Objetivo: Lançar (incluir), alterar, consultar títulos a receber, e acionar o recebimento total de contas (Botão PG). O recebimento total baixa a conta independente do valor pago. O Genesis aceita recebimentos parciais por meio da opção de menu Recebimentos. Lançamentos gerados pela integração comercial-financeira podem ter os dados obrigatórios (campos amarelos) bloqueados para alteração.
Acesso: Financeiro / Receber / Contas
Cliente: Nome fantasia do cliente do título a receber. A seta 'abre' a tabela de clientes. A alteração não é permitida para lançamentos gerados por vendas ou contratos a receber.
Número: Gerado automaticamente pelo sistema
Vencimento: Data do vencimento. Na inclusão da conta, o Genesis sugere a data do dia. A alteração é controlada por parâmetro.
Valor: Valor a receber até a data do vencimento. A alteração é controlada por parâmetro.
Quando de Desconto Financeiro, apresenta em Vendas - Lançamento, o valor da parcela descontado o percentual indicado, e mensagem com a indicação do percentual concedido de desconto.
Documento: Número do documento a receber. A alteração é controlada por parâmetro.
Nº: Numerador de documentos que gera de um número seqüencial, caso a conta a receber não tenha um número associado.
Parcela: Na inclusão de contas é assumido o valor 0, que identifica recebimento único. Para contas com várias parcelas usar a opção Contratos a Receber. Nos contratos, as parcelas podem ser geradas na manutenção dos contratos a receber, ou nesta mesma tela quando for digitado um documento com mesmo código de contrato. Nos relatórios, as parcelas são apresentadas ao lado do Documento, após o caráter #, por exemplo, 12345#1, significa: documento 12345 parcela 1.
Referência: Campo livre para documentar e complementar a transação. Na integração comercial, este campo pode ser gerado automaticamente com a descrição do primeiro produto comprado ou vendido.
Multa: Percentual de multa por atraso de pagamento. Este campo depende do banco utilizado para cobrança.
Juros Dia: Valor do acréscimo diário em R$ para permanência em atraso. Este campo é calculado em função do banco de cobrança.
Nota:
Quando de Devolução de Vendas, com valor a compensar, o valor do Juros Dia, será calculado sobre o valor da diferença (valor total - valor a compensar).
Competência: Mês / Ano de competência do título, usado na apuração de resultados pelo regime de competência. O Genesis sugere o mês/ano da emissão do título.
Emissão: Data de emissão do documento.
Notas:
1. Quando utilizado Separação para Expedição, será considerado na Conta a Receber a data da geração da nova entrega.
2. Ao gerar a NFe da venda gerada, atualiza a data de emissão, indicando na Conta a Receber a data de emissão da NFE.
Nosso N.: Nosso número de controle utilizados nas cobranças bancárias. Para os clientes que tem CNAB do Santander, o nosso número sempre terá 13 dígitos (no boleto).
Cobrança: Tipo de cobrança definido na tabela de cobranças. Mostra somente o tipo de cobrança TIPO "C" - Crédito, ou em branco.
Unid. Neg: Unidade de negócios da empresa pré-definida na tabela de UN.
Conta Banco: Conta bancária programada para o recebimento da conta. A seta 'abre' a tabela de bancos. A conta de cobrança define o percentual de multa e o acréscimo diário para permanência em atraso.
Adiantamento:
Ao se fazer a baixa de um título do Cliente/Fornecedor, caso tenha alguma baixa marcada como adiantamento o sistema irá mostrar o valor na tela de compensação, como é feito hoje na compensação de devoluções de compras e vendas,
podendo ser usado parcialmente.
Caso o adiantamento faça parte de uma venda, o mesmo irá aparecer no relatório
de comissão por recebimento.
Nota:
Quando opção marcada, a conta não será apresentada no Relatório Vendas Diárias - Financeiro
Previsão: Indica que a conta é uma previsão. Esta opção pode ser marcada diretamente pelo usuário ou gerada automaticamente de pedidos de venda ou contratos a receber. Esta opção pode ser ativada por parâmetro de configuração.
Nota:
Quando marcado, não apresenta a conta em atraso no Aviso de Atraso de Pagamento e em Desconto de Duplicatas.
Conta Gerencial: Usada para classificar o recebimento em conta de receita. Este campo pode ser obrigatório. Obtida no cadastro do cliente da venda. Caso não tenha, considera o do grupo de estoque do produto (1o item da venda que tenha conta gerencial).
Caso usuário altere uma parcela de um titulo ligado a uma venda e existam outras parcelas com conta gerencial diferente, o sistema dará mensagem abaixo, caso deseje atualizar todas as parcelas com a mesma Conta Gerencial clique SIM.
Dev. Conferida: Marcar o titulo com devolução conferida, somente ativo quando houver baixa da compensação. Para a conferencia deve-se ter autorização prévia.
Obs:
Implantação: Desligar opção “Confere devolução” menu senhas para grupos de usuários não autorizados.
Registro: Data do lançamento da conta gravada automaticamente pelo Genesis.
Revisão: Data da última alteração da conta atualizada automaticamente pelo Genesis.
Remessa: Data da remessa para cobrança bancária.
Nota:
Caso tenha Data Remessa no titulo e seja necessário fazer Devolução da Nota Fiscal, é necessário retirar o titulo do banco e alterar o banco do titulo para que a data da remessa seja retirada, liberando a confirmação da Devolução.
