Grupos do Estoque


           

               


Objetivo - Dividir os estoques em grupos e sub-grupos de produtos para facilitar a gestão de estoques (matérias primas, mercadorias, produtos acabados e semi-acabados). Os grupos de estoque atendem as áreas de produção, fiscal e suprimentos, enquanto as famílias comerciais atendem as áreas de vendas e marketing.

Acesso - Cadastros / Suprimentos / Grupos


Código: Código do grupo com até 4 caracteres alfanuméricos. Recomendação: usar 2 caracteres para o grupo e 4 para o subgrupo, conforme grade acima. Neste exemplo, as linhas 0101 - Standard  e  0102 - Esportiva são subgrupos do grupo 01 - Produtos Acabados.

Este botão abre a tela que define quais usuários têm permissão de alteração

Produto ou Serviço: Código que identifica se o grupo é de produtos (P) ou serviços (S).

Nome: Descrição do grupo usada nos relatórios do sistema.

Observação: Observação sobre o grupo de estoque.

Tipo do Produto: Opção para indicar tipo do item conforme atividades, industrial, comercial ou serviços. Para utilização do SPED FISCAL (Bloco K - Controle de Produção e Estoque)

Nota:

1. Para maiores informações consulte SPED FISCAL (Bloco K - Controle de Produção e Estoque)

2. Para visualizar as opções existentes do tipo do item,  necessário adicionar as opções através do botão "Adiciona os tipos de produto no sistema".

Finalizado a operação apresenta mensagem:

                

3. Apos fechar tela Grupo de Estoque e abrir novamente, selecionar uma das opções:

           

4. No gerador de bloco H, para pegar somente os produtos com tipo = (00, 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 10) (grupo de produtos)
 

Consumo: Número de meses para cálculo automático do consumo médio diário para os itens do grupo. Caso o campo seja zero, o cálculo do consumo não é automático e deve ser efetuado pela função de atualização.

Dias Úteis: Calcula consumo considerando somente dias úteis

Mínimo: Dias corridos de estoque para cálculo automático do estoque mínimo. Este parâmetro depende do Consumo anterior.

Cálculo mínimo = Arredonda (Consumo diário * Mínimo) + Segurança

Máximo: Dias corridos de estoque para cálculo automático do estoque máximo. Este parâmetro depende do Consumo anterior.

Cálculo máximo = Arredonda (Máximo * Mínimo) + Segurança

ID Extra: Identificação Extra de Grupo de Estoque utilizada em integrações.

Autorizados: Quando marcado, somente colaboradores autorizados, poderão fazer requisição de materiais do estoque dos itens pertencentes ao grupo. Quando desmarcado todos os colaboradores poderão fazer requisição de materiais do estoque dos itens pertencentes do grupo.

Unidade 2: Define os grupos que terão controle de estoques em 2 unidades de medida independentes, por exemplo, KG e PC. Neste caso, todos movimentos de estoque (entradas e saídas) requisitam a informação da quantidade na segunda unidade, e o cadastro do produto informa os saldos nas duas unidades.

Registro: Indica a data de criação do registro.

Revisão: Indica a data de revisão do registro.

Itens: Número de produtos (itens de estoque) cadastrados no grupo.


Aba -Atributos                                                                 Topo

                

                


Matérias primas: Identifica grupos de matérias primas, usado na consulta mensal de compras, e no controle de aprovação dos limites de alçada. Nestes grupos, recomenda-se a ativação do parâmetro Retira impostos.

Não movimenta estoques: Opção para grupo de itens que não possuem controle de estoques. Útil p/ itens de ativo, material de terceiros, etc. Esta opção também é disponível na tabela de operações fiscais, e o movimento de estoques somente ocorre quando nenhuma das opções estiver ligada, ou seja, quando os parâmetros no grupo de estoques e na operação fiscal não impedem o movimento de estoques.

Uso interno: Identifica grupo de itens que não são vendidos, o sistema bloqueia o item para a venda.

Vendas Web: Quando marcado os itens do grupo de estoque são visíveis em Vendas Web. Visível somente se Parâmetro Comercial Vendas Web marcado.

Para informações sobre sistema Vendas Web / G Commerce consultar a Flexsys.

Código de Barras: Tipo de código de barras para sugestão da faixa no cadastro do produto. Se Externo será igual a EAN13 e o código é validado no cadastro, se Interno aceita qualquer código. Em ambas opções o número máximo de caracteres por código é de 13 dígitos.

Nota: O código de barras do item depende também da tabela de Código de barras, caso tenha alguma informação cadastrada nela o sistema passa a validar o código de barras digitado no cadastro de Itens de acordo com a faixa existente no cadastro de Código de barras.

Embalagens: Define grupos de embalagens. Os itens cadastrados nestes grupos são utilizados no cálculo do peso bruto dos produtos onde são utilizados (engenharia do produto).

Saldo 3°: Quando marcado, ativa a Rotina de Devolução de Materiais, gravando as Entradas de Materiais caso a CFOP esteja marcada Remessa/Retorno e indicando na devolução as notas pendentes de saída.

