Cadastro de Modo Falha


          


Objetivo - A tela acima permite incluir, alterar ou excluir os modos de falha de um processo ou produto, utilizado para a elaboração de um FMEA, APQP e planos de controle. Cada modo de falha possui um índice NPR ( Severidade x Ocorrência x Detecção, de 1 a 1000) que quanto maior for, maior atenção será demandada a ele.

Acesso - APQP / Cadastros / Modo Falha


Campos

Código: Numeração progressiva do setor gerado pelo sistema. Para o usuário, a identificação do modo de falha é feito pela descrição.

NC IQF: Identifica o Modo Falha Padrão na inclusão da NC gerada para a IQF de Fornecedores.

Sucata: É o padrão para o Modo Falha  para NC gerada pelo apontamento de Sucata.

Nota:

Ao gerar uma NC pelo programa Gen_Apontamento Sucata o campo modo falha deve vir preenchido automaticamente com o modo falha cadastrado com o campo "Sucata" marcado.

NC: Modo Falha específico para as Não Conformidades.

Nota:

Na tela NC o campo modo falha deve listar apenas os modos falhas com o campo "Não Conformidade" marcado.

Análise Risco: É o padrão para o Modo Falha  para NC gerada pela Análise de Risco do Processo Documentado.

Descrição: Descrição sucinta do modo de falha. O modo de falha é a maneira que um determinado produto ou processo pode falhar durante sua utilização, fabricação ou seu projeto.

  Indicar o efeito da falha, dos efeitos cadastrados em APQP / Cadastros / Efeito Falha.

Nota:

1. Botão ativo somente quando não selecionado NC IQF, Sucata, NC e Analise de Risco.

2. Permite cadastrar vários efeitos para uma mesma falha, através do botão "Inclui Registro na tela Ativa".

Exemplo Efeito 1

Exemplo Efeito 2

Causa: Selecionar a causa para esta falha, das que estão cadastradas em APQP / Cadastros / Causa Falha.

Severidade: Indicar um valor numérico de 1 a 10 a severidade desta falha. Este valor é utilizado para o cálculo do NPR ( Severidade x Ocorrência x Detecção, de 1 a 1000) no FMEA  e utilizado no APQP na construção dos planos de controle. Quanto maior este valor, maior é a severidade desta falha.

Prevenção: Indicar a prevenção para esta falha, das que estão cadastradas em APQP / Cadastros / Prevenção.

Ocorrência: Indicar um valor numérico de 1 a 10 a ocorrência desta falha. Este valor é utilizado para o cálculo do NPR ( Severidade x Ocorrência x Detecção, de 1 a 1000) no FMEA  e utilizado no APQP na construção dos planos de controle. Quanto maior este valor, mais freqüente é esta falha.

Detecção: Selecionar a detecção para esta falha, das que estão cadastradas em APQP / Cadastros / Detecção.

Detecção.: Indicar um valor numérico de 1 a 10 a detecção desta falha. Este valor é utilizado para o cálculo do NPR ( Severidade x Ocorrência x Detecção, de 1 a 1000) no FMEA  e utilizado no APQP na construção dos planos de controle. Quanto maior este valor, maior é a dificuldade de detectar esta falha.


Botões

Botão desabilitado. Rotina para propagar as atualizações do modo falha para os FMEA’s, no entanto, como agora teremos vários efeitos e várias causas, não será possível atualizar os FMEA’s automaticamente.


Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.