Cadastro de Não Conformidade


 


Objetivo - A tela acima permite incluir, alterar ou excluir Não Conformidade.

Acesso - Ocorrências / Não Conformidades ou Ocorrências / NC Administrativa


Número: Código da Não Conformidade, seqüencial do sistema quando da inclusão de uma novo tipo não qualidade.

Quando acionado inclui uma nova Não Conformidade. Apresenta as seguintes perguntas:

       

Quando indicado Sim apresenta tela Não Conformidade - Cliente, com varias perguntas que devem ser respondidas antes de abrir a Não Conformidade.

       

Notas:

1. Apos preencher todas as respostas (os campos possuem tamanho para 150 caracteres), confirmar a operação e abrir nova NC com o produto selecionado. Após preencher os dados nessa tela, toda essa informação é colocada no campo Descrição da NC.

2. Gravar a inclusão.

Quando indicado "Não" na pergunta "Não Conformidade de Cliente" - o preenchimento do campo Produto é obrigatório e validar se o usuário seleciona apenas o tipo de "Fornecedor" ou "Interna".

3. Para Não Conformidade - Cliente,  indicar o numero da NC gerada no cliente para referencia.

 

Abertura: Data de abertura da Não Conformidade.

Reincidência: Indicar quando da reincidência de NC no produto ou material. Uso somente para usuários habilitados.

Material: Código e Descrição do item, previamente cadastrado.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Origem NC: Selecionar uma das opções: Cliente, Fornecedor ou Interno.

Descrição: Campo livre para indicar a Descrição da Não Conformidade.

Anotações Desc.: Inserir anotação para descrições

           

Prossegue a operação, registra no campo Descrição.

Cancela a operação.

 

Plano de Ação: Corretiva ou Preventiva, conforme indicado na Classificação - Critícidade - Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva)

 

Causa Raiz.: Inserir informações da Causa Raiz.

Para gravar as respostas fechar a tela e confirmar a gravação SIM.

 

Notas:

1. Este botão ficará visível quando a NC for classificada com criticidade REAL e origem de Cliente, Fornecedor ou Interno.

2. Caso a NC possua 8D o botão da Causa Raiz ficará invisível, pois esses campos serão preenchidos diretamente na tela do 8D, no entanto, no relatório da NC os campos serão exibidos.

 

Anotações da PA: Inserir anotação para ações tomadas no campo Plano de Aç

 

Prossegue a operação, registra no campo Plano de Ação.

Cancela a operação.

 

Modo Falha: Quando apontado como Sucata ou Não Conformidade, traz automaticamente a indicação.


Chat

Objetivo - Registrar as mensagem trocadas entre os responsáveis e identificar o responsável atual. 

Responsável AtualResponsável no momento pela Não Conformidade.

Nota:

Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.

Mensagem: Descrição atividade a executar.

Novo Responsável: Indicação do Responsável pela atividade descrita.

Grava a mensagem no Chat da NC, registrando o texto, data, hora e o novo Responsável.

Abre a pasta Windows (GED) para guardar documentos relacionados a Não Conformidade.


Guia Origem:

Identificar a origem da Não Conformidade

Tipo: Campo obrigatório. Selecionar uma das opções quanto a origem da Não Conformidade Administrativa: Auditoria, Cliente, Processo ou Recebimento

Nome: Informar o nome do Cliente ou Fornecedor.

Devolução: Selecionar Sim ou Não.

NF: Quando Cliente, indicar o numero da NF de envio e quando Fornecedor, indicar o numero da NF de recebimento do material.

OP: Quando Processo, indicar o numero da Ordem de Produção.

NC Cliente: Campo ativo, obrigatório quando Não Conformidade para Cliente. Apresenta a informação mencionada na tela Não Conformidade - cliente.

Quantidade: Informar a quantidade.


Guia Classificação:

Classificar o problema da não conformidade.

Classificação: Classificar o problema da não conformidade.

Imagem: Apresenta a imagem do  material - Evidência da Não Conformidade Administrativa.

Critícidade: Selecionar uma das opções Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva).

Evidência: Permite selecionar arquivo com a imagem para evidencia da não conformidade.

 

Tipo: Indicar o tipo da Não Conformidade, conforme cadastro realizado.

Setor: Indicar o setor onde ocorreu a não conformidade. Esta informação será necessária no relatório Estatística Não Conformidade.


Guia Ação Imediata:

Identificar a ação para a não conformidade.

Local: Identificar o local onde foi realizada a ação, por exemplo no cliente.

Quantidade: Identificar a quantidade não conforme.

Disposição: Identificar a ação a ser realizada, considerando as opções existentes ( Desvio, Seleção, Retrabalho, Sucata, Devolução ou N/A).

Observação: Campo livre para inclusão de comentários.

