Objetivo - A tela acima permite incluir, alterar ou excluir Não Conformidade.
Acesso - Ocorrências / Não Conformidades ou Ocorrências / NC Administrativa
Número: Código da Não Conformidade, seqüencial do sistema quando da inclusão de uma novo tipo não qualidade.
Quando acionado inclui uma nova Não Conformidade. Apresenta as seguintes perguntas:
Quando indicado Sim apresenta tela Não Conformidade - Cliente, com varias perguntas que devem ser respondidas antes de abrir a Não Conformidade.
Notas:
1. Apos preencher todas as respostas (os campos possuem tamanho para 150 caracteres), confirmar a operação e abrir nova NC com o produto selecionado. Após preencher os dados nessa tela, toda essa informação é colocada no campo Descrição da NC.
2. Gravar a inclusão.
Quando indicado "Não" na pergunta "Não Conformidade de Cliente" - o preenchimento do campo Produto é obrigatório e validar se o usuário seleciona apenas o tipo de "Fornecedor" ou "Interna".
3. Para Não Conformidade - Cliente, indicar o numero da NC gerada no cliente para referencia.
Abertura: Data de abertura da Não Conformidade.
Reincidência: Indicar quando da reincidência de NC no produto ou material. Uso somente para usuários habilitados.
Material: Código e Descrição do item, previamente cadastrado.
Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.
Origem NC: Selecionar uma das opções: Cliente, Fornecedor ou Interno.
Descrição: Campo livre para indicar a Descrição da Não Conformidade.
Anotações Desc.: Inserir anotação para descrições
Prossegue a operação, registra no campo Descrição.
Cancela a operação.
Plano de Ação: Corretiva ou Preventiva, conforme indicado na Classificação - Critícidade - Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva)
Causa Raiz.: Inserir informações da Causa Raiz.
Para gravar as respostas fechar a tela e confirmar a gravação SIM.
Notas:
1. Este botão ficará visível quando a NC for classificada com criticidade REAL e origem de Cliente, Fornecedor ou Interno.
2. Caso a NC possua 8D o botão da Causa Raiz ficará invisível, pois esses campos serão preenchidos diretamente na tela do 8D, no entanto, no relatório da NC os campos serão exibidos.
Anotações da PA: Inserir anotação para ações tomadas no campo Plano de Aç
Prossegue a operação, registra no campo Plano de Ação.
Cancela a operação.
Modo Falha: Quando apontado como Sucata ou Não Conformidade, traz automaticamente a indicação.
Objetivo - Registrar as mensagem trocadas entre os responsáveis e identificar o responsável atual.
Responsável Atual: Responsável no momento pela Não Conformidade.
Nota:
Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.
Mensagem: Descrição atividade a executar.
Novo Responsável: Indicação do Responsável pela atividade descrita.
Grava a mensagem no Chat da NC, registrando o texto, data, hora e o novo Responsável.
Abre a pasta Windows (GED) para guardar documentos relacionados a Não Conformidade.
Guia Origem:
Identificar a origem da Não Conformidade
Tipo: Campo obrigatório. Selecionar uma das opções quanto a origem da Não Conformidade Administrativa: Auditoria, Cliente, Processo ou Recebimento
Nome: Informar o nome do Cliente ou Fornecedor.
Devolução: Selecionar Sim ou Não.
NF: Quando Cliente, indicar o numero da NF de envio e quando Fornecedor, indicar o numero da NF de recebimento do material.
OP: Quando Processo, indicar o numero da Ordem de Produção.
NC Cliente: Campo ativo, obrigatório quando Não Conformidade para Cliente. Apresenta a informação mencionada na tela Não Conformidade - cliente.
Quantidade: Informar a quantidade.
Guia Classificação:
Classificar o problema da não conformidade.
Classificação: Classificar o problema da não conformidade.
Imagem: Apresenta a imagem do material - Evidência da Não Conformidade Administrativa.
Critícidade: Selecionar uma das opções Real (Corretiva) ou Potencial (Preventiva).
Evidência: Permite selecionar arquivo com a imagem para evidencia da não conformidade.
Tipo: Indicar o tipo da Não Conformidade, conforme cadastro realizado.
Setor: Indicar o setor onde ocorreu a não conformidade. Esta informação será necessária no relatório Estatística Não Conformidade.
Guia Ação Imediata:
Identificar a ação para a não conformidade.
Local: Identificar o local onde foi realizada a ação, por exemplo no cliente.
Quantidade: Identificar a quantidade não conforme.
Disposição: Identificar a ação a ser realizada, considerando as opções existentes ( Desvio, Seleção, Retrabalho, Sucata, Devolução ou N/A).