Invoice: Informado quando emissão Venda para Exportação. É possível selecionar a Invoice utilizando o campo de Seleção de Índices.
Valor Pagto: Valor total pago.
Compensado: Valor total compensado do título, que podem ter sido compensados através das rotinas de Compensação de Devolução ou de Adiantamento.
Baixa: Indica se a conta foi baixada (marcado).
Alteração de campos
Alteração dos campos Cliente, Vencimento,
Valor, Moeda e Documento das
contas a receber geradas pelo módulo de compras pode
ser bloqueada por parâmetro na integração comercial.
Nota:
Será registrado e apresentado na tela, a identificação do usuário que Incluiu e/ou Modificou um título no financeiro.
Recebimentos do Lançamento
Na grade apresenta os dados do(s) recebimento(s) relacionado(s) ao lançamento. Observe que o Genesis permite receber uma conta com mais de um meio de pagamento, por exemplo, parte em dinheiro e parte em cheque. Por isso, os recebimentos são apresentados em forma de grade, com os campos:
Número do recebimento, Data do recebimento, Valor pago, Meio de recebimento, Conta bancária e número do cheque, se houver.
Nota:
1. Com duplo click no lançamento, abre a tela de Conciliação de Conta Corrente correspondente ao lançamento.
2. Caso o usuário não tenha acesso a Conciliação de Conta Corrente, quando do duplo click no lançamento (Recebimento) apresenta a mensagem:
Cheques
Grade que mostra o (s) dado (s) do (s) cheque (s) recebido (s) relacionado (s) ao lançamento.
Numero do banco, agencia, conta, numero do cheque e valor.
Previsão / Observações
Data: Data prevista para recebimento da conta, utilizada nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informada.
Valor: Valor previsto para recebimento da conta, utilizado nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informado.
Campo livre para comentários sobre a conta.
No caso de alteração da Data ou Valor previstos acima é gravada a mensagem com os valores alterados, como no exemplo: "Em: 05/07/10 - Previsão para: 10/07/10 - Valor: 1.010,00".
Quando indicado Desconto Financeiro, no valor das parcelas, apresenta a mensagem "Desconto TOTAL Financeiro de xx% = R$ valor".
Botões - Posicione o ponteiro sobre os botões para explicações.
GED - Acesso à pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos à venda.
Nota:
Quando da inclusão da Conta a Receber via Contato, o documento inserido na pasta GED será visualizado na conta nas respectivas parcelas.
PDF - Gera o PDF da Danfe.
Cartão de Credito - Registra dados do cartão de credito utilizado no pagamento
Cheque - Registra dados do cheque utilizado no pagamento
Liquidar - Liquidação de título baixado parcialmente
Nota:
É necessário baixar manualmente cada título, quando flag no parâmetro Auto Liquidação estiver desligado.
Nota:
O motivo será apresentado quando da emissão Relatório Recebimentos por data de Pagamento na opção em Excel.
Recebimento - Abre a tela para efetuar o recebimento (Baixa) da conta:
Notas:
1. Com a indicação na tela Pagamento da Conta, do valor parcial, e sem a indicação Parcial marcada, temos a mensagem:
2. Caso seja recebimento parcial coloque Não e marque Parcial, caso seja para liquidar o titulo coloque Sim e será aberta tela para indicação do motivo da Liquidação do Titulo
3. Não permite excluir o registro de um titulo, por meio do botão na barra de ferramentas, quando o titulo estiver baixado.
Boleto - Imprime boletos bancários integrais ou pré-impressos.
Apresenta o numero da venda, quando marcado Parâmetro Fiscal - referencia.
Texto apresentado no boleto, conforme indicado em Informação boleto - CNAB.
Instrução de Cobrança - Emite formulário de instrução de cobrança
A função deste botão depende do parâmetro de configuração Auditoria Financeira.
Auditoria Financeira desligada: Cancela o recebimento da conta. Nos casos de recebimentos com compensação de títulos, deve-se atualizar o valor a compensar na devolução da venda.
Auditoria Financeira ligada: Para títulos recebidos, estorna o valor no extrato da conta bancária. Para títulos abertos, baixa com valor zero.
1. Quando do estorno, se conta não conciliada, apresenta a mensagem, para indicar o motivo de estorno para prosseguir com a operação.
2. Quando do estorno, se conta conciliada, apresenta a mensagem.
Apos a desconciliação, informar o motivo do estorno.
3. Apos a indicação do motivo, confirmar o estorno (SIM), e atualizar a tela
4. As contas estornadas, serão apresentadas no Relatório Extrato de Contas Correntes.
Obs:
No caso de pagamento Parcial ou Múltiplo, o cancelamento deve ser realizado pela opção Recebimentos.
Títulos descontados em banco - Controles:
Liquida título descontado. Converte campo baixa "D" (Desconto) p/ "B" (Baixado)
Baixa e relança título descontado, no caso de não pagamento.
Nota:
Baixa título descontado e relança um novo titulo com “–R” no documento, no caso de não pagamento.
Obs.
Ao confirmar o relançamento do titulo o sistema Baixa a parcela descontada e grava que ela foi relançada, para cancelar a operação é necessário cancelar o titulo relançado “-R” e cancelar a baixa do titulo Descontado.
Cancela o desconto do título.