Objetivo - A tela acima permite incluir, alterar ou excluir os produtos da empresa, bem como todas as características de controle e os componentes que constituem o produto. O G-Quality possui um cadastro para os produtos e um outro para os materiais, que compõem os produtos.
Acesso - Cadastros / Produtos / Produtos
Campos
Código: Código de identificação do produto.
Tipo: Selecionar o tipo de produto, previamente cadastrado em Cadastros / Produtos / Tipos.
Descrição: Descrição do produto.
Grupo: Selecionar o grupo que o produto pertence, daqueles cadastrados em Cadastros / Produtos / Grupos.
UN: Selecionar qual a unidade do produto, como por exemplo peças, quilogramas ou litros, cadastrados previamente em Metrologia / Cadastros / Unidades.
Lote Mín.: Informar o lote mínimo de produção. Esta campo é apenas informacional entretanto, posteriormente esta informação poderá ser utilizada pelo sistema Genesis.
N º Cavidades: Indicar o número de cavidade.
Desenho: Indicar o número do desenho.
Rev: Número da revisão deste desenho.
Data: Data da criação do desenho.
ID Extra: Caso este produto tenha uma identificação extra.
PPAP: Permite seleciona Modelo ou Personalizado,
Mostrado no Desenho Nº: Se este produto for um sub-componente, indicar o desenho que mostra os detalhes ou que mostra todo o produto .
Regulamentação de Segurança e/ou Governamental: No cadastro de novo produto apresenta como opção padrão NÃO marcado. Caso o produto seja regulamentado por algum órgão governamental ou possua uma regulamentação específica de segurança, selecionar a opção SIM.
Nota:
Quando selecionado a opção Sim apresenta o símbolo no Controle de Processo do produto e na Etiqueta de Produção.
Aba Preços
Clientes: Selecionar os clientes do produto, dos cadastrados em Cadastros / Gerais / Clientes.
Custo: Indicar o custo do produto cada cliente. Os custos podem variar devido ao tamanho dos lotes que os clientes adquirem.
Aba Componentes
Material: Selecionar todos os materiais que compõem o produto, dos cadastrados em Cadastros / Produtos / Materiais.
Quantidade: Selecionar quantas unidades são necessárias do material para a produção de uma unidade (1 quilograma, 1 milheiro ou 1 litro, que foi indicado em UN descrito anteriormente) do produto.
UN: Digitar a unidade da quantidade indicada anteriormente.
Aba Kanban
Código Genesis: Indicar o código correspondente do item no sistema Genesis.
Fator: Indicar o fator de conversão.
Abrangentes - indicar outros produtos semelhantes, que em uma Não Conformidade poderão apresentar o mesmo problema.
Nota:
O item mencionado será apresentado na Não Conformidade - D8 - Campo Abrangentes
Desenho: Arquivo digital que contém o desenho técnico do produto, selecionado pelo botão Indicar o caminho nas suas pastas Windows, onde a imagem esta arquivada. Recomenda-se utilizar imagens de tamanho pequeno, no máximo 50 KB, para não sobrecarregar o banco de dados.
Intr. Trabalho: Arquivo digital que contém as instruções de trabalho para a fabricação do produto, selecionado pelo botão ou texto mencionado.
Nota:
Ao alterar o caminho do Desenho e Inst. Trabalho, registra o nome do usuário que fez a alteração
Fator: Fator de conversão de unidade de estoque do Genesis para GQuality.
Inativo: Quando marcado inativa o item, permite consulta - histórico.
Sem Expedição: Gera apontamento de Produção (Genesis) sem passar pelo operador da Expedição.Quando marcado a quantidade entra no estoque do almoxarifado Expedição.
PPAP: Define se o material é um modelo para reaplicação do PPAP ou personalizado. Opções: Modelo, Personalizado ou Branco.
Usuário: Usuário do sistema responsável pela inclusão ou alteração dos dados do produto.