Importados: Identifica grupo de itens importados para apresentação no relatório de composição de custos. Também utilizado para o calculo da Substituição Tributária para itens importados do grupo de estoque do item vendido,

Controle de Lote: Define se os itens do grupo precisam de controle de lote. Este controle permite rastrear os números de lote dos movimentos no estoque, por exemplo, na compra, industrialização e venda. Neste caso, será pedido o número do lote durante os movimentos de entrada e saída dos itens no estoque.

Nota:

1. Quando alterar o grupo de estoque passando de sem Controle de Lote para com Controle de Lote e tenha movimento de estoque sem lote, será apresentado mensagem "Existem movimentos sem número de lote, deseja atualizar? S/N

Caso Sim gravar SEM_LOTE nos movimentos com lote em branco, caso Não não alterar cadastro de grupos.

2. Para a situação inversa, marcar sem Controle de Lote também teremos a mesma mensagem.

3. Necessário marcar este parâmetro para os grupos de estoque para itens produtivos e fabricados (internamente e beneficiados) para que se tenha a Rastreabilidade de Lotes.

Multi-almoxarifado: Identifica grupos cujos itens terão saldos multi-almoxarifados (em vários depósitos).

Bloqueia Vendas s/ Saldo: Inibe automaticamente a venda dos itens daquele grupo que atingirem nível zero de estoque.

Multi-local: Quando marcado, habilita campo para indicar o local padrão no estoque

Checklist: Opção de vincular um checklist de verificação aos itens do grupo de estoque.

Conta Orç: Indicar o tipo de Recurso para calcular valor real dos recursos do Orçamento de Serviço. Visível somente para cliente com módulo Serviços.

Imagem do Grupo: Indicar o caminho nas suas pastas, onde a imagem esta arquivada. Recomenda-se utilizar imagens de tamanho pequeno, no máximo 50 KB, para não sobrecarregar o banco de dados.

As imagens de produtos poderão ser transferidas para um banco de imagens e reduzir significativamente o tamanho do banco de dados. Para efetuar a transferência, pressione os botões: CTRL + J que apresenta a mensagem:

 

Após a confirmação os dados serão exportados a subpasta "FotosProdutos" na pasta do Genesis e o sistema oferece opção para remoção das fotos do banco de dados:

Exibe o arquivo informado


Aba - Financ                                                            Topo

                   

               

 

Conta Gerencial: Código da conta gerencial usada para contabilizar o rateio dos títulos dos  materiais comprados e vendidos do grupo, nos relatórios de Fechamento Gerencial Financeiro. .

Notas:

1. Caso o tipo da conta do lançamento (Conta a pagar / Conta a receber) seja diferente do tipo da conta gerencial o que prevalece é a conta do lançamento financeiro. Por exemplo grupo do estoque tem uma Conta Gerencial Crédito e é lançada uma compra com um item do grupo, neste caso o sistema fará o fechamento considerando a conta gerencial do lançamento financeiro

2. Quando informado no Cadastro de Produto, prevalece sobre a indicação no grupo de estoque.

3. As contas de Grupos e de Produtos são considerados somente nos relatórios Gerenciais, Fechamento Gerencial, Relatório de Fechamento, Relatório Analítico e Relatório Histórico.

Centro de Custo: Centro de custo utilizado para definir o critério de rateio do grupo, por exemplo, materiais auxiliares, no relatório de custo real detalhado. Este campo só deve ser informado quando os produtos do grupo pertencerem a um único centro de custos. Também sugere o centro de custo nas requisições de compras dos itens deste grupo.

Grupo Contábil: Classificação contábil dos produtos utilizados para emissão do Relatório Modelo 7.

Este botão adiciona os grupos contábeis no sistema.

Conta Contábil: Conta para a integração contábil.

Ignora Modelo 7: Os itens deste grupos de estoque não aparecerão no inventário Modelo 7.

Amortização: Quando marcado, para todos os itens do grupo de estoque, deve-se em Compras indicar valor de Amortização nas Unidades de Trabalho (UT´s).


Aba - Valores                                                                   Topo

               

              

OBS: No padrão, os campos de custos vêm desmarcados, indicando que os componentes serão utilizados com ICMS e sem IPI no cálculo do custo dos produtos fabricados

Retira Impostos: Deve ser marcado nos grupos de matérias primas e materiais utilizados diretamente nas estruturas dos produtos. Nestes grupos, os custos dos produtos são gravados sem ICMS, PIS e COFINS, e assim, o custo dos produtos fabricados, onde os componentes são utilizados, é calculado sem impostos. A retirada do PIS e COFINS só ocorre quando o parâmetro Lucro Real estiver ligado.

Acresce IPI: Quando marcado, agrega o IPI no custo dos itens pertencentes do grupo, quando do recebimento da compra.

ICMS Simpl Nac.: Acresce diferença de ICMS no custo do produto, para as empresas Simples Nacional.

