Objetivo - Transferir materiais requisitados para a produção de OPs. Esta função permite transferir individualmente materiais para as OPs, além de repor perdas de produção e também transferir materiais não previstos para produção. Normalmente, a transferência consolidada de materiais para as OPs é feita por meio da opção Setores. A opção código de barras marcada define outra tela de transferência.
Os materiais podem possuir fornecedores homologados ou não.
Acesso - Industrial / Produção / Transferências / Individual / Padrão
Campos
OP N.: Número da OP requisitante
Setor: Setor de produção. O setor do cadastro do produto é sugerido neste campo, caso em branco, é sugerido o primeiro setor do roteiro de produção.
Componente: Material requisitado na Ordem de Produção (OP).
Quantidade: Unidades requisitadas na Ordem de Produção (OP).
Lote N°: Indicar o lote existente para a quantidade a ser transferida, quando marcado parâmetro Industrial - Lote em Processo e item pertencente a Grupo de Estoque com controle de lote.
Nota:
Permite a indicação do numero do lote ou branco (conceito Fifo)
1. Indicação do número do Lote:
a) Consultar o saldo e lote existente na Posição de Estoques.
b) Não existindo saldo de um lote que atenda a necessidade da OP, realizar diversas transferências de quantidades e lotes para totalizar a necessidade da OP.
c) Não permite transferir quantidade maior que o saldo existente para o lote, apresenta mensagem.
2. Quando não indicado o numero do lote (em branco):
Para atender a quantidade a ser transferida, será verificado os lotes existentes, considerando o conceito FIFO, realiza a transferência e indica as quantidades e lotes nos relatórios de processo.
Observações
1. Após a transferência, a situação da OP é alterada para "Produção"
2. Nas transferências de quantidades iguais ou menores que o necessário para atender a OP, as quantidades transferidas são baixadas do estoque com operação SP (Saídas p/ Produção), e descontadas da reserva da OP.
3. Nas transferências de reposição, quando a quantidade total do componente já foi transferida para a OP, o sistema emite a mensagem:
Caso seja confirmada a transferência, as baixas no estoque serão efetuadas com operação SR (Saídas de Reposição). Nos relatórios de movimentação dos estoques todas as requisições SR podem ser agrupadas e analisadas conjuntamente como desvios do planejamento ou não conformidades.
4. Quando selecionado a opção Manual ou Menor em Suprimentos - Controle de Lote, na confirmação da transferência e solicitado a indicação do lote, local do item a ser transferido.
5. Quando indicado componentes com fornecedores homologados na estrutura de engenharia, permite para a OP a transferência do estoque de componentes para o Processo, observando:
a) Componente sem Fornecedor HOMOLOGADO
Para a transferência do componente sem fornecedor homologado, indicar OP n⁰, Setor, código do componente, quantidade e não indicar o número do lote do componente.
Neste caso, será validada a quantidade para atender a quantidade total indicada, não existindo o total da quantidade indicada apresentar mensagem “Saldo Insuficiente”.
Existindo saldo, transferir a quantidade obedecendo o FIFO entre os lotes / fornecedores.
b) Componente com Fornecedor HOMOLOGADO
Para a transferência do componente com fornecedor(es) homologado(s), indicar OP n⁰, Setor, código do componente e a quantidade. Não indicar do número do lote.
Será validado a quantidade para atender a quantidade a ser transferida, não existindo o total da quantidade indicada apresentar mensagem “Saldo Insuficiente”
Existindo saldo, transferir a quantidade obedecendo o FIFO entre os fornecedores homologados do componente.
C) Transferir Componente de Fornecedor NÃO HOMOLOGADO, quando o componente tem fornecedor Homologado
Será obrigatório a indicação do número do lote, e a indicação da OP n⁰, Setor, código do componente e a quantidade.
A quantidade será validada, não existindo para o lote indicado a quantidade mencionada para a transferência, apresentar mensagem “Saldo Insuficiente”.
O usuário poderá transferir o mesmo componente utilizando o saldo de diversos lotes do mesmo fornecedor ou de outro fornecedor, até totalizar a quantidade necessária da OP.
O usuário deverá se atentar com o número do lote / FIFO das quantidades existentes em estoque, quando da indicação do número do lote.
6. Quando finalizado a operação de transferência apresentar a mensagem “Componente baixado e transferido para processo".
Não existindo saldo apresenta a mensagem:
As quantidades transferidas em todas as situações acima, serão consideradas nos relatórios de processo (Setores, Materiais em Processo e Movimentação)