Contas a Receber


              

                


Objetivo: Lançar (incluir), alterar, consultar títulos a receber, e acionar o recebimento total de contas (Botão PG). O recebimento total baixa a conta independente do valor pago. O Genesis aceita recebimentos parciais por meio da opção de menu Recebimentos. Lançamentos gerados pela integração comercial-financeira podem ter os dados obrigatórios (campos amarelos) bloqueados para alteração.

Acesso: Financeiro / Receber / Contas


Cliente: Nome fantasia do cliente do título a receber. A seta 'abre' a tabela de clientes. A alteração não é permitida para lançamentos gerados por vendas ou contratos a receber.

Número: Gerado automaticamente pelo sistema

Vencimento: Data do vencimento. Na inclusão da conta, o Genesis sugere a data do dia. A alteração é controlada por parâmetro.

Valor: Valor a receber até a data do vencimento. A alteração é controlada por parâmetro.

Nota:

Quando de Desconto Financeiro,  apresenta em Vendas - Lançamento, o valor da parcela descontado o percentual indicado, e mensagem com a indicação do percentual concedido de desconto.

Documento: Número do documento a receber. A alteração é controlada por parâmetro.

Nº:  Numerador de documentos que gera de um número seqüencial, caso a conta a receber não tenha um número associado.

Parcela: Na inclusão de contas é assumido o valor 0, que identifica recebimento único. Para contas com várias parcelas usar a opção Contratos a Receber. Nos contratos, as parcelas podem ser geradas na manutenção dos contratos a receber, ou nesta mesma tela quando for digitado um documento com mesmo código de contrato. Nos relatórios, as parcelas são apresentadas ao lado do Documento, após o caráter #, por exemplo, 12345#1, significa: documento 12345 parcela 1.

Referência: Campo livre para documentar e complementar a transação. Na integração comercial, este campo pode ser gerado automaticamente com a descrição do primeiro produto comprado ou vendido.

Multa: Percentual de multa por atraso de pagamento. Este campo depende do banco utilizado para cobrança.

Juros Dia: Valor do acréscimo diário em R$ para permanência em atraso. Este campo é calculado em função do banco de cobrança.

Nota:

Quando de Devolução de Vendas, com valor a compensar, o valor do Juros Dia, será calculado sobre o valor da diferença (valor total - valor a compensar).

Competência: Mês / Ano de competência do título, usado na apuração de resultados pelo regime de competência. O Genesis sugere o mês/ano da emissão do título.

Emissão: Data de emissão do documento.

Notas:

1. Quando utilizado Separação para Expedição, será considerado na Conta a Receber a data da geração da  nova entrega.

2. Ao gerar a NFe da venda gerada, atualiza a data de emissão, indicando na Conta a Receber a data de emissão da NFE.

Nosso N.: Nosso número de controle utilizados nas cobranças bancárias. Para os clientes que tem CNAB do Santander, o nosso número sempre terá 13 dígitos (no boleto).

Cobrança: Tipo de cobrança definido na tabela de cobranças. Mostra somente o tipo de cobrança TIPO "C" - Crédito, ou em branco.

Unid. Neg: Unidade de negócios da empresa pré-definida na tabela de UN.

Conta Banco: Conta bancária programada para o recebimento da conta. A seta 'abre' a tabela de bancos. A conta de cobrança define o percentual de multa e o acréscimo diário para permanência em atraso.

Adiantamento: Ao se fazer a baixa de um título do Cliente/Fornecedor, caso tenha alguma baixa marcada como adiantamento o sistema irá mostrar o valor na tela de compensação, como é feito hoje na compensação de devoluções de compras e vendas, podendo ser usado parcialmente.
Caso o adiantamento faça parte de uma venda, o mesmo irá aparecer no relatório de comissão por recebimento.

Nota:

Quando opção marcada, a conta não será apresentada no Relatório Vendas Diárias - Financeiro

Previsão: Indica que a conta é uma previsão. Esta opção pode ser marcada diretamente pelo usuário ou gerada automaticamente de pedidos de venda ou contratos a receber. Esta opção pode ser ativada por parâmetro de configuração.

Nota:

Quando marcado, não apresenta a conta em atraso no Aviso de Atraso de Pagamento e em Desconto de Duplicatas.

Conta Gerencial: Usada para classificar o recebimento em conta de receita. Este campo pode ser obrigatório. Obtida no cadastro do cliente da venda. Caso não tenha, considera o do grupo de estoque do produto (1o item  da venda que tenha conta gerencial).

Caso usuário altere uma parcela de um titulo ligado a uma venda  e existam outras parcelas com conta gerencial diferente, o sistema dará mensagem abaixo, caso deseje atualizar todas as parcelas com a mesma Conta Gerencial clique SIM.

Dev. Conferida: Marcar o titulo com devolução conferida, somente ativo quando houver baixa da compensação. Para a conferencia deve-se ter autorização prévia.

Obs:

Implantação: Desligar opção “Confere devolução” menu senhas  para grupos de usuários não autorizados.

Registro: Data do lançamento da conta gravada automaticamente pelo Genesis.

Revisão: Data da última alteração da conta atualizada automaticamente pelo Genesis.

Remessa: Data da remessa para cobrança bancária.

Nota:

Caso tenha Data Remessa no titulo e seja necessário fazer Devolução da Nota Fiscal, é necessário retirar o titulo do banco e alterar o banco do titulo para que a data da remessa seja retirada, liberando a confirmação da Devolução.

