Objetivo - Apurar a lucratividade das vendas ocorridas no período, dos itens entregues.
Acesso - Vendas / Gerência / Lucratividade / Analise
Início e Fim: Define o período de análise do relatório.
Retira Impostos: Quando marcado, os custos dos produtos é exibido sem ICMS, PIS e COFINS, e assim, o custo dos produtos fabricados, onde os componentes são utilizados, é calculado sem impostos. A retirada do PIS e COFINS só ocorre quando o parâmetro Lucro Real estiver ligado.
Regra para Vendas Entrega Futura - CFOP 5.922 ou 6.992, desconta PIS e COFINS e ICMS. O valor do ICMS quando for zero na venda, é calculado da seguinte forma:
Alíquota da Classe do Item / Estado (do item e do cliente) * valor total do item.
Exemplo:
Valor total do item: R$ 550.006,80
Valor do ICMS do Estado: 12%
Valor do ICMS a descontar do valor do imposto: 12% de R$ 550.006,80 = R$ 66.000,82
1. Agrupar: Opções para agrupar por Produto, Grupo de Estoque, Cliente, Representante ou Fornecedor / Fabricante.
Custo: Selecionar, Custo Médio, Custo Reposição ou Custo Padrão.
Nota:
1. Os valores dos custos variáveis serão por competência, se o parâmetro Fechamento Custo Variável estiver marcado, no momento do fechamento do mês analisado.
2. Para apuração dos custos é necessário que se tenha movimentação de estoque dos produtos.
Ordenação: Opções para ordenar o relatório, por Venda, Custo, Margem ou Descrição.
Notas:
1. As Vendas-Entregas geradas através da Separação para Expedição, também serão consideradas.
2. As Vendas com CFOP - "Não Movimenta Estoque" marcado e "Remessa/Retorno" desmarcado, também serão consideradas no relatório. Atenção quanto a opção de Retira Impostos e Custo.
3. Não considera no relatório Analise Lucratividade e no GRE (Gestão de Resultados), as vendas de itens com CFOP marcado como Ativo Imobilizado.
Modelo Relatório
Campos:
Cliente / Fornecedor: Vinculado aos produtos vendidos no cadastro dos produtos. Quando não indicado, no relatório teremos como "Sem Cliente" ou "Sem Fornecedor".
Representante: Nome fantasia do representante comissionado na venda. Seleciona somente representantes ativos definidos no cadastro. Quando não indicado, no relatório teremos como" Sem Repr".
Receita de Vendas = Valor Vendido (*)
Participação = Percentual de participação na venda do período.
Custo: Conforme selecionado custo médio, custo reposição ou custo padrão.
Participação = Percentual de participação no custo do período.
Margem de Contribuição = Valor Vendido - Custo Mercadoria Vendida.
Participação = Percentual de participação em relação ao total da margem do período.
%Venda = Percentual da Margem de Contribuição em relação a Receita de Vendas.
Totais:
Receita de Vendas - Total do período (*)
Custo Fixo = Total de Despesas Fixas do período, do plano de contas gerencial, após o fechamento do período.
Custo Variável = Total do custo conforme selecionado, custo médio, custo reposição ou custo padrão mais a Despesa Variável e Custo (vendas e indiretas).
Resultado Operacional = Receita de vendas menos o Custo Variável.
Investimento = Total dos Financiamentos do período, do plano de contas gerencial, após o fechamento do período.
Resultado Liquido = Resultado Operacional menos o Empréstimo.
Margem de Contribuição = Total do Período, e percentual calculado Margem de Contribuição / total Receita de Venda.
Ponto de Equilíbrio = Percentual calculado Custo Fixo sobre o Margem de Contribuição. O valor é calculado Receita de Vendas vezes o percentual PE.
Nota:
1. Descontado as devoluções do valor entregue.
2. Descontado o valor do desconto comercial, mencionado em Vendas - Entregas.
3. No relatório Análise de Lucratividade os campos Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Resultado Líquido apresentam resultados diferentes do GRE (Gestão de Resultados). Quando do calculo Analise de Lucratividade não considera "Outras Receitas" e "Outras Despesas".