Observação: Campo livre para inclusão de comentários.
Apontamentos da Não Qualidade - permite acompanhar as ações realizadas.
Produto: Código e Descrição do item, previamente cadastrado.
Data: Indicar a data realização da atividade.
Local: Indicar onde foi realizado a atividade, considerando as opções existentes (Cliente, Fornecedor, Estoque, Processo ou Transito).
Disposição: Indicar a ação realizada, considerando uma das opções existentes (Sucata, Retrabalho, Seleção, Desvio, Devolução ou N/A).
OK: Indicar a quantidade liberada.
NOK: Indicar a quantidade não liberada
Valorização da não qualidade.
Não Qualidade: Valorização da não qualidade.
Local: Selecionar opção dentro das cadastrada em Tipos Não Qualidade.
Quantidade: Indicar a quantidade para o local.
Nqcusto: Custo unitário da não qualidade, indicado em Tipos Não Qualidade.
UN: Unidade do valor, indicado em Tipos Não Qualidade.
Total: Calculo quantidade x Nqcusto. Esta informação será utilizada no Relatório Estatística Não Conformidade.
Observação: Observação Geral da NC
Aberto por: Identificação do responsável que abriu a NC.
Data Fechamento: Indica a data do fechamento da NC.
Botões
Abre o Plano de Ação 8D
Imprime o relatório de Não Conformidade,
Encerra Não Conformidade, desde que todas as atividades 8D estejam concluídas.
Nota
Novas validações para encerrar a Não Conformidade
a) O Campo "Plano de Ação" da NC deve estar preenchido. Mensagem de validação: "Plano de Ação deve ser preenchido.
b) Campo "Qual causa raiz provável" da tela "Causa Raiz" deve estar preenchido. Mensagem de validação: "Campo Qual causa raiz provável deve ser preenchido na tela da Causa Raiz."
Reabre Não Conformidade
Plano de Ação 8D - 8 Disciplinas
conceito:
Sendo utilizada desde a década 80 para reportar a análise de problemas ou falhas, foi desenvolvida pela Ford e é orientada para identificação da causa raiz e tomada de ação antirreincidência. Assim, a metodologia 8 D estabelece uma forma simplificada e ao mesmo tempo abrangente de se solucionar um problema ou analisar uma falha. Com essa metodologia é possível bloquear os problemas rapidamente e definir ações corretivas permanentes e eficazes.
DO - Problema Relatado pelo Cliente / Fornecedor
D4 - Causa Raiz
D5 - Ações Corretivas Permanentes
D6 - Ações Corretivas Implementadas
D7 - Verificar a Eficácia da Ação
Somente apresentadas, quanto origem do produto - Cliente, Fornecedor ou Interno.
DO - Problema Relatado pelo Cliente / Fornecedor
Descrição do problema pela ótica do cliente / fornecedor.
Cliente: Informar o nome do Cliente.
N° Documento: Informar o numero do documento, numero da NF de envio.
Quantidade: Informar a quantidade reclamada
UN: Informar a Unidade de Estoque do produto.
Emitente: Informar o nome emitente.
Produto / Processo: Selecionar uma das opções: Produto ou Processo.
Bloquear item: Quando marcado bloqueia as informações.
Abertura: Informar a data de abertura da Não Conformidade.
Fechamento: Data de finalização de todos os 8D.
Setor: Informar o setor da Não Qualidade.
Avaliação do Problema: Campo livre para descrição do problema.
Envia E-mail, para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail
Grade
Ações Imediatas (ERA): Indicar a ação a ser adotada.
Nota:
Quando da inclusão de Ações Imediatas, o e-mail e enviado automaticamente, desde que cadastrado, ao responsável pela atividade.
Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.
Previsão: Indicar a data prevista para a realização da ação.
Conclusão: Data da conclusão da ação.
Status: Indicar a posição da ação, selecionar OK (Concluída), OK com Atraso ou NOK (Não Concluída)
N°: Seqüência numérica indicando quantidades de ações.
Equipe com conhecimento do processo e produto e experiência para resolver o problema e implementar ações corretivas.
Equipe : Informar a equipe responsável pela ação corretiva.
Notas:
1. Será exibido no máximo 15 participantes no relatório do 8D.
2. Campo observação, apresenta a informação indicada em D8.
Preenche a grade com os participantes da equipe - Colaborador e Setor
Envia E-mail para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail
Emite lista de presença.
Modelo Lista Presença.
Permite selecionar arquivo com a imagem, para inserir como comprovação.
Detalhar o problema.
Campo para responder as perguntas para identificação do problema.
