Previsão de Entregas de Vendas


              


Objetivo - Calcular a previsão de entrega de pedidos de venda no menor prazo possível, a partir da posição dos estoques, das compras e produção em andamento. O cálculo também considera o prazo para despacho e a margem de segurança.

Atrasos previstos são apresentados em vermelho, possíveis antecipações em azul e entregas previstas no prazo em preto. O Genesis permite a verificação de componentes por meio de um duplo click sobre os produtos fabricados (origem F).

Acesso - Industrial / Planejamento / Entregas


Campos

Ped. N.: Número do pedido de venda

Seq: Número de seqüência do item no pedido de venda. Zero processa todos itens do pedido.

Cliente: do pedido de venda

Emissão: Emissão do pedido de venda

Seg: Acréscimo em dias. O sistema sugere a margem de segurança definido nos parâmetros.

Desp: Acréscimo em dias para despacho. O sistema sugere o valor cadastrado no endereço de entrega.

  apresenta os produtos pedidos na grade com os campos:

Produto, Descrição Quantidade e Entrega Prevista: Obtidos no pedido de venda

Nova previsão: Data da nova previsão de entrega calculada pelo sistema. O cálculo considera:

1. saldo disponível dos componentes = saldo em estoque + pedidos até a data - reservas até a data de pedidos de venda

2. pedidos até a data da necessidade de cada componente (pedidos de compra e ordens de produção em andamento)

3. reservas derivadas de pedidos de venda até a data da necessidade de cada componente

Obs: Não são consideradas reservas de componentes para reposição de estoques.

exporta grade para Excel


Verificação de Componentes

Esta tela é aberta com um duplo click sobre o produto, na tela de previsão de entregas, e apresenta os componentes necessários para fabricação do produto, com respectivas previsões de entregas. Com esta informação é possível detectar quais componentes são responsáveis por atrasos na entrega do produto (vermelhos).

Origem: Os itens beneficiados (origem D) são tratados como C = comprados ou F = fabricados em função de parâmetro.

Quant: Quantidade necessária do componente

Saldo: Saldo do componente disponível na data da necessidade. Se a quantidade necessária for maior que o saldo, a previsão será a menor data entre a primeira disponibilidade e o lead time.

Previsão: Previsão de saldo disponível do componente. A previsão pode variar entre a data atual até o lead time de obtenção do componente.

Linhas vermelhas mostram componentes com problemas de disponibilidade, ou seja, com previsão de entrega após a data de necessidade para atender o produto vendido no prazo previsto.

           

A previsão de entrega do produto é calculada com base na evolução do saldo dos componentes. A partir do saldo disponível de cada componente, é efetuada uma evolução deste saldo até se obter saldo disponível ou projetado maior ou igual à quantidade necessária para atender o pedido.

Nos componentes comprados (origens C e D) com PC abertos, são consideradas as datas previstas para entrega dos itens.

Nos componentes fabricados (origem F) com OPs abertas, são consideradas as datas previstas de entrega se a situação da OP for "Produção" ou "Bloqueada". No caso de OPs c/ situação "Emitida" são consideradas as previsões de entrega de seus componentes.


Atrasos de Compras, Produção e Inspeção

O Genesis não apresenta a nova previsão de entrega. caso as entregas previstas de compras, produção ou inspeção estiverem desatualizadas (entregas em atraso c/ datas anteriores à data do dia). As compras em atraso e produção em atraso devem ser verificadas e atualizadas diariamente para que a previsão de entrega das vendas funcione adequadamente.

Não Conforme: Quando houver atraso em compras, produção ou inspeção de qualidade aparece NC (não Conforme) na previsão de entrega dos componentes. Nestes casos, a previsão de entrega do produto é indeterminada, e identificada com "?".