Objetivo - Calcular as necessidades de compras e produção para atender os produtos registrados no plano mestre de produção e seus componentes. O plano mestre é preparado para atender pedidos de venda e opcionalmente reposição de estoques.
Acesso - Industrial / Planejamento / Cálculo MRP. O acesso pode ser configurado por parâmetro: Básico
O MRP "Manufacturing Resource Planning" é uma metodologia utilizada para efetuar o planejamento e controle da produção. O Genesis utiliza a metodologia completa (MRP-II), isto é, planeja as necessidades de compras e produção, e também planeja a utilização das Unidades de Trabalho ou simplesmente "Carga de Máquinas" (CRP - Capacity Requirement Planning). Veja também a opção MRP Avançado.
Opções
Datas Necessidades: Quando marcada, o cálculo de necessidade considera as datas de entregas dos produtos registrados no plano mestre. Quando desmarcado, o cálculo não considera as data de entrega, só planeja as quantidades necessárias para entrega imediata e assume capacidade de produção infinita.
Lotes Produção: Determina se a quantidade necessária planejada para produção, visível no relatório Requisições de Materiais deve considerar o lote de produção padrão ou múltiplo, ou não.
Reposição Estoques: Calcula a necessidade de compras e produção para atender a demanda do plano mestre mais as quantidades necessárias para repor os estoques ao nível máximo de todos os itens envolvidos no planejamento.
Capacidade Finita: Quando marcada, o MRP considera a capacidade registrada de cada Unidade de Trabalho. Neste caso, quando a capacidade do dia é atingida, o Genesis aloca para o dia anterior. Quando desmarcada, a capacidade de cada UT é infinita, isto é, a carga é alocada independente da capacidade. Neste caso, após o cálculo MRP, o Genesis informa os estouros que podem ter ocorrido nas UTs, ou seja, carga maior que capacidade.
Ciclo MRP
Um ciclo padrão de MRP, se inicia na área comercial, passa pelo PCP, compras, estoques e produção, e termina no faturamento e expedição. A seguir, 10 atividades básicas de um ciclo padrão.
1. Registro dos pedidos de vendas dos clientes
2. Importação dos pedidos de vendas para o Plano Mestre de Produção
3. Executar o cálculo de necessidades MRP
4. Analisar os materiais requisitados para atender os pedidos
5. Analisar a alocação das Unidades de Trabalho (CRP ou carga de máquinas)
6. Emitir requisições de compras e ordens de produção
7. Converter requisições de compras em pedidos de compras
8. Receber as compras com entrada automática nos estoques
9. Apontar a produção
10. Faturar o pedido e entregar o produto ao cliente
Acesso rápido ao relatório Requisições de Materiais
Acesso rápido ao relatório de Ocorrências do MRP.
Inicia o cálculo de necessidades MRP
Cancela a operação, não efetua o cálculo.