Alteração: Data da ultima alteração.
Botões
Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a este colaborador.
Abre Desenho do Produto
Abre grade para definir as características de controle do produto. Quando a dimensão a ser controlada for de um produto, corresponde a um ensaio, e quando for de um material, é uma característica. Cada um dos ensaios que serão controladas por meio de um gráfico de controle (atributos ou variáveis) devem ser cadastrados previamente em Cadastros / Produtos / Ensaios.
Grade
Nº.: Número seqüencial das característica do produto (também chamado de bola ou número da característica).
Insp.: Indicar se o ensaio é dimensional (DIM), desempenho (DES), material (MAT), processo(PRO) ou tratamento superficial (TS). Um mesmo tipo de característica poderá ser dimensional ou processo, por exemplo. Caso for selecionado MAT ou TS, será liberado o campo material e o campo tipo será composto por características.
Material: Caso o ensaio for de um material, indicar o material neste campo que compõe o produto e foi cadastrado anteriormente em componentes.
Descrição: As informações indicadas neste campo serão consideradas no Plano de Controle - como característica do produto no relatório detalhado e não a descrição do Ensaio.
Tipo: Selecionar o tipo de ensaio que esta dimensão está inserida, daqueles cadastrados previamente em Cadastros / Produtos / Ensaios. Caso o campo Insp. for um material (MAT) ou tratamento superficial (TS), indicar um dos materiais que compõe este produto e a característica, das cadastradas em Cadastros / Produtos / Características que foram indicadas como características deste material no cadastro de materiais em Cadastros / Produtos / Materiais.
UN: Unidade da dimensão a ser analisada no ensaio.
Nominal: Valor nominal da especificação.
Tolmaior: Tolerância positiva da especificação.
Tolmenor: Tolerância negativa da especificação, mas indicar o valor sem o sinal negativo.
Mínimo: Valor mínimo aceitável, representa o valor nominal menos a tolerância negativa e é calculado automaticamente pelo sistema.
Máximo: Valor máximo aceitável, representa o valor nominal acrescido da tolerância positiva e é calculado automaticamente pelo sistema.
Especificação: Caso a dimensão for um atributo, a especificação será importada automaticamente do cadastro de tipo de ensaio, em Cadastros / Produtos / Ensaios.
Tipo Máquina: Indicar em qual tipo de máquina esta dimensão será conformada, dos tipos cadastrados em Manutenção / Cadastros / Tipos Maquina. Posteriormente, somente poderá ser registrado o controle de um processo, na tela Processo / Controle de Processo****, se o equipamento (Manutenção / Cadastros / Equipamentos) utilizado estiver contido neste tipo de máquina.
Tipo Máquina 2: Indicar a segunda opção para o tipo de máquina.
Set up: Quando marcado, o ensaio será controlado no Controle de Processo.
Critico: Quando marcado, indica que o ensaio é critico para Controle do Processo.
Nota.:
Após cadastrar ou editar uma característica de Processo (PRO) e salvar, apresenta mensagem na tela para escolher se controla ou não setup.
Quando selecionado "SIM", marca o flag de setup na grade de característica. Caso "NÃO", não acionar, mas deixar campo evitável para futuro controle.
Botões
Propaga as alterações para APQP.
Criar / atualizar o Plano de Controle de Recebimento.
Importar Característica,
Produto: Selecionar o produto que deseja importar os ensaios.
OBS.:
1. Somente será importado os ensaio caso o produto destino não possuir nenhum ensaio cadastrado e se na aba componentes, os materiais do produto destino forem os mesmos do produto origem.
2. Se a dimensão do produto for uma variável, o campo Especificação ficará em branco, caso for um atributo, os campos Nominal, Tolmaior, Tolmenor, Mínimo e Máximo serão todos zero.
Abre o plano de controle do produto, acessado também em Processos / Cadastros / Planos.
Imprime etiqueta avulsa.
Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.