Objetivo: A tela acima permite incluir, alterar ou excluir os orçamentos de novos produtos. Esta auxilia nas etapas de desenvolvimento de um novo produto, contribuindo na engenharia do produto (materiais, especificações, processos e ferramentaria) e nas etapas de comprovação dos requisitos na análise crítica. Caso o orçamento seja aprovado, é possível criar um novo produto a partir desta tela, importando todas as características já cadastradas deste produto.
Acesso: Orçamentos / Orçamentos
Filtros:
Orçamento: Numeração progressiva gerada pelo sistema.
Rev: Número da revisão deste orçamento, caso seja modificado após sua criação.
Registro: Data de registro do orçamento.
Desenho: Indicar o número do desenho.
Situação: Situação do orçamento, preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com as etapas já concluídas.
Aberto: O orçamento foi aberto e esta aguardando a análise crítica.
A.C. OK: Aprovado pela análise crítica.
A.C. NÃO OK: A análise crítica não foi aprovada.
Cotação Aprovada: Aprovada a cotação.
Proposta Enviada: Proposta enviada ao cliente aguardando aprovação.
Proposta Aprovada: Proposta aprovada pelo cliente.
Proposta Perdida: Proposta rejeitada pelo cliente.
Cliente: Para qual cliente este produto será desenvolvido.
Rev: Número da revisão deste desenho.
Data: Data da inserção do desenho.
Contato: Indicar nome do contato na empresa selecionando na barra de rolagem , este contato deve estar cadastrado previamente na aba contatos dentro do registro de clientes (Cadastros / Gerais / Clientes).
Telefone: Ao indicar o contato, o telefone será exibido automaticamente.
E-mail: Ao indicar o contato, o e-mail será exibido automaticamente.
Grupo: Selecionar na barra de rolagem em qual grupo de produtos este novo produto será inserido, dos grupos cadastrados em Cadastros / Produtos / Grupos.
Representante: Indicar o representante responsável pelo cliente, daqueles cadastrados em Cadastros / Gerais / Representantes.
Produto: Indicar o nome do novo produto.
Unidade: Selecionar a unidade de medido deste produto.
Quantidade: Definir as quantidades a serem orçadas, as mesmas serão apresentadas nesta tela e na aba cotação. Esta opção serve para verificar quanto é o custo unitário de cada produto para cada quantidade produzida, uma vez que os custos fixos (setup de máquina, custos indiretos fixos) são diluídos em grandes quantidades produzidas. Apresenta o numero com casas decimais, conforme indicado em Unidades de Medida.
Conjunto: Caso um produto seja composto por vários outros produtos e seu preço é determinado pelo preço individual de cada um deles isoladamente, este é denominado conjunto e a opção deve ser selecionada . Se o produto for um componente de um conjunto, cadastrar o orçamento do conjunto primeiro e no momento de inserir o componente selecionar na barra de rolagem o nome do conjunto ao qual pertence. Esta opção é útil pois o sistema forma os custos do produto final (conjunto) automaticamente.
OBS.: A opção conjunto apenas deve ser selecionada nestes casos, senão deve-se deixar o campo em branco. Note que um conjunto é formado por produtos e estes por materiais (componentes). Um conjunto apenas existe se as características, as etapas do processamento e os custos se determinarem pela soma de um grupo de produtos.
Qtd: Quantidade do componente utilizado no conjunto.
Arquivo: Indicar arquivo (desenho) pelo botão e ao clicar em , este será visualizado rapidamente. Poderá ser adicionado um arquivo pelo GED, conforme abaixo.
Nota:
A exclusão do orçamento, somente é permitido quando não existe Propostas com este orçamento.
Botões / Campos
Acesso a pasta GED (Gestão Eletrônica de Documentos) para armazenar documentos relativos a este orçamento.
Acesso ao cadastro de clientes, em Cadastros / Gerais / Clientes.
Acesso a propostas a fim de elaborar uma proposta, em Orçamentos / Propostas.
Acesso a Liberação para Desenvolvimento de Produtos.
Acesso ao orçamento selecionado na grade de Sub-Conjuntos.
Gera PDF do Orçamento.
Apresenta as Propostas com este Orçamento.
Cria / Acesso Produto.
Duplica Orçamentos.
Código do produto orçado.
Quantidade aprovada pela proposta, importado automaticamente da proposta em Orçamentos / Propostas.
Após aprovada a proposta pelo cliente, este botão fica habilitado e acessa a Liberação para Desenvolvimento de Amostra:
Após aprovada a proposta pelo cliente, este botão fica habilitado e acessa o cadastro de produtos, importando todos os dados como materiais e processos, apenas necessitando inserir o código do produto e o tipo. Para mais informações, acessar Cadastros / Gerais / Produtos.
Prossegue a operação
Cancela a operação.
Aba Análise Crítica
Tipo: Ao indicar o tipo de análise critica cadastrada em Orçamentos / Cadastros / Análise Crítica, os itens serão exibidos automaticamente.
Aprovar Tudo: Se clicar neste botão, todos os requisitos da analise crítica mudam para a resposta sim.
Aprovada: Se todos os requisitos forem verificados, ao clicar neste botão a análise crítica será aprovada e a situação do orçamento será A.C. OK.
