GENESIS - Conceitos Básicos


Criação do banco de dados

Na primeira vez que esta aplicação é executada, o banco de dados onde as informações serão armazenadas ainda não existe. Por esta razão, nesta ocasião, será solicitada a entrada de um diretório onde será criado o banco de dados. Uma vez informado este diretório, esta aplicação cria automaticamente um banco de dados vazio, pronto para receber os dados a serem processados. Quando é criado este banco de dados, a aplicação cria também o arquivo de inicialização (.INI), no qual ela passa a manter gravadas todas as configurações, posições de janelas e diversas outras informações importantes, no decorrer da operação do sistema.


Entrada de senhas de acesso

Sempre que uma pessoa tentar executar a aplicação, será solicitada a entrada de duas informações: nome e senha do usuário. Essas duas informações, em conjunto, serão utilizadas para verificar se esta pessoa tem permissão para ativá-la e, em caso positivo, quais são as permissões a ele concedidas na aplicação, dentro do plano de senhas estabelecido.

   

Nota:

Não permite nome do usuário maior do que 15 caracteres, apresenta mensagem e fecha o sistema.
   


Manutenção de senhas e permissões

Qualquer usuário que estiver cadastrado no grupo ADMINISTRAÇÃO poderá fazer o cadastramento de novos grupos de trabalho, novos usuários, e ajustar permissões de usuários para tabelas e menus do sistema.

Criando um novo grupo de trabalho

Para criar novos grupos, a tela a seguir deverá ser utilizada, bastando apertar o botão de incluir , entrar com as informações solicitadas e clicar sobre o botão de gravação .

Controle de Acesso

Uma vez criado um novo grupo de trabalho, deve-se selecionar cada uma das tabelas do Genesis e designar as permissões que serão concedidas para este grupo. Posteriormente, os usuários cadastrados neste grupo assumem essas permissões. As permissões de acesso são controladas através das tabelas e menus.

Tabelas

Na guia Tabelas são definidas permissões para cada uma das tabelas da aplicação. As permissões são:

Menus

A guia Menus habilita e desabilita o acesso aos menus do sistema. Quando uma opção de menu é inibida, todas suas opções derivadas também são inibidas e não são visíveis para os usuários que não têm acesso. Além das opções de menus, as guias das telas de clientes, fornecedores, produtos, vendedores e transportadoras também podem desabilitadas por meio desta opção. Nestes casos as guias são visíveis mas não habilitadas.

Cadastrando um novo usuário em um grupo de trabalho

Ao cadastrar um usuário, se nome do usuário for maior que 15 caracteres, apos a indicação da senha de Entrada de Senha de Acesso,  apresenta mensagem de alerta e em seguida o sistema fecha automaticamente.

Sempre que um usuário é cadastrado dentro de um grupo de trabalho, ele assume as permissões concedidas ao grupo onde foi cadastrado. O cadastramento de novos usuários dentro de cada um dos grupos é feito pela tela a seguir:

Selecionar primeiramente o grupo em que o novo usuário será cadastrado. Em seguida, clicar sobre o botão de inclusão , entrar com as informações solicitadas e clicar sobre o botão de gravação , para salvar as informações.

Notas:

1. Para empresas que tenham muitos usuários no sistema indicamos usar Nome e Sobrenome para definir o usuário, uma forma seria colocar a primeira letra do nome + sobrenome, como exemplo acima Maria Silva fica MSILVA
2. Não permite nome do usuário maior do que 15 caracteres

Troca da senha de acesso

Qualquer categoria de usuário poderá trocar a sua senha de acesso, através da tela a seguir:


Tela principal do Genesis

Após informada a senha, a aplicação é carregada e irá apresentar uma janela semelhante à que aparece a seguir.

Toda a operação do sistema é feita através da barra de ferramentas existente nesta janela.

O sistema Genesis possui características MDI, ou interface de múltiplos documentos, significando que todas a demais janelas, com exceção das poucas janelas modais, ficam sempre contidas na mesma, podendo ser minimizadas, maximizadas e organizadas.


