Objetivo - A Gestão de Resultados (GR) é uma planilha que mostra o Demonstrativo de Resultados (DRE) do Exercício, e possibilita simulações para os períodos futuros.
A GR é gerada basicamente com dados de Vendas, Custo do Produto Vendido (CMV), Despesa de Vendas, Despesas Fixas e outras Receitas e Despesas que dependem do fechamento gerencial do período.
Acesso - Vendas / Gerência / Lucratividade / Resultados
Filtros:
Período: Início e fim do período em mês/ano.
Nota:
Só apresenta as contas gerenciais Inativas, caso tenham valores no período selecionado. Caso o valor da conta gerencial Inativa no período seja 0, não apresenta a conta no relatório.
Custo: Selecionar Custo Médio, Custo Reposição ou Custo Padrão. O sistema traz como sugestão o Custo de Reposição.
Nota:
Os valores dos custos variáveis serão por competência, se o parâmetro Fechamento Custo Variável marcado, no momento do fechamento do mês analisado.
Retira Impostos: Parâmetro para retirar Impostos (ICMS/PIS/COFINS) do Preço (valor preço da venda), quando de empresa com Lucro Real. Para empresas com Lucro Presumido retira ICMS.
Nota:
A opção “Retira Impostos” desconta o ICMS das vendas. Se a empresa for tributada por Lucro Real, além do ICMS também são descontados PIS e COFINS dos valores vendidos. Esta opção deve ser utilizada quando são descontados os impostos do custo de compras e os saldos a pagar dos impostos ICMS, PIS e COFINS são lançados como despesas operacionais.
Diretas: Parâmetro para apresentar as Vendas Diretas realizadas na Receita Total de Vendas. O Acesso ao parâmetro é através das teclas ALT+V.
Prossegue a operação.
Cancela a operação.
Gera o Relatório em planilha de Excel.
Aba Planilha: Apresenta o detalhamento do Custo Fixo, Custo Variável, Outras Despesas, Receitas de Vendas e outras, Indicadores de Resultado e Percentuais sobre venda.
No fechamento gerencial, caso seleção seja por data de competência, somente apresenta previsão para contas de débito e configurado como custos variáveis, independente se considerar conta abertas, baixadas ou todas.
(1) Receita Total: Apresenta somatória das receitas geradas na confirmação das entregas de vendas de produtos com a movimentação do estoque dos produtos, e da vendas de serviço, do período descontadas as devoluções. A entrega de vendas é confirmada antes do faturamento ou durante a expedição. São considerados os valores dos itens vendidos com ICMS e sem IPI. Para considerar as Vendas Diretas - marcar parâmetro Diretas.
1. 1) Linha: Acréscimos: é a soma de Acréscimos + IPI + Subst tributária
2) 2) Linha: Retenção de Serviços - desconta a retenção do valor. E valor retido pela rotina que desconta valor do Pis/Cofins do valor do Contas a Receber.
3) As Vendas com CFOP marcado "Não Movimenta Estoque", e também "Remessa / Retorno" desmarcada, serão consideradas no relatório. Atenção quanto a opção de Retira Impostos e Custo.
(2) Custos Fixos: Mostra as contas gerenciais de Custos e Despesas Fixas na categoria “Operacional”, do fechamento do(s) mês(es) do período indicado.
(3) Custos Variáveis: Apresenta o Custo de Produtos e Mercadorias vendidos registrados nas saídas do estoque com código de operação “VE”. Mostra as demais contas gerenciais de Custos e Despesas Variáveis na categoria “Operacional”.
Notas:
1. Os valores dos custos variáveis serão por competência, se o parâmetro Fechamento Custo Variável marcado, no momento do fechamento do mês analisado.
2. Caso a CFOP do item vendido esteja marcada como Ativo Imobilizado, não considera a venda no GRE (Gestão de Resultados) e na lucratividade
(4) Outras Receitas: Apresenta valores do movimento financeiro = Contas da categoria Financiamentos e Outros, classificados como receitas (credito).
