Unidades de Trabalho


             


Objetivo - Cadastrar e manter atualizada a tabela de unidades de trabalho, também conhecidas como recursos de produção, máquinas ou mão de obra. Uma unidade de trabalho pode ser uma máquina ou um grupo de máquinas equivalentes, quando tem a mesma função.

Acesso - Cadastros / Industrial / Unidades


Campos

Código: Código da unidade de trabalho (UT)

Setor: Código do setor, definido na tabela de setores

Nome: Descrição da UT

Tipo: Identifica se a produção na UT será interna (setores de produção da fábrica) ou externa (serviços de beneficiamento em terceiros). Esta informação é definida no setor responsável pela UT e usada para controle dos estoques em poder de terceiros, para permitir a geração de pagamentos aos prestadores do serviço no apontamento de produção, e para cálculo do custo real de beneficiamento das OPs.

Grupo: Informa se a UT é um GRUPO DE UNIDADES (flag marcado) ou uma máquina individual. Se for individual, pode-se informar o nome do grupo a que ela pertence, no campo ao lado. O grupo é útil no planejamento, quando um item pode ser produzido em qualquer máquina do grupo. O resultado do planejamento pode ser visto no relatório carga de máquinas.

Operação: Operação padrão sugerida nos roteiros de produção que fazem referência à unidade de trabalho

Fornecedor: Fornecedor utilizado na prestação de serviços em UTs externas (beneficiamento). O Genesis pode gerar contas a pagar ao fornecedor no apontamento de produção.

Custo: Custo hora da UT, usado nos cálculos dos custos de reposição, custos reais e lotes econômicos dos itens fabricados. Este custo deve ser calculado externamente e informado no Genesis. O custo hora da UT deve considerar o custo da mão de obra direta, manutenção e depreciação dos equipamentos, gastos gerais de fabricação, amortização de custos administrativos, etc. A Flexsys recomenda uma consultoria especializada em custos para determinar estes valores.

Nota:

Para linhas "Manuais" o custo  hora deve conter somente o Custo da Mão de Obra, não devendo ser considerado valores de Depreciação, Manutenção, etc.

Horas dia: Capacidade prevista da UT em horas nos dias úteis. Esta informação é utilizada no cálculo CRP e deve refletir a capacidade esperada, isto é, a capacidade nominal multiplicada pela taxa de eficiência da UT. Por exemplo, se a eficiência média da UT é de 85% (tempo real de produção) e a unidade está disponível 8 horas por dia, então a capacidade prevista = 8 * 0,85 = 6,8 horas por dia.

Nota:

No calculo  da disponibilidade de horas dia, também é considerado o numero de ferramentas utilizadas na produção do item.

Por exemplo: se temos 6,8 horas por dia disponível, mas utilizamos 2 ferramentas para a produção do item, teremos 13,6 horas dia disponíveis

Sábado: Capacidade prevista da UT em horas nos sábados.

Domingo: Capacidade prevista da UT em horas nos domingos.

Nota:

Para que a capacidade do Sábado e Domingo sejam considerados, é necessário que parâmetro Industrial - Planejamento estejam desmarcados.

Capacidade: Usada no cálculo MRP, define se a capacidade da UT é finita (M) ou infinita (O). Nas UTs com capacidade infinita, as cargas de trabalho adicionais (mais de uma OP para o mesmo dia) podem ultrapassar a capacidade da UT.

Inativo: Inativa uma Unidade de Trabalho, desde que não esteja mencionada em nenhum Roteiro de Produção.

Nota:

As UT´s inativas são apresentadas nos históricos.

Registro: Indica a data de criação do registro no sistema.

Revisão: Indica a ultima data de alteração do registro no sistema.


Alternativas

Unidades alternativas são utilizadas no cálculo MRP com capacidade finita. Neste caso, o Genesis seleciona a UT que pode produzir mais rapidamente a quantidade total da OP, com um único setup, e otimiza o planejamento da produção. Se o roteiro de produção possuir Produção em Lotes, o sistema alocará UTs alternativas em paralelo para otimizar a produção.

           


Extras

Turnos com horas extraordinárias (diferentes do turno padrão) em determinadas datas. Um turno extra pode ser maior (hora extra) ou menor (jogo do Brasil) que o turno padrão.

           


Setup

Operações:

Define os materiais e ferramentas que podem ser usados no setup da unidade de trabalho. Estes itens são referenciados na estrutura do produto.

           

Operações: Operações específicas nos roteiros de produção que fazem referência à unidade de trabalho

Item: Item a ser selecionado para a operação específica.

Descrição: Descrição do item selecionado para a operação.

Tipo: Tipo de item: lista, texto, número, data, hora, produto, fator.

Altera: Alterar o item ou  não.

Lista: Lista para a operação do item.

 

Itens:

Produto: Produto selecionado para uso na operação.

       


Custos

       

Mês/Ano: Mês e ano de referência para o custeio da produção.

Custo hora: Custo da hora da produção mensal.

Nota:

Atualizado através do Mapa de Custos, opção Atualiza.

 

Amortização:

Quando indicado em Compras - Pedido / Recebimento, aba Amortização, apresenta o numero do pedido de compra, o valor da compra, o período de amortização (data de inicio e fim), 

 

Nota:

Apos a atualização dos custos das Unidades de Trabalho, deve-se atualizar os custos dos produtos que utilizam as UT´s.

 


Botões

Atualiza a capacidade do Grupo de Unidades somando as capacidades diárias (dia útil, sábado e domingo) das unidades que formam o grupo.

Imprime as Unidades de Trabalho nos respectivos Setores de Produção é necessária implantação do relatório no Task Report. Caso não tenha configuração o sistema dará aviso: