Desenvolvimento de Produtos

  

   

 

Objetivo: A tela acima permite consultar e alterar os desenvolvimentos já existentes.

Acesso: APQP / Desenvolvimento / Produtos.

Campos

Orçamento: Numero do Orçamento que será desenvolvido.

Proposta: Numero da Proposta Aprovada.

Data Registro: Data do Registro do Orçamento.

Tipo: Definição do Tipo do produto Protótipo, Desenvolvimento ou Emenda contrato.

Cliente: Nome do cliente no Orçamento.

Contato:Nome do contato do cliente.

Confidencial: Identifica se o Desenvolvimento é Confidencial, caso marcado ao clicar no GED abre aviso abaixo e grava no banco de dados o acesso feito.

 

Caso o parâmetro esteja marcado e usuário desmarque é dado o aviso abaixo e e grava no banco de dados o acesso feito.

Os acessos e atualizações do parâmetro podem ser visualizados através do relatório Acessos TSAX

Aprovador: Nome do usuário que aprovou a Cotação do Orçamento.

Aprovação: Data da aprovação da Cotação do Orçamento.

Desenho: Numero do desenho do Orçamento.

Rev.: Numero da revisão do desenho do Orçamento.

Qtd. Orçamento: Numero de peças aprovadas no Orçamento.

Qtd. Ferramentas: Quantidade Total de ferramentas utilizadas (somatória das Ferramentas de todos os Orçamentos e Sub-Conjuntos).

Custo Ferramental: Custo Total do Ferramental (somatória do Custo Total de Ferramental de todos os Orçamentos e Sub-Conjuntos).

Preço: Preço da peça com Ferramental e sem Impostos. Valor existente na Cotação do Orçamento.

Produto: Código do novo Produto Aprovado a ser Desenvolvido. Previamente cadastrado no G Quality.

Nível: Informar o nível de APQP necessário para o Desenvolvimento do Produto, selecionar - de 1 a 5.

C Orçado: Custo orçado para o produto.

C Real: Informar o Custo Real do Produto.

Cronograma: Quando marcado, apresenta a tela o Cronograma.

Data Fechamento: Data de fechamento do desenvolvimento. Quando fechado todo o desenvolvimento, a data não poderá ser alterada.

Nota:

Não permite encerrar o Desenvolvimento de Produto, caso exista apontamento de ferramental com status "Agendado".

  Abre tela para preencher checklist do desenvolvimento.

  Porcentagem do checklist preenchido.

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Notas:

1. A pasta GED varia de acordo com Tipo do Desenvolvimento, no caso de Desenvolvimento a pasta GED é o código do Item, para Protótipo é o código do Item +"_Protótipo" e Emenda é código do Item+"_Emenda"

2. Caso Desenvolvimento esteja marcado como Confidencial, ao abrir o Ged o sistema dará aviso e gravará o usuário que está acessando.

 

Botões - Visualização Produtos

   Apresenta a tela de  Analise Critica do Desenho do Produto.

 Apresenta a tela de Processo de Desenvolvimento.

  Apresenta a tela Produto.

  Apresenta a tela de Ferramentas do Produto.

  Apresenta a tela de Investimentos na linha de produção.

Apresenta a tela de Investimentos de Embalagem

Apresenta a tela PPAP do produto

 


Grade Cronograma

Descrição: Atividades a realizar quando do desenvolvimento do produto.

Dias: Tempo necessário para a realização da atividade (em dias).

           


Botões

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

  Imprime Relatório de Desenvolvimento.

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Encerra o Desenvolvimento do Produto.

Nota:

Não permite,  encerrar o Desenvolvimento do Produto, existindo atividades do checklist não respondidas, apresenta mensagem:

         

Com o preenchimento de todas as atividades do Checklist, apresenta a mensagem:

       

       

 

Reabre o Desenvolvimento.

       

Insere anotação no campo de observações do Desenvolvimento.

 

       

 

Prossegue a operação.

Encerra a operação.

 

Botões - Visualização Componentes

 Apresenta a tela de Processo do Sub-Produto.

Apresenta a tela de Tarefas do Sub-Produto.

Apresenta a tela Ferramentas do Sub-Produto.

Apresenta a tela de PPAP do Sub-Produto

 

Tela Analise Critica Desenho do Produto (P)

 

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

 

Nota:

1. As perguntas são cadastradas em Analise Criticas / Avaliações.

2. Indicar o resultado para cada pergunta da análise crítica - opções OK, NOK, N/A

3. Indicar o Responsável e data para cada pergunta existente.

 

Tela Processo de Desenvolvimento (P)

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

 

Tela Produto / Sub Produto do Desenvolvimento (P)

 

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Envia E-mail das tarefas.


Tela - Ferramentas (P)

 

 

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Envia E-mail das tarefas.

OS Genesis: Numero da Ordem de Serviço, cadastrada no sistema Genesis (Industrial / Ferramentaria / Ordens).

Grade Tarefa

Tarefas: Seqüência definida pelo usuário.

Descrição: Descrição da tarefa a ser realizada (50 caracteres).

Elaborador: Responsável pela criação da tarefa

Responsável Atual: Responsável atual pela execução da tarefa.

Nota:

1. É o primeiro a começar a fazer o roteamento da tarefa e o único com permissão para fechar a tarefa.

2. Este campo é atualizado quando o mesmo faz o roteamento da tarefa para outro colaborador.

3. Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.

Prazo: Prazo para o fim da tarefa.

Fechado: Se assinalado, indica que a tarefa foi finalizada.

Nota:

Uma vez encerrada a tarefa não poderá mais ser roteada.

Status Ferramental: Permite indicar em percentual quando da atividade esta realizada, e a data da revisão.

Nota:

Disponível somente quanto o desenvolvimento de produto, não estiver fechado.

Descrição: Apresenta Operações fixas para cada ferramental, sendo Projeto, Compras, Usinagem, Tempera, Erosão, Montagem.

%: Percentual da operação que já foi concluído.

Revisão: Preenchida automaticamente quando se altera o campo %.

Total: Media percentual de conclusão, considerando os percentuais informados por operação.

 

Acesso para inserir anotações gerais no campo de Embalagem.

 

   

 

Prossegue a operação.

Encerra a operação.

Tela - Investimentos na Linha de Produção

Operação: Posição da operação, definido pelo usuário.

Descrição: Campo texto, para descrever o investimento.

Setor: Indicar o setor no qual o investimento será realizado.

Componentes ou Sub-Conjuntos: Campo texto para detalhar o que será realizado neste processo.

Código Componente /Sub-Conjuntos: Campo texto para informar o novo código do produto que será criado (neste momento não necessário estar cadastrado).

Investimento Montagem: Valor do investimento necessário no setor.

Total: Somatória de todos os investimentos.

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

 

Tela Embalagem - Investimentos (P)

 

Oper.: Numero da operação.

Descrição: Descrição do investimento.

Setor: Selecionar em qual setor é aplicado.

Observação: Campo livre para anotação, máximo de 255 caracteres.

Investimento Embalagem: Custo da embalagem.

Total: Total dos custos de embalagem da grade.

 

Acesso para inserir anotações gerais no campo de Embalagem.

 

   

 

Prossegue a operação.

Encerra a operação.

 

Tela PPAP (P)

   

 

Para maiores detalhes sobre a tela  vide PPAP do Produto

 

 

Grade Analise Critica

   

Analise Critica: Requisitos para o Desenvolvimento do Produto, campos fixos conforme Analise Critica definida.

Resultado: Identifica se a analise crítica foi realizado para a atividade. Selecionar uma das opções: Ok, NOK ou N/A.

Observação: Campo texto para comentários.

Responsável: Identifica o responsável pela analise critica.

Data: Data da realização da analise critica.

 

 

Grade Atividades

   

Atividade: Campo fixo.

Responsável: Indicar o nome do colaborador responsável por cada uma das atividades.

Data: Indicar o data realização atividade.

Observação: Campo texto.

 

 

Tela Aba Processo (C)

Obs.: Serão importados os registros existentes no Registro de Orçamentos - Processos , podendo ser incluído ou excluídos novos registros.

Orçamento: Numero do Orçamento que será desenvolvido.

Proposta: Numero da Proposta Aprovada.

Produto: Código do novo Produto Aprovado a ser Desenvolvido. Previamente cadastrado no G Quality.

 

Oper: Numero da Operação - detalhamento do processo.

Código do Componente/Sub Conjunto: Selecionar o código do componente ou do sub conjunto

Descrição: Campo texto para indicação de comentários.

UT: Grupo de Unidade de Trabalho utilizado no processo.

Setor: Indicar o setor responsável pelo processo do sub produto.

Setup: Indicar o tempo de Setup do processo.

Produção/H: Indicar o tempo de produção do componente por hora.

Resultado: Indicar  OK / NOK

 


Tela Sub-Produto (C)

Obs.: Serão importados os registros existentes no Registro de Orçamentos - Materiais, podendo ser incluído ou excluídos novos registros.

Orçamento:Numero do Orçamento que será desenvolvido.

Proposta: Numero da Proposta Aprovada.

Produto: Código do novo Produto Aprovado a ser Desenvolvido. Previamente cadastrado no G Quality.

Desenho: Numero do desenho do Orçamento.

Rev.: Numero da ultima revisão do desenho do Orçamento.

Previsto: Data prevista para o sub produto.

Realizado: Data que o desenvolvimento do sub produto foi finalizado.

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Posição: Posição do Sub-Conjunto, definido pelo usuário.

Produto/Material: Indicar o código do Produto, previamente cadastrado.

Qtd/Conjunto: Quantidade utilizada do Sub-Conjunto ou Material. Campo numérico com três casas decimais.

Pedido: Incluir o numero do Pedido de Compra.

Resultado: Indicar  OK / NOK

Fornecedor: Indicar o fornecedor do Sub-Produto.

Nível: Selecionar o nível do detalhamento do PPAP.

PPAP: Abre o PPAP para o sub produto.

Processo:  Abre a tela de processo do sub produto.

 

Tarefas:

Tarefas: Seqüência definida pelo usuário.

Descrição: Descrição da tarefa a ser realizada (50 caracteres).

Responsável: Responsável  principal da tarefa.

Nota:

1. É o primeiro a começar a fazer o roteamento da tarefa e o único com permissão para fechar a tarefa.

2. Este campo é atualizado quando o mesmo faz o roteamento da tarefa para outro colaborador.

3. Permite a troca do Responsável Atual, desde que este tenha sido demitido por outro responsável.

Responsável Atual: Responsável  atual pela tarefa.

Prazo: Prazo para o fim da tarefa.

Fechado: Se assinalado, indica que a tarefa foi finalizada.

Nota:

Uma vez encerrada a tarefa não poderá mais ser roteada.

 

Chat Sub-Produto:  Para inserir mensagem, selecionar Produto/Material, incluir mensagem e Novo colaborador com responsabilidade pela execução da atividade.

Nota: O colaborador que criou o Desenvolvimento de Produtos é o responsável por iniciar o Chat.

Mensagem: Campo texto, com a descrição da atividade a ser realizada.

Novo Responsável: Apresenta o novo responsável pela execução da atividade.

Grava a mensagem no Chat  registrando o texto, data, hora e o novo Responsável, e envia automaticamente E-mail ao Responsável

 

Responsável Atual: Apresenta o responsável da atividade.

Texto: Descrição da atividade a ser realizada, indicada no campo Mensagem.

Produto/Material: Apresenta o Produto/Material  para o qual a mensagem foi incluída.

Data / Hora: Apresenta a data e hora da mensagem.

Novo Responsável Atual: Apresenta o novo responsável pela execução da atividade

 

Botão - permite abrir Sub Produto Desenvolvimento

 


Tela Ferramentas (C)

 

Obs.:

Serão importados os registros existentes no Registro de Orçamentos - Processos,  podendo ser incluído ou excluídos novos registros.

 

Orçamento:Numero do Orçamento que será desenvolvido.

Proposta: Numero da Proposta Aprovada.

Ferramental:

Produto: Código do novo Produto Aprovado a ser Desenvolvido. Previamente cadastrado no G Quality.

Ferramenta:

Dispositivo: Instrumento utilizado.

Responsável: Colaborador responsável pelo ferramental.

Desenho: Campo texto informado pelo usuário.

Tipo Ferramental: Cadastro de Tipo de máquinas.

C. Orçado: Custo orçado para o ferramental.

C. Real: Custo real do ferramental.

Fornecedor: Selecionar o fornecedor que esta com o ferramental.

 

PROJETO:

    Previsto: Data de previsão do projeto do ferramental.

    Realizado: Data real que finalizou o projeto do ferramental.

 

CONSTRUÇÃO:

    Previsto: Data de previsão para construir o Ferramental.

    Realizado: Data real da construção do Ferramental.

 

OS Genesis: Numero da Ordem de Serviço no sistema Genesis.

 

Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos.

Permite abrir desenho do produto, desde que indicado no cadastro do produto.

Envia E-mail das tarefas.

 

Tarefas:

Tarefas: Seqüência definida pelo usuário.

Descrição: Descrição da tarefa a ser realizada (50 caracteres).

Responsável: Responsável  principal da tarefa.

Nota::

É o primeiro a começar a fazer o roteamento da tarefa e o único com permissão para fechar a tarefa.

Responsável Atual: Responsável  atual pela tarefa.

Nota:

Este campo é atualizado quando o mesmo faz o roteamento da tarefa para outro colaborador.

Prazo: Prazo para o fim da tarefa.

Fechado: Se assinalado, indica que a tarefa foi finalizada.

Nota:

Uma vez encerrada a tarefa não poderá mais ser reaberta.

 

Status Ferramental

Descrição:

%:

Revisão:

 

Chat Ferramentas:  Para inserir mensagem, selecionar Equipamento, incluir mensagem e Novo colaborador com responsabilidade pela execução da atividade.

Nota:

O colaborador que criou o Desenvolvimento de Produtos é o responsável por iniciar o Chat.

 

Campos do Chat:

Equipamento: Apresenta o Equipamento  para o qual será incluído a mensagem.

Responsável Atual: Responsável atual da tarefa.

Texto: Campo texto, com a descrição da atividade a ser realizada.

Data / Hora: Registro da data e hora da mensagem.

Novo Responsável: Indicar o responsável pela execução da atividade.

Grava a mensagem no Chat  registrando o texto, data, hora e o novo Responsável, e envia automaticamente E-mail ao Responsável

 

Tela PPAP (C)

Para maiores detalhes sobre a tela  vide PPAP do Produto


Modelo Relatório de Desenvolvimento

 

 

Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.