PPAP - Processo de Aprovação de Peça de Produção


      


 

Objetivo - O PPAP, Production Part Approval Process (Processo de aprovação de peças de produção) é utilizado no planejamento dos requisitos de uma nova peça, desde o registro da especificação do cliente, análise crítica da capacidade de produção, geração dos documentos necessários (Plano de Controle, FMEA, MSA, resultados de ensaios, etc.) para aprovação da peça pelo cliente.

Acesso - APQP / PPAP


PPAP: Numero seqüencial do cronograma, gerado pelo sistema.

Revisão: Número da revisão que se encontra o PPAP do produto. A revisão é gerada pelo botão , todos os documentos vinculados a revisão anterior ficam armazenados em uma pasta especifica dentro do GED.

Data: Data da revisão atual do PPAP.

Nível: Nível de detalhamento do PPAP.

·         Nível 1 – Pedido de Submissão de Peça (PSW) submetido ao cliente. Requisitos 1, 10, 12, 13, 18, 19, 20, 25 e 29.

·         Nível 2 – PSW com amostras de produtos e dados de suporte limitados. Requisitos 1, 10, 12, 13, 18, 19, 20, 25 e 29.

·         Nível 3 – PSW com amostras de produtos e dados de suporte completos. Requisitos 1 a 29.

·         Nível 4 – PSW e outros requisitos conforme definido pelo cliente. Requisitos 1, 10, 12, 13, 18, 19, 20, 25 e 29.

·         Nível 5 – PSW com amostras de produtos e dados de suporte completos disponíveis para revisão no local de fabricação do fornecedor. Requisitos 1 a 29.

Produto: Código do produto definido previamente do Cadastro de Produtos.

NPR: Número de Prioridade de Risco do PPAP.

Empresa: Empresa responsável pelo PPAP - Cadastro de Empresas.

Aprovador:  Principal responsável pelo PPAP - Cadastro de Colaboradores.

RegistroData da abertura do PPAP.

Usuário:  Apresenta o responsável pela abertura do PPAP.

Validade:  Indicar a data de validade do PPAP. Campo visível somente quando marcado opção Validade no Status do Cronograma.

Status Selecionar uma das opções existente, sendo:  Aguardando Disposição, Aprovação Condicional, Aprovação Interna, Aprovação Cliente, Em Elaboração, Inativo, Protótipo, Reprovado.


Campos

Fase: Fase correspondente do Requisito - Cadastro de Fases.

Descrição:  Número e descrição do Requisito do PPAP.

Ação:  indica se o requisito deve ser RETIDO ou SUBMETIDO para o cliente, conforme tabela 4.2.

           

·         1 - Registro de Projeto

·         2 - Documentos de Alteração de Engenharia

·         3 - Aprovação de Engenharia do Cliente 

·         4 - Decisão de Fazer ou comprar

·         5 - Dados de entrada de requisitos de cliente

·         6 - Análise da percepção do cliente

·         7 - FMEA do Projeto

·         8 - Projeto e Gerenciamento de Revisões

·         9 - Instalações, ferramentas e calibradores

·         10 - Diagramas de Fluxo de Processo

·         11 - Confecção de protótipos

·         12 - FMEA de Processo

·         13 - Plano de Controle

·         14 - Compromisso da equipe com a viabilidade

·         15 - Análise dos Sistemas de Medição – MAS

·         16 - Especificações de embalagem

·         17 - APQP de subcontratado

·         18 - Resultados Dimensionais

·         19 - Resultados de Ensaios de Material

·         20 - Resultados de Ensaios de Desempenho

·         21 - Estudos Inicias do Processo

·         22 - Documentação de Laboratório Qualificado

·         23 - Relatório de Aprovação de Aparência (RAA)

·         24 - Testes de validação da produção

·         25 - Amostra de Produto

·         26 - Amostra Padrão

·         27 - Auxílios de Verificação

·         28 - Registro de Conformidade com Requisitos Específicos do Cliente

·         29 - Certificado de Submissão de Peça (PSW)


Botões

 Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a este recebimento.

  Abre o arquivo com o desenho do produto.

Gera revisão do PPAP.

 Imprime cronograma do PPAP.

Importa requisitos de outro PPAP existente.

 


Modelo Ged

       


 

Modelo Cronograma do Planejamento

 

 

Cód.: Seqüência automática, relacionada a descrição.

Descrição: Indicação das atividades.

N/A: Selecionar opção N (Não) ou A (Aplica) a atividade ao Cronograma de Planejamento.

Nota:

Quando marcado, não apresenta para a atividade as datas previstas para inicio e fim, assim como as datas reais de inicio e fim, como também atraso e situação (percentual de realização).

Inicio Prev.: Data prevista para iniciar a atividade.

Fim Prev.: Data prevista para finalizar a atividade.

Inicio Real: Data de inicio real da atividade.

Fim Real: Data real da finalização da atividade.

Atraso: Em dias, diferença entre a data Fim Real e Fim Previsto

Exemplo:

Atividade Registro do Projeto: data Fim Real: 15/11/2015 e data Fim Previsto: 14/10/2015 = 35 dias

Nota

Quando não indicado a data Fim Real, considera a data de emissão do Relatório: 02/15/2015 - 19/11/2015 = 13 dias

Sit.: Percentual de realização da atividade.

Ultima Revisão: Data da revisão realizada.

Aprovador: Indicação do aprovador do cronograma.

 

Nota:

Em amarelo: Atividade concluída  com atraso.

Em Verde: Atividades concluídas no prazo.

Em Vermelho: Atividades em atraso.

Em Branco: Atividade não considerado no Cronograma do Planejamento Avançado.


Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.