Implementar ações de curto prazo, para barrar a continuidade do problema.
Grade
N°: Seqüência numérica identificando a Ação Imediata
Ações Imediatas (A/C): Indicar a ação imediata a ser realizada.
Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.
Previsão: Indicar a data prevista para a realização da ação.
Conclusão: Data da finalização da ação.
Status: Selecionar o status da Ação, OK (concluída) ou NOK (não concluída).
Nota:
Quando da inclusão de Ações Imediatas, o e-mail e enviado automaticamente, desde que cadastrado, ao responsável pela atividade.
Utilizar as ferramentas de qualidade para determinação da causa.
Grade 1
Seq. / Tipo: Seqüência numérica para as causas prováveis, sendo Mão de Obra, Máquina, Material, Método, Meio Ambiente e Meio Medição.
Nota:
Estas informações são apresentadas no Relatório 8D - Espinha de Peixe grade 1 (Mão de Obra, Maquina, Material, Método, Meio Ambiente e Meio Medição).
Possível Causa: Com duplo click no tipo, teremos abertura tela para indicação das Anotações - Possível Causa.
Indicar a situação Real, sendo A (Muito Critica), B (Critica) e C (Menos Critica).
Prossegue a operação, incluindo o texto e classificação Real nas grades.
Cancela a operação.
Grade 2 - Relacionado com campo Real
Campo A / B / C - Campo texto, para comentários relacionados a Situação Real indicada.
Nota:
O texto indicado no Campo A, será apresentado no relatório 8D - Espinha de Peixe grade 2 - campo A, o Campo B no seu correspondente campo, assim como o texto indicado no campo C no correspondente campo C da Espinha de Peixe.
Grade 3
Campos "Por quês".
Porque PRODUZIU com defeito ?
Porque não DETECTOU o defeito?
Porque ENVIOU com defeito?
Campos para digitação das respostas com 100 caracteres cada. Apos digitação das respostas, gravar.
Nota:
As informações da grade, serão apresentadas no relatórios 8D - Espinha de Peixe grade 3.
Qual(is) causa(s) raiz(es) provável (is): Indicar as causas prováveis.
Registra PDCA, abre a tela PDCA para alterar o Modo Falha (ocorrência, detecção e severidade).
Prossegue a operação, incluindo o texto e classificação Real nas grades.
Cancela a operação.
Com a Confirmação (Sim), conclui o ciclo PDCA.
D5 - Ações Corretivas Permanentes
Eliminar de forma permanente a Causa Raiz. Estabelecendo plano de ação para implementação imediata.
Grade
N°: Seqüência numérica identificando as causas.
Causas: Identificar as causas classificadas em A (Muito Critica), B (Critica) e C (Menos Critica).
Ações Corretivas (PCA): Indicar as ações corretivas a realizar.
Responsável: Informar o nome do responsável pela ação a ser adotada.
Nota:
Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.
Previsão: Data prevista para a realização da ação.
Conclusão: Data da finalização da ação.
Status: Selecionar o status da Ação, OK (concluída), OK com atraso (concluída com atraso) ou NOK (não concluída).
Envia E-mail para o endereço do Responsável indicado na grade, com o texto indicado na Configuração de E-mail
D6 - Ações Corretivas Implementadas
Implementação do plano de ação, com monitoramento dos prazos.
Validação das Ações corretivas: Campo livre para registrar as indicações quanto a forma de validar as ações corretivas.
D7 - Verificar a Eficácia da Ação
Comprovar a eficácia das ações.
Grade
Padronização / Atualização: Apresenta as registros necessários para atualização.
NA: Indicar a necessidade de atualização dos registros, indicando se Aplica (atualiza) ou Não (X).
Responsável: Informar o nome do responsável, somente quando a padronização / atualização for aplicável.
Previsão: Data prevista para a realização da atualização.
Conclusão: Data da finalização da atualização.
Status: Selecionar o status para aquelas aplicáveis, sendo: OK (concluída), OK com atraso (concluída com atraso) ou NOK (não concluída).
Resumo da Solução Aplicada: Campo texto com 150 caracteres, para indicar a solução do problema.
Fechamento apos a verificação da eficácia e auditoria.
Observação: Campo texto para digitação, a informação será apresentada na Lista de Presença.
Abrangentes: Apresenta o item indicado no Cadastro de Produtos. Itens semelhantes que poderão apresentar o mesmo problema de Não Conformidade.
Botões
Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos as qualificações dos materiais.
Exclui as informações do 8D.
Reabre 8D.
Modelo Relatório 8D:
pagina 2
Modelo Relatório Não Conformidade
Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.