis mínimo e máximo o Genesis apresenta o quadro abaixo com os estoques totais mínimo e máximo valorizados pelo custo dos produtos atualizados. A valorização é feita pelo custo médio ou reposição, dependendo do parâmetro definido na configuração.

                                   

Convém observar que quanto maior forem os níveis de estoque mínimo, máximo e segurança, tanto maior será o investimento financeiro no estoque.