Contas Gerencias


             

            


Objetivo: Definir o Plano de Contas Gerencial utilizado para apuração dos resultados. Um Plano de Contas é composto por contas de Receitas e Despesas, e permite à diretoria  avaliar o resultado financeiro mensal da empresa. Os resultados dependem do regime adotado pela empresa (caixa ou competência).  O sistema Genesis permite o cruzamento das contas gerenciais de despesas com os Centros de Custos, com resultados apresentados no Mapa Custo.

Acesso: Cadastros / Financeiro / Gerência


Código: Código da Conta Gerencial com até 5 caracteres alfanuméricos. Recomenda-se usar 2 dígitos para contas sintéticas (aquelas que definem grupos de contas) e 5 dígitos para as contas analíticas (aquelas que recebem os lançamentos a pagar e receber)

C/D: C = Crédito, para contas de Receitas ou D = Débito, para contas de Despesas

Sintética: Transações financeiras ou subitens que são agrupados na conta gerencial.

Nota:

Caso a Conta Gerencial esteja considerada em algum Grupo de EstoqueContas a Pagar, Contas a Receber, Fornecedor ou Cliente, não permite marcar como conta Sintética.

Descrição: Descrição da conta.

Referência: Descrição da conta. 

Estrutura: Código estruturado para definir grupos e subgrupos de contas, por exemplo: 1 = Despesas, 11 = Desp. Administrativas, 111 = Mat. Escritório, Este campo é utilizado na impressão do plano de contas estruturado. Para implantar estrutura de custos (Mapa Custos) deve-se utilizar os códigos estruturados dos centros de custos.

Categoria: Categoria da receita ou despesa, utilizada no fluxo de caixa Analyse. Previamente cadastradas em Categorias Gerenciais.

Custo: Classificação da despesa para cálculo do custo de fabricação utilizada no custeio por absorção.

    Materiais = Custos de matérias primas e materiais utilizados nas estruturas dos produtos

    Diretas = Custos diretos de transformação (máquinas, equipamentos e materiais auxiliares de produção) apropriados nos custos hora das unidades de trabalho

    Indiretas = Despesas administrativas e outras indiretas não apropriadas nas engenharias de produto e processo. Rateadas em função dos volumes produzidos no período.

    Vendas = Despesas de vendas (comissões, impostos, fretes, seguros, promoções, etc.)

    Financeiras = Despesas com aplicações financeiras (juros, amortização de empréstimos, etc.)

Contábil: Código da conta contábil utilizada na integração com sistemas de contabilidade.

Fix / Var: Receita ou despesa Fixa  ou Variável. Esta informação é utilizada na apuração dos resultados e no relatório de lucratividade

Nota:

1. Despesas e Custos Fixos

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Exemplos:

· Limpeza e Conservação

· Aluguéis de Equipamentos e Instalações

· Salários da Administração

· Segurança e Vigilância

Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

2. Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Exemplos:

· Matérias-Primas

· Comissões de Vendas

· Insumos produtivos (Água, Energia)

 

Orçamento: Valor mensal previsto para a despesa ou receita totalizada na conta

Provisão: Indica em percentual (%) da despesa provisionada mensalmente, referente a conta gerencial utilizada no Mapa de Custos, para calcular Custo Hora do Setor de Produção e Unidade de Trabalho. Por exemplo na conta de Salário acrescer % referente a Férias + 13º Salário+ Rescisão.

Provisionada: Quando marcado, indica que a conta não será considerada no Mapa de Custos, pois a mesma já teve provisão. Exemplo Despesas de Férias e 13º salários.

Inativo: Define Conta Gerencial ativo (desmarcado) ou inativo (marcado).


Aba - Rateio de Despesas

Definição dos centros de custos que devem absorver as despesas indiretas e opcionalmente as despesas diretas, quando estas são rateadas através dos centros de custos. A grade só é editável para custo direto ou indiretos. Os resultados são apresentados no Mapa Custo.

 

           

 

Centro Custo: Código do centro de custo, previamente cadastrado.

Nota:

Permite indicar um ou mais centro de custos, indicando respectivamente a participação (em percentual) de cada centro de custo, para indicação no Mapa de Custos, e em Contas a Pagar quando gerado através de Compras.

Part %: Percentual de rateio das despesas diretas e indiretas nos centros de custos produtivos.

 


Aba - Orçamentos

Ano mês: Mês e ano dos orçamentos.

Orçamento: Valor total dos orçamentos em determinado mês. Quando indicado será considerado na correspondente conta no Mapa de Custos.

 

       


Botões:

  Imprime o Plano de Contas Gerencial, é necessária implantação do relatório no Task Report. Caso não tenha configuração o sistema dará aviso:

Impressão:

Para imprimir, pressione o botão "Grade" e depois o botão "Impressora" da barra de ferramentas

            Contas Gerenciais - Visão em Grade

 

Consulta: Consulta Clientes e Fornecedores sem conta gerencial.

           

Atualizar: Atualiza as contas gerenciais nos títulos a pagar (conta do fornecedor) e receber (conta do cliente). Esta atualização será feita somente nos títulos sem conta gerencial.

Exportar: Exporta contas gerencias para o Excel.

Importar: Importar contas gerencias do Excel.

Ignora Relatório: Caso marcado não mostra a conta gerencial e seus valores nos relatórios, Fechamento, Relatório Analítico, Relatório Mensal, Relatório Histórico e Consulta gerencial.

Nota:

Acessível somente se C/D = "D", usuário estiver no grupo de Administrador e Sintético desmarcado.