Objetivo - Gerar OPs individuais independentes do plano de produção calculado pelo MRP, com opção para atualização do carga máquina.
Acesso - Industrial / Programação / Ordens / OP Avulsa
Produto: Somente produtos com estruturas definidas são acessíveis para emissão de OPs.
Nota:
1. Não gera OP, para produtos "Interditados".
2. Os itens interditados são apresentados no Relatório Produtos Interditados/Desinterditados.
3. É possível desinterditar um item via Cadastro de Produtos.
L.Time: Quando marcado, considera os lead times nos cálculos das datas Inicio e Fim das OP´s e para OP´s emitidas marcado PI, mantém a mesma data em todas as OP´s.
Quantidade: Quantidade a produzir.
Nota:
Quando da abertura da OP manual para produto filho (intermediário ou semi-acabado), apresenta a quantidade do lote de produção - padrão ou múltiplo indicado.
OP N°: Numero seqüencial automático Genesis.
Início: Início data prevista para o início da OP.
Fim: Entrega data prevista para o fim da OP, é sugerida de acordo com a disponibilidade de materiais e pode ser alterada pelo usuário.
Pedido N.: Número do pedido de venda, opcional.
Nota:
Com o numero da venda indicado, caso a CFOP mencionada na venda, seja de Remessa, apresenta na impressão da OP a palavra "Remessa".
PI: Opção para gerar OP para todos os níveis da estrutura, usando o lead time do cadastro do produto, com opção de considerar somente dias úteis, para determinar a data inicio correta, partindo da data de entrega do produto, do nível mais baixo da estrutura para o nível mais alto (pai), considera somente dias úteis.
1. Quando desmarcado o L. Time a data Início e Fim das OPs intermediárias terão as mesmas datas de início e fim.
2. Quando marcado, só gera OP para todos os níveis da estrutura (intermediária), quando quantidade necessária do produto intermediário menor que o saldo do produto.
Cliente: Nome fantasia do cliente, opcional. O campo somente é habilitado quando N. Pedido não é informado (em branco)
Kanban: Identifica que a ordem de produção será gerada no sistema Kanban.
OP Máster: Número da OP principal para controle do "grupo" de OPs derivadas do produto. Este campo é recomendado quando Nível > 0 e é impresso em todas as OPs grupo. O botão azul gera o número automático no formato ssss-mm/aa (ssss = número seqüencial, mm = mês da emissão, aa = ano da emissão).
Lote Produção: Considera o Lote Padrão / Múltiplo, na OP nos níveis seguintes (filhos).
Carga máquina: Gera o carga máquinas quando marcado.
Após a confirmação é emitida a mensagem com o número das OPs emitidas.
Saldos: Opção para considerar ou não considerar o saldo existente dos produtos intermediários quando da emissão da OP avulsa.
Opção desmarcado, não considera o saldo dos produtos intermediários,
Opção marcado, considera o saldo dos produtos intermediários, gerando OP´s com as quantidades necessárias para atender o produto intermediário do nível superior da estrutura.
Nota:
Para OP´s geradas considerando itens de Origem D = Duplo (Comprado ou Fabricado), usado para produtos beneficiados, com a opção OP Máster considerando todos os níveis da estrutura (PI), será gerada OP para o item D como Cancelada.
Ordem de Produção - modelo padrão Flexsys
O impresso OP exibe o produto e a quantidade a fabricar, seus componentes com quantidades calculadas, e o roteiro de produção conforme modelo abaixo:
Na lista de "Material Necessário" são apresentados os componentes não virtuais. Os itens virtuais são omitidos, e seus componentes são apresentados.