Prospects - Perspectivas de Negócio


                         


Objetivo - Manter atualizado o cadastro de "prospects", isto é, perspectivas de clientes. Esta tela permite incluir, consultar, alterar ou excluir registros, por meio dos botões na barra de ferramentas. Permite também emitir listagem dos prospects e convertê-los para clientes. O Genesis permite a emissão de orçamentos aos prospects e também acompanhar a evolução por meio da guia comercial e do Relatório Pipeline.

Nota:

Não permite excluir o prospect, caso ele esteja considerado em uma proposta ou venda.

Acesso - Cadastros / Comercial / Prospects


Nome Fantasia: Com até 12 caracteres é o identificador principal do cliente. É utilizado em todas as referências ao cliente. Permite a digitação ou o sistema colocará automaticamente o nome fantasia de acordo com o nome da pessoa e disponibilizará para fazer o orçamento.

Nota:

Quando parâmetro Geral - Gestão Eletrônica de Documentos marcado, não permite alterar o nome fantasia.

Código: Código seqüencial do cliente para o Genesis. Para o usuário, a identificação da cliente é feita pelo nome fantasia.

Razão social / Nome: Nome da cliente ou razão social

Pessoa: Tipo de pessoa: F = Física, J = Jurídica ou E = Exterior.

Telefones: Telefones e Fax. O botão ... faz ligação automática se o seu computador estiver com o modem configurado.


Guia Endereço

Endereço: Pode ser digitado ou obtido através do botão após digitar o CEP. Neste caso o endereço, bairro, cidade e estado são automaticamente preenchidos. O botão abre tela para cadastrar Endereços Adicionais.

Bairro: Digitado ou obtido através do botão ao lado do CEP.

Cidade: Idem Bairro.

Estado: Unidade da Federação, ou em branco nos casos de clientes no exterior (exportação). Utilizado na sugestão do CFOP nas vendas.

País: Usado na identificação do cliente e na discagem internacional automática.

CEP: Digitado ou obtido no banco de CEPs disponível para o Genesis. São três opções de bancos de dados: Access, SQLService ou pesquisa via WebService.

No caso de WebService basta digitar o Cep  e clicar no o sistema localizará as informações e preencherá dados de Endereço, Bairro, Cidade, Estado e País.

Para as duas outras opções pode digitar o Cep (da mesma forma explicada acima) ou digitar os campos Endereço, Cidade e Estado, deixando o Bairro em branco, clicar no botão e o CEP 'aparece' no campo ou na grade de pesquisa CEP.

Contato: Contatos do cliente. O botão abre tela para cadastrar Contatos Adicionais

E-mail: O botão abre seu software de correio eletrônico.

Site: Site do prospect. O botão abre o site em seu navegador de internet.

CNPJ: Com validação dos dígitos de controle.

Insc. Estadual: Campo livre, sem validação dos dígitos.


Guia Comercial

A guia comercial permite o registro de dados utilizados no Relatório Pipeline.

               

Ramo Atividade: Ramo de atividade do prospect

Vendedor/Representante: Representante ou vendedor responsável pelo prospect

Nota:

Quando usuário logado no Genesis, sendo vendedor no Cadastro de Representantes, e este usuário for cadastrar um  novo cliente ou um novo prospect, apresenta o usuário logado como representante do novo cliente ou do novo prospect.

Gerente: Gerente responsável pelo Prospect

Região: Região comercial obtida na tabela correspondente

Indicação: Fonte de indicação do prospect previamente cadastrada

StatusCRM: Situação do prospect conforme opções definidas na tabela de CRM

Prox Contato: Data do próximo contato.

Conta Gerencial: Selecionar conta  do Plano de Contas Gerencial.

Nota:

Prospect sem conta gerencial não converte em Cliente se o parâmetro de Conta Gerencial Obrigatória estiver marcado.

Apresenta mensagem.

                
 

Total Propostas: Valor total de propostas para o prospect.

Tab. Preço: Código da tabela de preços dos produtos para sugestão nas vendas ao cliente.

Revenda: Define se o prospect é revenda (marcado) ou consumidor final (desmarcado). Prospect - Clientes industriais podem ser revendas, quando compram matérias primas, ou consumidor final, quando compram materiais auxiliares de produção. Esta informação altera a base do ICMS no faturamento de indústrias, ou seja, se o cliente for consumidor final a base do ICMS inclui o valor do IPI.

Visitas: Número de visitas comerciais registradas no CRM


Guia Ficha

            

Ficha: Campo livre para digitação de dados adicionais dos clientes. Linhas que começam por ## são transferidas automaticamente p/ o campo observação do pedido de venda.

Registro: Data do registro do cliente.

Revisão: Data da última revisão do cadastro do cliente. O campo é atualizado automaticamente na gravação do registro.


Guia Negociação

           

Pontos Fortes: Pontos fortes do possível cliente.

Pontos Fracos: Pontos fracos do possível cliente.


 Emite etiqueta para o cliente apresentado na tela.

  Emite listagem dos prospects. Existe um relatório específico para exibir os prospects cadastrados

Converte o prospect p/ cliente, para permitir conversão de orçamento em pedidos. Converte também o GED do prospect para cliente.

Nota:

1. Para conversão é necessário a indicação da conta gerencial. Quando não indicada apresenta mensagem.

       

Na conversão para Clientes, apresenta a mensagem:

       

Quando opção Sim, realiza a transferência para Clientes apresentando mensagem.

       

2. Considera na conversão a data de registro do prospect no cadastro de cliente -como data de registro.

3. Na conversão de prospect em cliente, valida o nome fantasia, existindo o mesmo nome em cliente, apresenta mensagem

      

 

Abre a pasta para Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Abre a grade que mostra as propostas feitas para o prospect.

Abre a tela para Gestão de Relacionamento (CRM)

Inativo: Define cliente inativo (marcado) ou ativo (desmarcado). Os clientes inativos são bloqueados na emissão / confirmação de pedidos de venda.