Cotações de Compra


           


Objetivo - Registrar preços e condições comerciais para compra de produtos. Os produtos podem ser digitados diretamente na grade, ou gerados a partir da requisições de compra.

Acesso - Suprimentos / Compras / Orçamentos / Cotações


Número: Número seqüencial da cotação

Emissão: Data do registro da cotação   

Venda: Número do orçamento de venda para qual foi gerada cotação

Grupo: Grupo dos itens no estoque

Atividade: Ramo de atividade dos fornecedores, pode ser usado para pesquisa de cotações já realizadas


Grade Produtos

Produto: Código e descrição do produto cadastrado

Especificação: Descrição adicional para facilitar a compra, definida na requisição de compras

Observação: Observação do produto.

Quant: Quantidade requisitada.

Entrega: Data da necessidade do produto.

Pedido N.: Número do pedido de compra, quando houver. Zero indica que o pedido não foi emitido.

Seq: Seqüência do item na grade.


Grade Fornecedores

Mostra os fornecedores cadastrados do produto em destaque (triangulo à esquerda) na grade de produtos. Observe que na seleção de outro produto, a grade de fornecedores muda.

Fornecedor: Nome fantasia do fornecedor, quando indicado na Requisição de Compras.

Nome fornecedor: Nome do fornecedor não cadastrado no sistema, para casos de cotação para novos fornecedores.

Contato: Contato do fornecedor.

Telefone: Telefone do contato.

E-mail: E-mail do fornecedor não cadastrado no sistema, para casos de cotação para novos fornecedores.

Quant: Quantidade da cotação.

Preço: Preço obtido junto ao fornecedor.

Total: (Quantidade X Preço Unitário) +Frete + Vl IPI - Vl Retenção - Vl Desconto.

ICMS: Valor do ICMS do produto, somente informativo.

ICMS ST: Valor do ICMS ST do produto, somente informativo.

IPI: Aliquota do IPI do produto

Frete: Valor do frete do produto

Prazo: Prazo em dias obtido junto ao fornecedor

Útil: Indica se o prazo acima é em dias úteis ou corridos

Desc: Percentual de desconto a ser aplicado no preço acima

Cond. Pagto: Obtida no cadastro do fornecedor, deve ser confirmada.

Observação: Observação sobre a cotação com o fornecedor

Apr: Aprovação da compra no fornecedor.


Total selecionado: Soma de todos os valores de Itens selecionados, indicando total da cotação.

Budget: Valor do Budget, campo livre, caso valor total maior que o valor do Budget o sistema não permite gerar compra.

Processado: Indica que a Cotação já foi processada e gerou pedido(s) de compra.

Comprador: Comprador responsável pela cotação.

Aprovação: Aprovador da cotação.


Botões

Formulário: Emite formulário p/ levantamento de preços e aprovação das cotações

Orçamento: Emite orçamento de compra p/ envio aos fornecedores em formato Word. O Genesis imprime uma folha para cada fornecedor com todos os produtos em cotação. O modelo do orçamento pode ser configurado pelo usuário em Word, como "cotação.dot". Modelos de formulários e a lista de campos pré-definidos na integração Genesis-Word pode ser encontrada no endereço FTP da Flexsys: 

Nota:

Caso seja multi empresa, o sistema gera a cotação conforme o modelo existente para a filial ativa, basta renomear o arquivo indicando o úmero da Filial, exemplo Cotação_1.dot.

Não existindo modelo de cotação, apresenta mensagem que precisa do Modelo de Cotação.dot

Pedido: Gera pedidos de compra após aprovação das cotações. Somente acessível se valor do Budget for maior que o Valor Total do Orçamento ou usuário do Grupo Administrador.

Fornecedor: Acesso ao cadastro de fornecedores.

Aprovações: Exibe as cotações pendentes para o usuário.

Email: Envia e-mail de cotação para os fornecedores, também para fornecedores não cadastrados no sistema.

Custos: Atualiza os custos no orçamento.

GED: Acesso à pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a cotação de preços.

Itens Selecionados: Exibe lista de Itens aprovados na cotação

Seleciona Menores preços: Seleciona todos os menores itens da cotação, considerando o Valor Total da grade de Itens.


Modelo E-mail enviado

Nota:

O envio será realizado para o E-mail cadastrado na Configuração de E-mails - Compras-Cotação.

Modelo da planilha anexa

 

Observação: para enviar e-mail de cotação para fornecedores não cadastrados no sistema, basta preencher a coluna nome fornecedor, contato, telefone e e-mail.
E da mesma forma que é feito o envio para fornecedores cadastrados, o sistema enviará a cotação por e-mail.
Só necessitando que o novo fornecedor seja incluso no sistema antes da aprovação da cotação.