Objetivo - Definir conceitos básicos de Logística aplicado ao planejamento e controle de estoques.
A administração de estoques constitui um componente importante da administração de capital de giro, principalmente quando a empresa utiliza grande quantidade de materiais e/ou quando precisa manter um alto volume de estoques.
A gestão dos estoques está intimamente ligada à gestão das contas a pagar e à preservação do fluxo de caixa, que dependem fundamentalmente da política e prática de compras da empresa.
A despesa com suprimentos é um fator significativo, que pode resultar em custos desnecessários quando a política de compras e armazenamento de materiais for inadequada, observando-se que para muitas empresas ainda existe outra agravante que é a "perecibilidade" e o prazo de validade de muitos materiais Fica patente que os estoques representam um item importante para a administração financeira.
Os princípios que regem a administração de estoques são semelhantes àqueles que orientam a administração de caixa. Realmente, administrar estoques consiste essencialmente em determinar, como no caso do caixa, qual o nível médio do estoque a ser mantido para que a segurança seja garantida minimizando o custo total.
Devemos ter sempre o produto que você necessita, mas não podemos estourar o caixa com estoque em excesso, está é uma frase que descreve bem o dilema da administração de estoques. A administração de estoques é parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25 a 40% dos custos totais, representando uma porção substancial do capital da empresa.
Olhando apenas pelo prisma financeiro podemos ser induzidos a erros que se contrapõem às razões para manter estoques tais como: jamais perder uma venda, melhorar o nível do serviço oferecido, incentivar a economia na produção, permitir melhores compras e transporte, proteger-se contra alteração de preços, proteger-se contra oscilações na demanda ou no tempo de ressuprimento, proteger-se contra contingências e etc.
Para administrar os estoques foram desenvolvidas várias técnicas, algumas de difícil aplicação nas micro e pequenas empresas: O sistema ABC; O modelo do lote econômico de compra; O MRP (Material requirement planning); O Just-in-Time dentre outros. A mais simples e portanto mais acessível ao segmento é o sistema ABC que comumente já é instintivamente praticado pela maioria das empresas de alguma forma.
Clique aqui e veja o que dizem alguns especialistas. O nosso objetivo não é torná-lo um expert com essas poucas linhas e com dois artigos, é necessário um pouco mais do que isso para explicar a técnica. O importante é saber que existe e caso haja interesse, procurar estudar mais para aplicá-la em sua empresa.
Texto extraído do dicionário de Logística, mais informações no link: http://www.guialog.com.br/dicionarioe-h.htm