(5) Outras Despesas: Apresenta valores do movimento financeiro = Contas da categoria Financiamentos e Outros, classificados como despesas (débito).
Indicadores de Resultado:
(6) Resultado Operacional (EBITDA): Calculo sendo, RECEITA TOTAL – CUSTOS FIXOS – CUSTOS VARIÁVEIS.
Nota:
O Resultado Operacional é também conhecido como EBITDA “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA em português).
O EBITDA é um indicador financeiro que representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem considerar impostos sobre resultados e outros efeitos financeiros.
É bastante utilizado por acionistas, empresários e
administradores, pois permite a análise não apenas do resultado final da
organização, e sim do processo operacional como um todo.
O EBITDA é utilizado essencialmente para analisar o desempenho das organizações,
pois ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa, um ponto
que é essencial para o investidor. O termo é bastante utilizado por analistas
financeiros em análise de balanços de contabilidade de empresas de capital
aberto.
(7) Margem de Contribuição: Calculo, sendo RECEITA DE VENDAS – CUSTOS VARIÁVEIS
Nota:
1) Margem, é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda.
2) Contribuição - porque representa quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro.
3) O Relatório de Lucratividade mostra a margem de contribuição de produtos, clientes, vendedores e fornecedores.
4) Caso margem de contribuição negativa, zera ponto de equilíbrio.
(8) Ponto de Equilíbrio: Calculo, (CUSTO FIXO TOTAL) / ((MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO) / (RECEITA DE VENDAS))
Nota:
Ponto de equilíbrio, break even point em inglês, é a denominação dada ao valor onde o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas). Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero. Para tanto, é necessário, conhecer os fundamentos básicos de classificação dos custos e despesas fixas e variáveis, operacionais e não operacionais.
(9) Resultado Liquido: Calculo, sendo RESULTADO OPERACIONAL + OUTRAS RECEITAS - OUTRAS DESPESAS
Notas:
1) O Resultado Líquido considera as receitas e despesas financeiras não decorrentes da operação da empresa. Como exemplo, podemos considerar receitas com investimentos, aluguéis, royalts, participações, etc. Como despesas, podemos considerar, pagamento de empréstimos, amortizações, juros por pagamentos em atraso, pagamento de participações, retirada de sócios, etc.
Valor do Estoque: Apresenta a valorização do estoque, o resultado do mês, que poderá ser pelo Custo de Reposição, ou Custo médio ou Custo Padrão.
Nota:
No calculo do valor do estoque não considera os valores de estoque do itens que tenha TIPO PRODUTO = 08 no grupo do produto.
Percentuais Sobre Venda:
Custos Fixo: Calculo, CUSTO FIXO TOTAL / RECEITA DE VENDAS TOTAL (em %)
Custos Variáveis: Calculo, CUSTO VARIÁVEL TOTAL / RECEITA DE VENDAS TOTAL (em %)
Resultado Operacional (EBITDA): Calculo, RESULTADO OPERACIONAL / RECEITA DE VENDAS TOTAL (em %).
Margem de Contribuição: Calculo, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO / RECEITA DE VENDAS TOTAL (em %).
Ponto de Equilíbrio: Calculo, RESULTADO LIQUIDO / RECEITA DE VENDAS TOTAL (em %).
Nota:
Nos cálculos de Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio, considera-se "Outras Despesas” (4) e “Outras Receitas” (5), resultando em valores diferentes dos apresentados no Relatório Analise de Lucratividade
Observação:
Com duplo click na conta é apresentado o detalhamento.
Aba Simulação: Permite simulações para períodos futuros, considerando o mês Base de Cálculo.
Base de Calculo: Mês base para simular.
Variação sobre: Percentual para simulação (positivo ou negativo) sobre Vendas, Custos Fixos e Custo Variáveis.
Calcula a projeção considerando as variações indicadas.
Gera o Relatório em planilha de Excel.