Barra de menus do Genesis

A barra de menu do Genesis é a maneira que o usuário dispõe de acessar todas as suas opções. Sua utilização é padrão Windows e depende das permissões definidas no controle de acesso. Todas as tarefas que o usuário pretenda executar, são acessíveis através da barra do menu suspenso, como por exemplo: Acessar o formulário de entrada de dados de uma determinada tabela para incluir registros nesta tabela, gravar os registros incluídos, etc.


Barra de ferramentas

A Barra de Ferramentas é uma maneira de acesso rápido às rotinas do Genesis, que são mais utilizadas pelo usuário. As funções da barra de ferramentas também aparecem na estrutura de menus do Genesis, e são colocadas nesta barra apenas para acelerar o acesso a elas.

Uma observação sobre a barra de ferramentas é que ela apresentará alguns botões habilitados e outros desabilitados ao clique do mouse, dependendo da situação e tipo do formulário que estiver em uso no momento.

Os botões, ou ícones, descritos a seguir, compõem a barra de ferramentas:




Teclas de controle de edição

As teclas listadas na tabela a seguir podem ser utilizadas para acessar algumas funções disponíveis na janela, independente de onde o cursor esteja posicionado.

Tecla F1 Equivale a clicar duas vezes sobre o botão de ajuda, ou seja, executa a rotina de ajuda on line da aplicação.
Tecla F10 Esta tecla pode ser utilizada para ativar ou desativar o menu
ALT+F4 Como em qualquer aplicação Windows, as teclas ALT + F4 (em conjunto) podem ser utilizadas para sair da aplicação ou fechar o formulário ativo
ALT Para acessar as opções do menu sem a utilização de mouse, pressione ALT (mantenha pressionado) e tecle a letra sublinhada da opção
TAB Serve para navegar entre os ícones na barra de ferramentas ou campos da janela de entrada de dados
SETAS As teclas de setas podem ser utilizadas para movimentar-se entre as opções do menu suspenso e/ou seus ítens
ENTER Uma vez selecionada uma opção do menu ou um botão da janela ativa, a tecla ENTER pode ser utilizada para executá-la

Durante o processo de digitação (inclusão ou modificação) de registros, existem teclas com funções especiais para a edição do campo que se está sendo digitado.

A tabela a seguir mostra algumas delas:

Teclas de edição

TECLA

FUNÇÃO QUE DESEMPENHA

Seta Esquerda Move o cursor uma posição para a esquerda
Seta Direita Move o cursor uma posição para a direita
HOME Move o cursor para o início do campo em edição
END Move o cursor para o último caracter digitado no campo em edição
BACKSPACE Apaga o caracter à esquerda do cursor
DEL Apaga o caracter à direita do cursor
ENTER Aceita o conteúdo digitado no campo
SHIFT + Seta Direita Seleciona uma parte do conteúdo digitado no campo para substitui-la por uma nova entrada de teclado
TAB Passa para o campo seguinte

Teclas de controle de edição em campos memo

TECLA

FUNÇÃO QUE DESEMPENHA

Seta Esquerda Move o cursor uma posição para a esquerda
Seta Direita Move o cursor uma posição para a direita
Seta Cima Move o cursor uma uma linha acima
Seta Baixo Move o cursor uma linha abaixo
HOME Move o cursor para o início da linha onde se encontra o cursor
END Move o cursor para o último caracter digitado na linha onde está o cursor
BACKSPACE Apaga o caracter à esquerda do cursor
DEL Apaga o caracter à direita do cursor
ENTER Aceita o conteúdo digitado no campo
SHIFT + Seta Direita Seleciona uma parte do conteúdo digitado no campo para substitui-la por uma nova entrada de teclado
TAB Passa para o campo seguinte

Incluindo registros

Para incluir um novo registro em uma tabela qualquer, primeiramente é necessário que você abra o formulário específico da tabela. Isto pode ser feito através da barra do menu. Posicione o ponteiro do mouse sobre a opção "Ferramentas", selecione o item correspondente ao formulário desejado e clique com o mouse.