Apontamentos da Não Qualidade - permite acompanhar as ações realizadas.

           

Produto: Código e Descrição do item, previamente cadastrado.

Data: Indicar a data realização da atividade.

Local: Indicar onde foi realizado a atividade, considerando as opções existentes (Cliente, Fornecedor, Estoque, Processo ou Transito).

Disposição: Indicar a ação realizada, considerando uma das opções existentes (Sucata, Retrabalho, Seleção, Desvio, Devolução ou N/A).

OK: Indicar a quantidade liberada.

NOK: Indicar a quantidade não liberada


Guia Não Qualidade

Valorização da não qualidade.

           

           

Não Qualidade: Valorização da não qualidade.

Local: Selecionar opção dentro das cadastrada em Tipos Não Qualidade.

Quantidade: Indicar a quantidade para o local.

Nqcusto: Custo unitário da não qualidade, indicado em Tipos Não Qualidade.

UN: Unidade do valor, indicado em Tipos Não Qualidade.

Total: Calculo quantidade x Nqcusto. Esta informação será utilizada no Relatório Estatística Não Conformidade.


Observação: Observação Geral da NC

Aberto por: Identificação do responsável que abriu a NC.

Data Fechamento: Indica a data do fechamento da NC.

 

Botões

Abre o Plano de Ação 8D

Imprime o relatório de Não Conformidade,

Encerra Não Conformidade, desde que todas as atividades 8D estejam concluídas.

Nota

Novas validações para encerrar a Não Conformidade

a) O Campo "Plano de Ação" da NC deve estar preenchido. Mensagem de validação: "Plano de Ação deve ser preenchido.

b) Campo "Qual causa raiz provável" da tela "Causa Raiz" deve estar preenchido. Mensagem de validação: "Campo Qual causa raiz provável deve ser preenchido na tela da Causa Raiz."

 

 Reabre Não Conformidade


Plano de Ação 8D - 8 Disciplinas

conceito:

Sendo utilizada desde a década 80 para reportar a análise de problemas ou falhas, foi desenvolvida pela Ford e é orientada para identificação da causa raiz e tomada de ação antirreincidência. Assim, a metodologia 8 D estabelece uma forma simplificada e ao mesmo tempo abrangente de se solucionar um problema ou analisar uma falha. Com essa metodologia é possível bloquear os problemas rapidamente e definir ações corretivas permanentes e eficazes.

 

DO - Problema Relatado pelo Cliente / Fornecedor

D1 - Equipe

D2 - Descrição do Problema

D3 - Ações de Contenção

D4 - Causa Raiz

D5 - Ações Corretivas Permanentes

D6 - Ações Corretivas Implementadas

D7 - Verificar a Eficácia da Ação

D8 - Reconhecimento

Somente apresentadas, quanto origem do produto - Cliente, Fornecedor ou Interno.

 


DO - Problema Relatado pelo Cliente / Fornecedor

Descrição do problema pela ótica do cliente / fornecedor.

           

Cliente: Informar o nome do Cliente.

N° Documento: Informar o numero do documento, numero da NF de envio.

Quantidade: Informar a quantidade reclamada

UN: Informar a Unidade de Estoque do produto.

Emitente: Informar o nome emitente.

Produto / Processo: Selecionar uma das opções: Produto ou Processo.

Bloquear item: Quando marcado bloqueia as informações.

Abertura: Informar a data de abertura da Não Conformidade.

Fechamento: Data de finalização de todos os 8D.

Setor: Informar o setor da Não Qualidade.

Avaliação do Problema: Campo livre para descrição do problema.

Envia E-mail,  para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail

Grade

Ações Imediatas (ERA): Indicar a ação a ser adotada.

Nota:

Quando da inclusão de Ações Imediatas, o e-mail e enviado automaticamente, desde que cadastrado, ao responsável pela atividade.

 

Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.

Previsão: Indicar a data prevista para a realização da ação.

Conclusão: Data da conclusão da ação.

Status: Indicar a posição da ação, selecionar OK (Concluída), OK com Atraso ou NOK (Não Concluída)

N°: Seqüência numérica indicando quantidades de ações.


D1 - Equipe

Equipe com conhecimento do processo e produto e experiência para resolver o problema e implementar ações corretivas.

           

Equipe : Informar a equipe responsável pela ação corretiva.

Notas:

1. Será exibido no máximo 15 participantes no relatório do 8D.

2. Campo observação, apresenta a informação indicada em D8.

  Preenche a grade com os participantes da equipe - Colaborador e Setor

   Envia E-mail para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail

  Emite lista de presença.

Modelo Lista Presença.

        

     Permite selecionar arquivo com a imagem, para inserir como comprovação.

        


D2 - Descrição do Problema

Detalhar o problema.

Campo para responder as perguntas para identificação do problema.


