Objetivo - Cadastrar os contratos a receber. Contrato, para o sistema Genesis, é um termo usado para qualquer acordo, formal ou informal, que gera contas a receber repetitivas, por exemplo, pagamentos de clientes, retornos de investimentos, etc. O módulo de serviços permite completar os dados do contrato.
Acesso - Financeiro / Receber / Contratos
Código: Identificador principal do contrato, é usado para gerar códigos de documentos nos lançamentos a receber.
Contrato Nº: Seqüencial gerado pelo sistema.
Cliente: Nome do cliente referente ao contrato. A seta 'abre' a tabela de clientes.
Inativo: Para o contrato ser inativado.
Descrição: Descrição do Contrato, somente para referência
Emissão: Data de início do período de validade do contrato
Competência: Controle do mês de competência dos lançamentos gerados pelo contrato: mês atual (desmarcado), mês anterior (marcado).
Valor Parcela: Moeda e valor a receber até a data do vencimento
Parcelas: Número de parcelas vigentes no contrato. Quando parcela = 0 exclui os lançamentos não baixados.
Próx Vencto.: Data de vencimento da próxima parcela do contrato.
Já pagas: Número de parcelas que já foram pagas. Define o número da próxima parcela a ser lançada.
Término: Data de término do contrato.
Conta Banco: Conta bancária programada para a cobrança. A seta 'abre' a tabela de bancos
Cobrança: Tipo de cobrança escolhido para o recebimento das contas.
Conta Gerencial: Obtida no cadastro do cliente e usada para classificar o recebimento em uma conta de receitas.
Serv: Somente ativo, quando Parâmetros Gerais - tipo de empresa - Serviços, marcado. Permite indicar o Serviço a faturar, cadastrado previamente.
Multa: Valor a ser acrescido às parcelas caso haja atraso no pagamento.
Juros dia: Valor a ser acrescido diariamente às parcelas caso haja atraso no pagamento.
Projeção: Valor a ser acrescido a cada parcela ao longo do contrato.
U.N.: Define a unidade de negócios responsável pelo recebimento das contas.
Previsão: Define se os lançamentos a receber são previstos (marcados) ou reais (desmarcados).
Mensal: Quando marcado, indica que o vencimento deve ocorrer todo mês no mesmo dia. Caso desmarcado, é aberto um campo para digitar o intervalo em dias entre as parcelas.
Dia útil: Define se os vencimentos devem ocorrer somente em dia útil ou não.
Grade que mostra os dados do(s) recebimento(s) relacionado(s) as parcelas do contrato. Observe que o Genesis permite alteração nos dados das parcelas exibidas na grade. Clicando sobre os campos, é possível alterar os valores: Data do vencto, Valor vencto, Valor pagto.
Situação das Parcelas
Exibe os números de parcelas abertas, já pagas e total de parcelas:
Identificação das Parcelas - Nos relatórios, as parcelas são apresentadas ao lado do Documento, após o caráter #, por exemplo, MANUT#1, significa: contrato MANUT parcela 1.
Observação - Caso alguma parcela a receber esteja em cobrança bancária, o contrato não pode ser modificado ou excluído.
Emite Relatório de Contratos a Receber.
Abre pasta para Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Os documentos arquivados no Contrato, serão visualizados no Contas a Receber, pasta Ged de cada parcela.