Contas a Pagar


                


Objetivo: Lançar (incluir), alterar, consultar títulos a pagar, e acionar o pagamento total de contas (Botão PG). O pagamento total baixa a conta independente do valor pago. O Genesis aceita pagamentos parciais por meio da opção de menu Pagamentos. Lançamentos gerados pela integração comercial-financeira podem ter os dados obrigatórios (campos amarelos) bloqueados para alteração.

Acesso: Financeiro / Pagar / Contas


Fornecedor: Nome fantasia do fornecedor do título a pagar. A seta 'abre' a tabela com fornecedores (F), transportadoras (T) e vendedores (V). A alteração não é permitida para lançamentos gerados por compras ou contratos a pagar.

: Exibe o campo ficha do fornecedor.

Número: Gerado automaticamente pelo sistema.

Vencimento: Data do vencimento. Na inclusão da conta, o Genesis sugere a data do dia. A alteração é controlada por parâmetro.

Nota:

Quando alterada, considera nos fluxos Listagem de Contas e Fluxo de Caixa Avançado a nova data.

Valor: Valor a pagar até a data do vencimento. A alteração é controlada por parâmetro. Quando o valor for alterado para um valor igual ou inferior ao total pago, é exibida a mensagem, que permite a baixa do título:

               

Nota:

Para itens importados, o valor das despesas acessórias pode ser considerada, desde que indicado no Recebimento e  marcado a opção Soma Total NF, e campo Outras Despesas

Documento: Número do documento a pagar. A alteração é controlada por parâmetro.

Nº:  Numerador de documentos que gera de um número seqüencial, caso a conta a pagar não tenha um número associado.

Parcela: Na inclusão de contas é assumido o valor 0, que identifica pagamento único. Para contas com várias parcelas usar a opção Contratos a Pagar. Nos contratos, as parcelas podem ser geradas na manutenção de contratos a pagar, ou nesta mesma tela quando for digitado um documento com mesmo código de contrato. Nos relatórios, as parcelas são apresentadas ao lado do Documento, após o caráter #, por exemplo, 12345#1, significa: documento 12345 parcela 1.

Referência: Campo livre para documentar e complementar a transação. Na integração comercial, este campo pode ser gerado automaticamente com a descrição do primeiro produto comprado ou vendido.

Multa: Percentual de multa por atraso de pagamento.

Juros Dia: Valor do acréscimo diário para permanência em atraso.

Pg Autorizado: Símbolo que identifica pagamento autorizado. A autorização é efetuada pelo botão que também pode cancelar a autorização depois de efetuada. Após autorizado, os campos Valor, Vencimento, Juros e Multa só podem ser alterados pelo administrador do sistema.
A implantação da autorização de pagamentos depende de parâmetro de configuração.

Emissão: Data de emissão do documento igual à data da NF compra.

Competência: Mês / Ano de competência do título, usado na apuração de resultados pelo regime de competência. O Genesis sugere o mês/ano da emissão do título.

Cobrança: Tipo de cobrança definido na tabela de cobranças. Mostra somente o tipo de cobrança TIPO "D" - Débito.

Unidade de Negócio: Unidade de negócios da empresa pré-definida na tabela de UN.

Conta Banco: Conta bancária programada para o pagamento da conta. Permite selecionar  tabela de bancos.

Previsão: Indica que a conta é uma previsão de pagamento. Esta opção pode ser marcada diretamente pelo usuário ou gerada automaticamente de pedidos de compra ou contratos a pagar. Esta opção pode ser ativada por parâmetro de configuração.

Nota:

1. No Recebimento de Compra de um Fornecedor, existindo para o fornecedor, previsão de contas a pagar, é possível ao usuário selecionar através da tela Seleções de Previsões, a previsão a ser excluída.

2. Não permite marcar Previsão se o titulo estiver baixado.
 

Conta Gerencial: Usada para classificar o pagamento em uma conta de despesa. Este campo pode ser obrigatório.

Regra para gravar a conta gerencial na parcela financeira, considerando:

1. conta do produto, caso em branco
2. conta do grupo (1o item da compra que tenha a conta gerencial), caso em branco.
3. conta do fornecedor caso tenha mais de 1 item de contas diferentes gravar a conta gerencial do fornecedor.

Caso usuário altere uma parcela de um titulo ligado a uma Compra  e existam outras parcelas com conta gerencial diferente, o sistema dará mensagem abaixo, caso deseje atualizar todas as parcelas com a mesma Conta Gerencial clique SIM.

 

 

Adiantamento: Ao se fazer a baixa de um título do Cliente/Fornecedor, caso tenha alguma baixa marcada como adiantamento o sistema irá mostrar o valor na tela de compensação, como é feito hoje na compensação de devoluções de compras e vendas, podendo ser usado parcialmente.

Registro: Data do lançamento da conta gravada automaticamente pelo Genesis.

Revisão: Data da última alteração da conta atualizada automaticamente pelo Genesis.

Valor Pagto: Valor total pago.

Mensagem indicando que a Conta a Pagar foi gerada automaticamente - não editável.

Compensado: Valor total compensado do título, que podem ter sido compensados através das rotinas de Compensação de Devolução ou de Adiantamento.

Baixa: Indica se a conta foi baixada (campo indicado B).