Nota:

Para empresa Simples Nacional e a alíquota do estado da empresa  diferente da alíquota da compra (fornecedor) o sistema acrescentará a diferença no Custo de Reposição do Produto.

Markup: Markup base para os itens cadastrados no grupo.

Este botão propaga o markup para os itens do grupo.

Ignora Custo: Quando marcado o sistema deverá desconsiderar o custo de todos os itens do Grupo nos seguintes relatórios: Formação de Preço, Composição Custos do Produto, Valor de Contribuição, Custo Padrão dos Produtos e Desvio de Custo de OP´s.

Custo hora: Custo de produção - Informado para o cálculo de atualização de preço.

Armazenagem: Custo anual de armazenagem dos itens em estoque do grupo, informado em percentual do custo unitário final dos produtos. Por exemplo, se um item do grupo tem custo final de R$ 10 por unidade e mantê-lo em estoque por um ano custa R$ 2 (soma dos custos financeiro, hospedagem, seguro, movimentação, etc.), o custo anual de armazenagem é de 20%. Este campo é utilizado no cálculo do lote econômico de produção.

Comissão: Comissão diferenciada para itens do grupo. Quando utilizada, as comissões sobre as vendas são calculadas multiplicado-se a comissão do grupo pelas comissões dos vendedores, por exemplo, comissão do grupo do produto = 50%, e comissões dos vendedores A = 6% e B = 4%. Neste caso A receberá 3%  (0,5 * 6) e B receberá 2% (0,5 * 4) de comissão sobre a venda.

Preço Zero: Opção para identificar grupos de estoque cujos itens podem ter preço zero no pedido de venda. Estes itens são planejados pelo PCP, porém não são impressos na nota. Função indicada para acessórios que devem acompanhar o produto na expedição, porém não são cobrados.

Limite Valor Compra: Bloqueio no valor unitário de compras, caso superior ao digitado no Grupo o sistema não permite a digitação da compra, caso campo zerado o sistema limita em R$ 1.100.000


Aba - Retenção                                                                   Topo

               

               

Retenção Impostos: A guia define o padrão de retenção de impostos para grupos de serviços. O Genesis permite que seja definido padrão de retenção específico por cliente e fornecedor.


Aba - Subs Trib                                                                   Topo

               

                

Subst Trib Compra: Define as alíquotas de Substituição Tributárias para os estados que fornecem produtos do grupo de itens comprados. Estas alíquotas são sugeridas na compras.

Estado: Unidade federativa das alíquotas de Substituição Tributária.

Alíquota ST %: Porcentagem das alíquotas de Substituição Tributária.


Aba - Aprovação                                                                   Topo

               

                

Almoxarifado: Nome do almoxarifado, pré cadastro no Cadastro de Almoxarifados.

Seq: 1º ou 2º. O 1º aprovador entra no sistema e verifica a lista de requisições para aprovar, seleciona as requisições desejadas e confirma. Os itens de grupos que necessitam da 2ª aprovação são enviados por e-mail para o próximo aprovador e coloca na lista de liberação dele, os itens que não necessitam da 2ª aprovação vão para o comprador.

Tipo: Requisição (no caso de requisições) ou Cotação (no caso de cotações).

Usuário: Usuário responsável.

Email: E-mail do usuário responsável.


Aba - Industrial

               

Ordens agrupadas: Agrupa requisições de compras e ordens de produção de acordo com dias programados para requisição de compra ou ordens de produção.

Ignora Transf Comp OP: Caso parâmetro marcado os itens deste grupo não serão listados na tela de Transferência de Componentes por OP, mesmo que o item faça parte da Engenharia do produto da OP.

Ignora MRP: Ignora itens deste grupo do cálculo MRP.

Sucata s/movto: Campo extra para integração com Apontamento de Sucata / Refugo. Quando marcado não movimenta estoque de Sucata no Sistema de Apontamento de Sucata.

Ignora Reposição MRP: Não calcula a reposição de estoques no MRP.

Ganho de Produção: Percentual máximo para definir que houve Ganho de produção em determinado apontamento. Ativo se parâmetro Verifica estoque em processo marcado.

Operadores: Indicar os operadores, previamente cadastrados, que podem realizar apontamentos de produção dos itens do grupo de estoque.

Nota:

Quando não indicado, qualquer operador poderá fazer apontamento de produção para itens do grupo.


Movimento de estoque na 2a unidade

               


Saldo na 2a unidade

               


Controle de Alteração

O controle de alteração permite que somente usuários pré-determinados tenham condição de incluir, excluir ou alterar produtos no cadastro, do grupo visível na tela.

O botão  , disponível somente ao supervisor do sistema, abre a janela para autorização dos usuários que podem alterar produtos do grupo:

           

Se nenhum usuário estiver marcado, o grupo é livre (sem controle de acesso). Se um ou mais usuários estiverem marcados, somente estes terão acesso aos produtos do grupo. O supervisor tem acesso sempre a todos produtos.


Caso se inclua um novo grupo de  estoque e exista controle de comissões por grupos do estoque, o sistema  vai dar mensagem:


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