Rejeitada: Este botão rejeita a análise crítica e a situação do orçamento será A.C. NÃO OK.
Seq: Numeração progressiva seqüencial.
Item: Descrição dos itens que compõe a análise.
Resposta: Se este requisito for verificado, clicar em SIM.
Observação: Adicionar alguma observação caso desejado.
A.C. Aprovada: Nome do colaborador (aquele que estiver logado) que aprovou a análise crítica.
Em: Data da aprovação da análise crítica.
Aba Especificação
Tipo: Ao indicar o tipo de especificação cadastrado em Orçamentos / Cadastros / Especificações, os itens da especificação serão exibidos automaticamente.
Seq: Numeração progressiva seqüencial.
Dimensões: Apresenta Cadastros / Produtos / Ensaios/Características.
Nota:
Quando a dimensão a ser controlada for de um produto, corresponde a um ensaio, e quando for de um material, é uma característica.
Valor / Fórmula: Caso a dimensão for um valor numérico, digitar as dimensões e as que forem fórmula serão calculadas automaticamente.
Atualiza a especificação segundo as novas formulas da especificação.
Seq: Numeração progressiva seqüencial.
Código: Selecionar o código do material que compõem o produto. Todos os materiais que compõe o produto devem estar cadastrados em Cadastros / Produtos / Materiais.
Descrição: Descrição do material. Ao indicar o código do material, sua descrição será exibida automaticamente.
UN: Unidade de Medida. Ao indicar o código do material, sua unidade será exibida automaticamente.
Quant.: Quantidade do Material. Indicar a quantidade do material para produzir uma unidade do produto.
Fornecedor: Selecionar o fornecedor deste produto, que deve estar cadastrado como fornecedor deste material em Cadastros / Produtos / Materiais.
Custo: Ao indicar o fornecedor, o custo será importando automaticamente.
C. Total: Custo Total. O sistema calcula automaticamente por meio da multiplicação da quantidade pelo custo.
Sub-Conjuntos:
Seq: Numeração progressiva seqüência.
Desenho: Numero do desenho do sub conjunto.
Rev: Numero da revisão do desenho.
Produto: Indicação do produto (sub conjunto).
Qtd.: Quantidade do produto.
Custo:
Ferramental: Valor do ferramental.
Orçamento: Numero do orçamento.
Abre o orçamento selecionado do produto "pai".
Abre o orçamento selecionado na grade de sub conjuntos.
Seq: Seqüência do registro,
Observação: Inserir observação caso desejado.
Custo Hora: Valor do custo hora.
Setup: Quantidade de setup.
Prod / H: Produção por hora.
Unid: Unidade de medida.
Custo Unit.: Valor de custo unitário.
Modelo Relatório: Orçamento
Aba Ferramentas
Grade 1: Permitido inserir, alterar ou excluir registros
Seq: Seqüência do registro,
R$: Quando desmarcado, os custos serão computados nos campos do Cliente, e quando marcado, os custos serão computados nos campos da Empresa.
Quant.: Quantidade do produto.
UT: Indicar a Unidade de Trabalho na qual será realizada.
Tipo Ferramental: Cadastro de Tipo de máquinas
Observação: Inserir Observação caso desejado.
Grade 2: Informações fixas para cada registro da grade 1, os valores são trazidos da tela de parâmetros em Utilitários / Configuração / Parâmetros.
Operação: Seqüência do registro,
Valor H.: Valor por hora.
Tempo.: Tempo de trabalho.
Total: Valor total.
Ferramentas Cliente:
Qtd. Ferramentas: Indicar a quantidade de ferramentas onde o custo será repassado ao Cliente.
Projetos: Total custo de projeto.
Montagem: Total custo de montagem.
Usinagem: Total Custo de usinagem.
Terceiros: Total custo de terceiros.
Total Custo Operações: Soma dos totais de projetos, montagem. usinagem e terceiros.
Custo Manutenção: Valor de manutenção.
Lote Amortização: Quantidade de lotes necessários para amortização do custo total do ferramental.
Valor Amortização: Valor amortizado do ferramental por lote.
Ferramentas Empresa:
Qtd. Ferramentas: Indicar a quantidade de ferramentas onde o custo será absorvido pela Empresa.
Projetos: Total Custo de projeto.
Montagem: Total Custo de montagem.
Usinagem: Total Custo de usinagem.
Terceiros: Total Custo de terceiros.
Total Custo Operações: Soma dos totais de projetos, montagem, usinagem e terceiros.
Aba Observação
Interna: Campo para incluir observação ao orçamento caso desejado.
Markup: Indicar o Markup que será utilizado como base para o cálculo dos custos e definição dos lucros, daqueles cadastrados em Orçamentos / Cadastros / Markups.
Fator: Caso necessário, inserir um fator que irá incidir sobre o custo.
Aprova: Este botão aprova a cotação para que posteriormente a proposta possa ser enviada ao cliente.
Cotação Aprovada: Nome do colaborador (usuário logado) que aprovou a cotação.
Em: Data de aprovação da cotação.
Incluir registro: Para incluir um novo registro clique em adicionar posteriormente, preencher os campos e clicar em salvar . Para mais informações sobre as operações básicas do G-Quality, entre nos conceitos básicos.