Alteração de campos

Alteração dos campos Vencimento, Valor, Moeda e Documento das contas a pagar geradas pelo módulo de compras pode ser bloqueada por parâmetro na integração comercial.

Nota:

Será registrado e apresentado na tela, a identificação do usuário que Incluiu e/ou Modificou um título no financeiro.


Guia Pagamentos:

           

Na grade apresenta os dados do(s) pagamento(s) relacionado(s) ao lançamento. O Genesis permite pagar uma conta com mais de um meio de pagamento, por exemplo, parte em dinheiro e parte em cheque. Por isso, os pagamentos são apresentados em forma de grade, com os campos:

Número do pagamento, Data do pagamento, Valor pago, Meio de pagamento, Conta bancária e número do cheque, se houver.

Obs:

1. Teclas Ctrl + K atualizam os valores dos pagamentos.

2. Com duplo click no lançamento, abre a tela de Conciliação de Conta Corrente correspondente ao lançamento.

3. Caso o usuário não tenha acesso a Conciliação de Conta Corrente, quando do duplo click no lançamento (Pagamento) apresenta a mensagem:

           

 


Guia Centro de Custos:

   

Define os centros de custos utilizados para contabilizar a despesa. A grade só é editável para contas gerenciais de "despesa". Os resultados são apresentados no Mapa Custo.
Podendo ser obrigatória a sua definição, a partir de configuração de parâmetros.

Nota:

Ao fazer o lançamento avulso no contas a pagar o sistema apresenta tela Divisão de Centros de Custo apresentando a indicação do Cadastro de Fornecedor, podendo ser modificada ou incluir nova conta na grade.

               

Com a confirmação da Divisão Gerência, temos a apresentação da Tela Divisão de Centro de Custos, para a indicação na grade, do (s) centro (s) de custos e o seu respectivo percentual.

               

Confirmar a operação.


Guia Previsão /Observações:                                         

            

Data: Data prevista para pagamento da conta, utilizada nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informada.

Valor: Valor previsto para pagamento da conta, utilizado nos fluxos de caixa avançado e detalhado, quando informado.

Campo livre para comentários sobre a conta.
No caso de alteração da Data ou Valor previstos acima é gravada a mensagem com os valores alterados, exemplo:
Em: 05/07/10 - Previsão para: 10/07/10 - Valor: 1.010,00


Guia C. Gerencial:  (visível somente para alguns clientes)                       Topo

           

Conta Gerencial: Indicar a conta gerencial, previamente cadastrada.

%Part:  Indicar a participação da conta gerencial no valor do pagamento.


Guia Serviços: (visível somente quando Módulo Serviços Instalado)         Topo

Orç Nr: Indicar o Orçamento de Serviço referente a conta paga para o calculo dos Valores de Recursos Serv. Terceir.

Cliente: Cliente do orçamento de serviço

Descrição: Primeira linha do campo Descrição do Orçamento de Serviço.

%Part:  Indicar a participação do Orçamento no valor do pagamento.

Filial: Filial do Orçamento de Serviço

Nota: É necessário que o item da compra esteja configurado como Serv. Terceirizados para que o sistema considere o percentual indicado no calculo do campo do Orçamento.


Botões - Posicione o ponteiro sobre os botões para explicações.

Configuração de parâmetros do GPag: Acessa a tela para Detalhes do Pagamento GPag

Nota:

Somente visível para Conta Banco com configuração GPag.

Pasta do GED de compras ou pagamentos:  Acesso à pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos à compra e aos pagamentos, acesso também disponível através da compra.
Nota:

1. Quando da inclusão da Conta a Pagar via Contato, o documento inserido na pasta GED será visualizado na conta nas respectivas parcelas.

2. Somente visível quando parâmetro Gestão Eletrônica de Documentos - Financeiro, marcado.

Pagamento - Abre a tela para efetuar o pagamento (Baixa) da conta. O botão fica inativo enquanto o pagamento não for autorizado.

Notas:

1. Com a indicação na tela Pagamento da Conta, do valor parcial, e sem a indicação Parcial marcada, temos a mensagem:

       

 2. Caso seja baixa parcial coloque Não e marque Parcial, caso seja para liquidar o titulo coloque Sim e será aberta tela para indicação do motivo da Liquidação do Titulo

       

3. Não permite excluir o registro de um titulo, por meio do botão na barra de ferramentas, quando o titulo estiver baixado.

Cheque - Imprime cheque no valor do pagamento.

Recibo - Imprime o recibo do pagamento.

 

Cancelamento

A função deste botão depende do parâmetro de configuração Auditoria Financeira.

Auditoria Financeira desligada: Cancela o pagamento da conta. Nos casos de recebimentos com compensação de títulos, deve-se atualizar o valor a compensar na devolução da venda.

Auditoria Financeira ligada: Para títulos recebidos, estorna o valor no extrato da conta bancária. Para títulos abertos, baixa com valor zero.

Nota:

1. Quando do estorno, se conta conciliada, apresenta a mensagem.

   

 

 2. Não estando a conta conciliada, apresenta a mensagem, para indicar o motivo de estorno para prosseguir com a operação.

       

3. Apos a indicação do motivo, confirmar o estorno (SIM), e atualizar a tela

   

4. As contas estornadas, serão apresentadas no Relatório Extrato de Contas Correntes.

Obs:

No caso de pagamento Parcial ou Múltiplo, o cancelamento deve ser realizado pela opção Pagamentos.