Objetivo - O FMEA (Failure Modes, Effects Analysis) de projetos tem como objetivo melhorar a qualidade/confiabilidade/segurança dos produtos/processos avaliados, reduzir o tempo de desenvolvimento do produto e de seu custo. Documentar e monitorar as ações tomadas, com o intuito de reduzir riscos nos lançamentos do produto e do processo e melhorar a satisfação dos clientes e dos consumidores.
Acesso - APQP / PPAP
Cliente: Cliente do PPAP.
Produto: Código do produto que será feito o planejamento.
Nº Desenho: Número do desenho enviado pelo cliente.
Descrição: Descrição do produto.
Data: Data do desenho do produto.
Rev.: Número da revisão do desenho.
Responsáveis:
Documento: Responsável pela documentação do projeto.
Processo: Responsável pela análise do processo do projeto.
Aprovação: Responsável pela aprovação do projeto.
Datas:
Início: Data de início do projeto
Previsão: Data de previsão para finalizar o projeto.
Aprovação: Data de aprovação do projeto.
Nº Fechamento/Revisão:
Nº : Número da revisão do FMEA de projetos.
Data: Data da última revisão do FMEA de projetos.
Observações: Observações gerais sobre o projeto.
Equipe: Equipe responsável pelo projeto.
Campos:
Código: Seqüencial do requisito.
Requisitos do Processo: Descrição do requisito do projeto.
Modo de Falha Potencial: É a forma pela qual o componente/processo, deixa de atender os requisitos de projeto/expectativas do cliente.
Efeito Potencial de Falha: Descrição das conseqüências da falha, em termos de requisitos de uso, função ou situação do produto.
Severidade: Estimativa da gravidade dos efeitos de falha (escala de 1 a 10).
Class: Usada para delinear, prioritariamente, os modos de falhas e as causas associadas; como resultado das análises, a equipe identifica características especiais.
Causa / Mecanismo Pot. da Falha: É a razão pela qual ocorrerá o modo de falha, ou seja, é a indicação do ponto fraco do projeto.
Ocorrência: É a estimativa de que uma causa / mecanismo específico, venha a ocorrer, resultando no modo de falha dentro da vida do projeto (escala de 1 a 10).
Prevenção/ Detecção: São formas de controle previstas, que devem atuar, sobre o modo de falha e sobre as causas apontadas, assegurando a adequação do projeto, aos modos de falha ou aos mecanismos em consideração.
Detec.: É a estimativa da probabilidade de se detectar a falha, baseando-se nas formas de controle detectivos existentes (escala de 1 a 10).
NPR: Número de prioridade de risco, sendo calculado como o produto dos índices de Severidade, Ocorrência e Detecção (NPR = SEV x OCOR x DETEC).
Ações Recomendadas: São as ações necessárias a serem tomadas, quando os índices de severidade ou ocorrência ou detecção são altos.
Responsável: Para cada ação recomendada, deve existir um responsável direto e uma data estimada para conclusão dessa ação.
Prazo: Prazo para definir as ações tomadas.
Ações Tomadas: Representam as observações/análises dos resultados obtidos, com cada ação tomada, bem como a data em que ela foi realmente efetivada.
Severidade Final/Ocorrência Final/Detecção Final/NPR Final: Representam as novas estimativas obtidas, após a tomada de cada ação, bem como o cálculo do novo NPR.
Nº: Seqüência dos modos falha do requisito.
Botões:
Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a este recebimento.
Imprime relatório do FMEA de projeto.
Encerra o FMEA de projetos.
Reabre o FMEA de projetos.
Modelo do Relatório:
Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.