Cadastro de Não Conformidade Administrativas


 

 


Objetivo - A tela acima permite incluir, alterar ou excluir Não Conformidade Administrativa.

Acesso - Ocorrências / NC Administrativa.


Número: Código da Não Conformidade Administrativa, seqüencial do sistema quando da inclusão de uma novo tipo não qualidade.

Quando acionado inclui uma nova Não Conformidade Administrativa.

Abertura: Data de abertura da Não Conformidade.

Reincidência: Indicar quando da reincidência de NC no produto ou material. Uso somente para usuários habilitados.

Produto: Código e Descrição do item, previamente cadastrado. Não é campo obrigatorio.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Origem NC: Selecionar uma das opções: Interno ou Sucata.

Descrição: Campo livre para indicar a Descrição da Não Conformidade.

Anotações Desc.: Inserir anotação para descrições

           

Prossegue a operação, registra no campo Descrição.

Cancela a operação.

 

Plano de Ação: Corretiva ou Preventiva, conforme indicado na Classificação - Critícidade - Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva)

Anotações da PA: Inserir anotação para ações tomadas no campo Plano de Ação

 

Prossegue a operação, registra no campo Plano de Ação.

Cancela a operação.

 

Modo Falha: Quando apontado como Sucata ou Não Conformidade, traz automaticamente a indicação.


Chat

Objetivo - Registrar as mensagem trocadas entre os responsáveis e identificar o responsável atual. 

Responsável AtualResponsável no momento pela Não Conformidade Administrativa.

Mensagem: Descrição atividade a executar.

Novo Responsável: Indicação do Responsável pela atividade descrita.

Grava a mensagem no Chat da NC, registrando o texto, data, hora e o novo Responsável.

Abre a pasta Windows (GED) para guardar documentos relacionados a Não Conformidade.

 


Guia Origem:

Identificar a origem da Não Conformidade Administrativa

 

Tipo: Campo obrigatório. Selecionar uma das opções quanto a origem da Não Conformidade: Auditoria, Cliente, Processo ou Recebimento

Nome: Informar o nome do Cliente ou Fornecedor.

Devolução: Selecionar Sim ou Não.

NF: Quando Cliente, indicar o numero da NF de envio e quando Fornecedor, indicar o numero da NF de recebimento do material.

OP: Quando Processo, indicar o numero da Ordem de Produção.

Quantidade: Informar a quantidade.


Guia Classificação:

Classificar o problema da não conformidade.

Classificação: Classificar o problema da não conformidade.

Imagem: Apresenta a imagem do  material - Evidência da Não Conformidade.

Critícidade: Selecionar uma das opções Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva).

Evidência: Permite selecionar arquivo com a imagem para evidencia da não conformidade.

 

Tipo: Indicar o tipo da Não Conformidade, conforme cadastro realizado.

Setor: Indicar o setor onde ocorreu a não conformidade. Esta informação será necessária no relatório Estatística Não Conformidade.


Guia Ação Imediata:

Identificar a ação para a não conformidade.

Local: Identificar o local onde foi realizada a ação, por exemplo no cliente.

Quantidade: Identificar a quantidade não conforme.

Disposição: Identificar a ação a ser realizada, considerando as opções existentes ( Desvio, Seleção, Retrabalho, Sucata, Devolução ou N/A).

Observação: Campo livre para inclusão de comentários.

Apontamentos da Não Qualidade - permite acompanhar as ações realizadas.

           

Produto: Código e Descrição do item, previamente cadastrado.

Data: Indicar a data realização da atividade.

Local: Indicar onde foi realizado a atividade, considerando as opções existentes (Cliente, Fornecedor, Estoque, Processo ou Transito).

Disposição: Indicar a ação realizada, considerando uma das opções existentes (Sucata, Retrabalho, Seleção, Desvio, Devolução ou N/A).

OK: Indicar a quantidade liberada.

NOK: Indicar a quantidade não liberada


Guia Causa Raiz:

É apresentada quando parâmetro marcado - Não Conformidade Simplificada.

        

Quando "Não Conformidade aberta", permite identificação da Causa Raiz da Não Conformidade,

 


Guia Não Qualidade

Valorização da não qualidade administrativa.

           

            

Não Qualidade: Valorização da não qualidade.

Local: Selecionar opção dentro das cadastrada em Tipos Não Qualidade.

Quantidade: Indicar a quantidade para o local.

Nqcusto: Custo unitário da não qualidade, indicado em Tipos Não Qualidade.

UN: Unidade do valor, indicado em Tipos Não Qualidade.

Total: Calculo quantidade x Nqcusto. Esta informação será utilizada no Relatório Estatística Não Conformidade.


 

Responsável: Identificação do responsável atual pela NC.

Data Fechamento: Indica a data do fechamento da NC.

 

Botões

Plano de Ação 8D

Não Conformidade

Encerra Não Conformidade, desde que todas as atividades 8D estejam concluídas.

 Reabre Não Conformidade


 

Plano de Ação 8D - 8 Disciplinas

Conforme detalhado help Não Conformidades

 

DO - Problema Relatado pelo Cliente / Fornecedor

D1 - Equipe

D2 - Descrição do Problema

D3 - Ações de Contenção

D4 - Causa Raiz

D5 - Ações Corretivas Permanentes

D6 - Ações Corretivas Implementadas

D7 - Verificar a Eficácia da Ação

D8 - Reconhecimento

Somente apresentadas, quanto origem do produto - Cliente, Fornecedor ou Interno.

 


Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.