Invoice: Informado quando emissão Venda para Exportação. É possível selecionar a Invoice utilizando o campo de Seleção de Índices.

Valor Pagto: Valor total pago.

Compensado: Valor total compensado do título, que podem ter sido compensados através das rotinas de Compensação de Devolução ou de Adiantamento.

Baixa: Indica se a conta foi baixada (marcado).


Alteração de campos

Alteração dos campos Cliente, Vencimento, Valor, Moeda e Documento das contas a receber geradas pelo módulo de compras pode ser bloqueada por parâmetro na integração comercial.

Nota:

Será registrado e apresentado na tela, a identificação do usuário que Incluiu e/ou Modificou um título no financeiro.


Recebimentos do Lançamento

           

Na grade apresenta os dados do(s) recebimento(s) relacionado(s) ao lançamento. Observe que o Genesis permite receber uma conta com mais de um meio de pagamento, por exemplo, parte em dinheiro e parte em cheque. Por isso, os recebimentos são apresentados em forma de grade, com os campos:

Número do recebimento, Data do recebimento, Valor pago, Meio de recebimento, Conta bancária e número do cheque, se houver.

Nota:

1. Com duplo click no lançamento, abre a tela de Conciliação de Conta Corrente correspondente ao lançamento.

2. Caso o usuário não tenha acesso a Conciliação de Conta Corrente, quando do duplo click no lançamento (Recebimento) apresenta a mensagem:

       


Cheques

       

Grade que mostra o (s) dado (s) do (s) cheque (s) recebido (s) relacionado (s) ao lançamento.

Numero do banco, agencia, conta, numero do cheque e valor.


Previsão / Observações

       

Data: Data prevista para recebimento da conta, utilizada nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informada.

Valor: Valor previsto para recebimento da conta, utilizado nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informado.

Campo livre para comentários sobre a conta.

No caso de alteração da Data ou Valor previstos acima é gravada a mensagem com os valores alterados, como no exemplo: "Em: 05/07/10 - Previsão para: 10/07/10 - Valor: 1.010,00".

Quando indicado Desconto Financeiro, no valor das parcelas, apresenta a mensagem "Desconto TOTAL Financeiro de xx% = R$ valor".


Botões - Posicione o ponteiro sobre os botões para explicações.

GED - Acesso à pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos à venda.

Nota:

Quando da inclusão da Conta a Receber via Contato, o documento inserido na pasta GED será visualizado na conta nas respectivas parcelas.

PDF - Gera o PDF da Danfe.

Cartão de Credito -  Registra dados do cartão de credito utilizado no pagamento

Cheque - Registra dados do cheque utilizado no pagamento

Liquidar - Liquidação de título baixado parcialmente

Nota:

É necessário baixar manualmente cada título, quando flag no parâmetro Auto Liquidação estiver desligado.

     

Nota:

O motivo será apresentado quando da emissão Relatório Recebimentos por data de Pagamento na opção em Excel.

Recebimento - Abre a tela para efetuar o recebimento (Baixa) da conta:

Notas:

1. Com a indicação na tela Pagamento da Conta, do valor parcial, e sem a indicação Parcial marcada, temos a mensagem:

         

2. Caso seja recebimento parcial coloque Não e marque Parcial, caso seja para liquidar o titulo coloque Sim e será aberta tela para indicação do motivo da Liquidação do Titulo

         

3. Não permite excluir o registro de um titulo, por meio do botão na barra de ferramentas, quando o titulo estiver baixado.

 

Boleto - Imprime boletos bancários integrais ou pré-impressos.

Modelo Boleto

Nota:

Apresenta o numero da venda, quando marcado Parâmetro Fiscal - referencia.

Texto apresentado no boleto, conforme indicado em Informação boleto - CNAB.

 

Instrução de Cobrança - Emite formulário de instrução de cobrança

 

 

Cancelamento

A função deste botão depende do parâmetro de configuração Auditoria Financeira.

Auditoria Financeira desligada: Cancela o recebimento da conta. Nos casos de recebimentos com compensação de títulos, deve-se atualizar o valor a compensar na devolução da venda.

Auditoria Financeira ligada: Para títulos recebidos, estorna o valor no extrato da conta bancária. Para títulos abertos, baixa com valor zero.

Nota:

1. Quando do estorno, se conta não conciliada, apresenta a mensagem, para indicar o motivo de estorno para prosseguir com a operação.

         

2. Quando do estorno, se conta conciliada, apresenta a mensagem.

         

    Apos a desconciliação, informar o motivo do estorno.

3. Apos a indicação do motivo, confirmar o estorno (SIM), e atualizar a tela

        

4. As contas estornadas, serão apresentadas no Relatório Extrato de Contas Correntes.

Obs:

No caso de pagamento Parcial ou Múltiplo, o cancelamento deve ser realizado pela opção Recebimentos.


Títulos descontados em banco - Controles:

  Liquida título descontado. Converte campo baixa "D" (Desconto) p/ "B" (Baixado)

  Baixa e relança título descontado, no caso de não pagamento.

Nota:

Baixa título descontado e relança um novo titulo com “–R” no documento, no caso de não pagamento.

Obs.

Ao confirmar o relançamento do titulo o sistema Baixa a parcela descontada e grava que ela foi relançada, para cancelar a operação é necessário cancelar o titulo relançado “-R” e cancelar a baixa do titulo Descontado.

  Cancela o desconto do título.