D3 - Ações de Contenção

Implementar ações de curto prazo, para barrar a continuidade do problema.

Grade

N°: Seqüência numérica identificando a Ação Imediata

Ações Imediatas (A/C): Indicar a ação imediata a ser realizada.

Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.

Previsão: Indicar a data prevista para a realização da ação.

Conclusão: Data da finalização da ação.

Status: Selecionar o status da Ação, OK (concluída) ou NOK (não concluída).

Nota:

Quando da inclusão de Ações Imediatas, o e-mail e enviado automaticamente, desde que cadastrado, ao responsável pela atividade.


D4 - Causa Raiz

Utilizar as ferramentas de qualidade para determinação da causa.

           

             

           

           

Grade 1

Seq. / Tipo: Seqüência numérica para as causas prováveis, sendo Mão de Obra, Máquina, Material, Método, Meio Ambiente e Meio Medição.

Nota:

Estas informações são apresentadas no Relatório 8D - Espinha de Peixe grade 1 (Mão de Obra, Maquina, Material, Método, Meio Ambiente e Meio Medição).

           

Possível Causa: Com duplo click no tipo, teremos abertura tela para indicação das Anotações - Possível Causa.

   

   

Indicar a situação Real, sendo A (Muito Critica), B (Critica) e C (Menos Critica).

  Prossegue a operação, incluindo o texto e classificação Real nas grades.

 Cancela a operação.

 

Grade 2 - Relacionado com campo Real

Campo A / B / C - Campo texto, para comentários relacionados a Situação Real indicada.

Nota:

O texto indicado no Campo A, será apresentado no relatório 8D - Espinha de Peixe grade 2 - campo A, o Campo B no seu correspondente campo, assim como o texto indicado no campo C no correspondente campo C da Espinha de Peixe.

           

Grade 3

Campos "Por quês".

Porque PRODUZIU com defeito ?

Porque não DETECTOU o defeito?

Porque ENVIOU com defeito?

Campos para digitação das respostas com 100 caracteres cada. Apos digitação das respostas, gravar.

Nota:

As informações da grade, serão apresentadas no relatórios 8D - Espinha de Peixe grade 3.

           

 

Qual(is) causa(s) raiz(es) provável (is): Indicar as causas prováveis.

Registra PDCA, abre a tela PDCA para alterar o Modo Falha (ocorrência, detecção e severidade).

     

  Prossegue a operação, incluindo o texto e classificação Real nas grades.

 Cancela a operação.

               

Com a Confirmação (Sim), conclui o ciclo PDCA.

               

 

 


D5 - Ações Corretivas Permanentes

Eliminar de forma permanente a Causa Raiz. Estabelecendo plano de ação para implementação imediata.

Grade

N°: Seqüência numérica identificando as causas.

Causas: Identificar as causas classificadas em A (Muito Critica), B (Critica) e C (Menos Critica).

Ações Corretivas (PCA): Indicar as ações corretivas a realizar.

Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.

Nota:

Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.

Previsão: Data prevista para a realização da ação.

Conclusão: Data da finalização da ação.

Status: Selecionar o status da Ação, OK (concluída), OK com atraso (concluída com atraso) ou NOK (não concluída).

   Envia E-mail para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail

       

 


D6 - Ações Corretivas Implementadas

Implementação do plano de ação, com monitoramento dos prazos.

Validação das Ações corretivas: Campo livre para registrar as indicações quanto a  forma de validar as ações corretivas.


D7 - Verificar a Eficácia da Ação

Comprovar a eficácia das ações.

 

 

Grade

Padronização / Atualização: Apresenta as registros necessários para atualização.

NA: Indicar a necessidade de atualização dos registros, indicando se Aplica (atualiza) ou Não (X).

Responsável: Informar o nome do responsável, somente quando a padronização / atualização for aplicável.

Previsão: Data prevista para a realização da atualização.

Conclusão: Data da finalização da atualização.

Status: Selecionar o status para aquelas aplicáveis, sendo: OK (concluída), OK com atraso (concluída com atraso) ou NOK (não concluída).

Resumo da Solução Aplicada: Campo texto com 150 caracteres, para indicar a solução do problema.


D8 - Reconhecimento

Fechamento apos a verificação da eficácia e auditoria.

Observação: Campo texto para digitação, a informação será apresentada na Lista de Presença.

Abrangentes: Apresenta o item indicado no Cadastro de Produtos. Itens semelhantes que poderão apresentar o mesmo problema de Não Conformidade.


Botões

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos as qualificações dos materiais.

Exclui as informações do 8D.

Imprime Relatório 8D

Encerra 8D.

 Reabre 8D.

 


Modelo Relatório 8D:

pagina 1

 

      

pagina 2

            

           

 


Modelo Relatório Não Conformidade

   

 

 


Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.