Objetivo - Cadastrar e manter atualizados os setores de produção ou de prestação de serviços. Um setor de produção é uma divisão da fábrica composto por unidades de trabalho, ou recursos, que desempenham funções semelhantes. Os setores são referenciados nas transferências de materiais e separam os estoques em processo.
Acesso - Cadastros / Industrial / Setores
Campos
Código: Código do setor, digitado pelo usuário.
Inspeção: Identifica setores de inspeção usados para verificação de qualidade de materiais no recebimento de compras ou processo de produção. Após inspeção do setor de qualidade, os materiais aprovados podem ser transferidos para o estoque (almoxarifado central) e os reprovados devem ser transferidos para setores de produtos não conformes.
Nota:
Caso marcado Inspeção o sistema não considera o saldo do componente no momento do Apontamento de Produção, dando mensagem que não tem estoque disponível no setor.
Kanban Almox: Setor do Kanban que faz transferência do material para o processo. Ativo quando utilizado o programa Kanban. Para maiores informações sobre este programa, consultar a Flexsys.
Ferramentaria: Identifica setor de desenvolvimento e manutenção de ferramental, usado no apontamento de serviços de ferramentaria.
Nota:
Quando marcado permite o apontamento da Ordem de Serviço.
Setor: Descrição do setor de produção, inspeção, ferramentaria, não conforme ou de serviço.
Tipo: Externo ou Interno, repassado para as unidades de trabalho do setor.
1. Para cada fornecedor de beneficiamento deverá ser criado um setor externo (E), para controle de remessas e retorno da industrialização.
2. Quando no campo Setor no cadastro do fornecedor, constar indicação do fornecedor (prestador de serviço), não permite a troca do tipo de "Externo para Interno".
Centro Custo: Referência para relacionar com o centro de custo marcado como produtivo do módulo financeiro. Não é processado no módulo industrial.
Custo Hora: Custo hora do setor, repassado para as unidades de trabalho do setor, na sua inclusão. Este custo é usado para custear os serviços de ferramentaria.
ID Extra: Opção para utilizar código extra para o setor.
Tol. Produt.: Percentual de tolerância de produtividade (para menos ou para mais) para validar o apontamento on-line de produção.
Nota:
A tela para o Autorizador validar os tempos (fora do intervalo) e/ou alterar o tempo total de produção, é apresentada no apontamento on-line de produção
Custo Adicional: Percentual de acréscimo no custo, aplicado a todos os produtos do setor.
1. Acrescenta o percentual de custo adicional indicado, no custo de reposição do produto, ao confirmar o apontamento de produção, com o Tipo de Estoque marcado a opção Atualiza Custo.
2. Acrescenta o percentual de custo adicional indicado, no custo padrão do produto, através da Atualização do Custo Padrão - marcado a opção atualização efetiva do produto, ou através do cadastro produto - opção atualiza custo padrão. A ser considerado na formação de preços - preço de venda - preço calculado com markup.
Cap. Total: Capacidade total em horas do setor calculada pela soma das capacidades das Unidades de Trabalho do setor.
Carga: Carga total em horas alocadas no setor, calculada a partir das OPs abertas (emitidas, em produção e bloqueadas) que utilizam recursos (UTs) do setor. O cálculo é feito pela soma das horas alocadas para cada OP aberta
Espera: Tempo de espera em dias para início de nova ordem de produção no setor (tempo de fila), usado na previsão de entrega dos produtos do setor.
Em Linha: Número de postos (UTs) em linha de produção contínua. Zero ou 1 indicam que o setor não trabalha em linha.
Não conforme: Identifica setores para controle de estoques de produtos não conformes. Referenciado nas devoluções de compras.
Saldo Indisponível: Opção para não considerar o saldo em processo no cálculo de necessidades, mesmo quando não houver reservas para o saldo disponível.
Abre a pasta GED Gestão Eletrônica de Documentos do setor selecionado.
Guia: Turnos
Grade: Definição dos turnos de produção, hora início e hora fim, somente como referência.
Cap. Nominal: Capacidade nominal das unidades de trabalho do setor em horas por dia (soma dos turnos).
Eficiência: Taxa média de eficiência do setor, deve ser informada pelo usuário, será futuramente calculada pelo Genesis.
Atualiza a capacidade prevista das unidades de trabalho do setor, usando os campos acima (Capacidade x Eficiência).
Guia: Custos
Utilizado para rateio do Centro de Custos Indiretos para produção no setor.
Histórico dos custos hora de produção por mês e ano, somente como referência.
Será atualizado automaticamente através do Mapa de Custos - Custo Hora, opção Atualiza.
Opção para atualizar o Custo hora das unidades de trabalho com o Custo hora do setor. É necessária senha do grupo Administrador para fazer a atualização.
Guia: C. Gerencial
Utilizado para rateio da Conta Gerencial para produção no setor.
Guia: Observação
Campo Livre: Permite anotar informações sobre o setor.
Registro: Indica a data de criação do registro.
Revisão: Indica a data de revisão do registro.