Objetivo - Registrar preços e condições comerciais para compra de produtos. Os produtos podem ser digitados diretamente na grade, ou gerados a partir da requisições de compra.
Acesso - Suprimentos / Compras / Orçamentos / Cotações
Número: Número seqüencial da cotação
Emissão: Data do registro da cotação
Venda: Número do orçamento de venda para qual foi gerada cotação
Grupo: Grupo dos itens no estoque
Atividade: Ramo de atividade dos fornecedores, pode ser usado para pesquisa de cotações já realizadas
Grade Produtos
Produto: Código e descrição do produto cadastrado
Especificação: Descrição adicional para facilitar a compra, definida na requisição de compras
Observação: Observação do produto.
Quant: Quantidade requisitada.
Entrega: Data da necessidade do produto.
Pedido N.: Número do pedido de compra, quando houver. Zero indica que o pedido não foi emitido.
Seq: Seqüência do item na grade.
Grade Fornecedores
Mostra os fornecedores cadastrados do produto em destaque (triangulo à esquerda) na grade de produtos. Observe que na seleção de outro produto, a grade de fornecedores muda.
Fornecedor: Nome fantasia do fornecedor, quando indicado na Requisição de Compras.
Nome fornecedor: Nome do fornecedor não cadastrado no sistema, para casos de cotação para novos fornecedores.
Contato: Contato do fornecedor.
Telefone: Telefone do contato.
E-mail: E-mail do fornecedor não cadastrado no sistema, para casos de cotação para novos fornecedores.
Quant: Quantidade da cotação.
Preço: Preço obtido junto ao fornecedor.
Total: (Quantidade X Preço Unitário) +Frete + Vl IPI - Vl Retenção - Vl Desconto.
ICMS: Valor do ICMS do produto, somente informativo.
ICMS ST: Valor do ICMS ST do produto, somente informativo.
IPI: Aliquota do IPI do produto
Frete: Valor do frete do produto
Prazo: Prazo em dias obtido junto ao fornecedor
Útil: Indica se o prazo acima é em dias úteis ou corridos
Desc: Percentual de desconto a ser aplicado no preço acima
Cond. Pagto: Obtida no cadastro do fornecedor, deve ser confirmada.
Observação: Observação sobre a cotação com o fornecedor
Apr: Aprovação da compra no fornecedor.
Total selecionado: Soma de todos os valores de Itens selecionados, indicando total da cotação.
Budget: Valor do Budget, campo livre, caso valor total maior que o valor do Budget o sistema não permite gerar compra.
Processado: Indica que a Cotação já foi processada e gerou pedido(s) de compra.
Comprador: Comprador responsável pela cotação.
Aprovação: Aprovador da cotação.
Formulário: Emite formulário p/ levantamento de preços e aprovação das cotações
Orçamento: Emite orçamento de compra p/ envio aos fornecedores em formato Word. O Genesis imprime uma folha para cada fornecedor com todos os produtos em cotação. O modelo do orçamento pode ser configurado pelo usuário em Word, como "cotação.dot". Modelos de formulários e a lista de campos pré-definidos na integração Genesis-Word pode ser encontrada no endereço FTP da Flexsys:
Nota:
Caso seja multi empresa, o sistema gera a cotação conforme o modelo existente para a filial ativa, basta renomear o arquivo indicando o úmero da Filial, exemplo Cotação_1.dot.
Não existindo modelo de cotação, apresenta mensagem que precisa do Modelo de Cotação.dot
Pedido: Gera pedidos de compra após aprovação das cotações. Somente acessível se valor do Budget for maior que o Valor Total do Orçamento ou usuário do Grupo Administrador.
Fornecedor: Acesso ao cadastro de fornecedores.
Aprovações: Exibe as cotações pendentes para o usuário.
Email: Envia e-mail de cotação para os fornecedores, também para fornecedores não cadastrados no sistema.
Custos: Atualiza os custos no orçamento.
GED: Acesso à pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a cotação de preços.
Itens Selecionados: Exibe lista de Itens aprovados na cotação
Seleciona Menores preços: Seleciona todos os menores itens da cotação, considerando o Valor Total da grade de Itens.
Modelo E-mail enviado
Nota:
O envio será realizado para o E-mail cadastrado na Configuração de E-mails - Compras-Cotação.
Modelo da planilha anexa
Observação:
para enviar e-mail de cotação para
fornecedores
não cadastrados no sistema, basta preencher a coluna nome fornecedor, contato,
telefone e e-mail.
E da mesma forma que é feito o envio para fornecedores cadastrados, o sistema
enviará a cotação por e-mail.
Só necessitando que o novo fornecedor seja incluso no
sistema antes da aprovação da cotação.