Passo 1

A janela de dados correspondente será apresentada. Para inserir um novo registro siga um dos procedimentos abaixo:

Passo 2

Digite as informações solicitadas utilizando as teclas disponíveis para edição e inclusão de registros.

Passo 3

Após digitados os dados, é necessário gravar o registro no banco de dados para que o sistema possibilite a digitação de um próximo registro a ser incluído. Isto dever ser feito da seguinte forma:

Observar que durante a digitação dos dados, o foco após ser digitado o último campo do formulário, recai sobre o botão Gravar, desta maneira basta teclar ENTER que o registro será automaticamente gravado. Imediatamente após gravado o registro, o foco desta vez recai sobre o botão de Incluir, bastando o usuário teclar outro ENTER para que o próximo registro seja disponibilizado para inclusão. Esta facilidade agiliza bastante o processo de digitação dos dados, uma vez que ela dispensa praticamente o uso do mouse quando da inclusão de registros.


Alterando e excluindo registros

Alterando Registros

Para alterar um registro em uma tabela qualquer, primeiramente é necessário que você abra a janela da tabela que deseja alterar. Isto pode ser feito através do menu, selecionando-se a opção correspondente ao formulário.

A janela de dados correspondente será apresentada. Para alterar qualquer campo do formulário basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o campo e clicá-lo. Neste momento o campo fica disponível para qualquer alteração.

A partir do campo que está sendo digitado, pode-se utilizar as teclas ENTER ou TAB para deslocar o foco para os campos seguintes do formulário.

Após efetuadas as alterações deve-se pressionar o botão para efetivar a alteração do registro, ou o botão para recuperar o registro original anterior às alterações.

Quando da alteração de qualquer dado, provavelmente você terá a necessidade de procurar um determinado registro, ou até mesmo um grupo de registros para que possa promover as alterações desejadas, neste caso consulte os tópicos Filtrando informações e Procurando um registro respectivamente.

Excluindo Registros

Para excluir um registro na tela, localize o registro que deseja excluir e proceda da seguinte maneira:

O botão se apaga quando a exclusão não é permitida, no caso de registros dependentes do registro atual;


Operando com campo do tipo multimídia

Este tipo de campo é utilizado para armazenar informações especiais no banco de dados, tais como imagens de diversos formatos, clipes de vídeo, documentos texto, etc. Para acessar o menu de opções deste campo, basta clicar sobre o botão que estiver associado ao campo (caso exista) ou utilizando-se o botão direito do mouse para clicar sobre o campo.

A tabela a seguir lista as opções disponíveis no menu de operação deste campo:

Abrir Esta opção é utilizada para ativar o programa associado à mídia que está gravada no banco de dados. Este programa é então ativado e a mídia é carregada pelo mesmo, podendo ser editada e novamente gravada no banco de dados
Carregar mídia Esta opção serve para carregar uma nova mídia dentro do campo, para ser gravada no banco de dados
Digitalizar Esta opção estará disponível se um scanner estiver conectado ao micro. Serve para ativar o scanner e colocar a imagem no campo para ser gravado. As imagens adquiridas digitalmente podem ser de dois formatos: BMP ou JPG, com diversas compactações que podem ser selecionadas
Retirar mídia Esta opção serve para retirar uma mídia que esteja gravada no banco de dados, deixando o campo vazio
Imprimir Utilizar esta opção para enviar para a impressora, a mídia presente e gravada no campo
Exportar Esta opção serve para exportar a mídia gravada no banco de dados para um arquivo cujo nome é fornecido pelo usuário
Imagem parcial Esta opção serve para ver pacialmente a imagem, se for este o tipo de mídia que está gravada no campo. Mostra a imagem em seu tamanho natural porém, sem expandir o campo que a contém. Duas barras de rolagem são apresentadas, caso necessário, para permitir a rolagem de toda a imagem dentro do campo
Maximizar Esta opção apresenta a imagem no tamanho da janela que contém o campo. Se a opção de imagem parcial estiver marcada, as barras de rolagem continual a ser mostradas, caso necessário
Mostrar imagens Serve mostrar as imagens gravadas no banco de dados ou, apenas o ícone associado ao tipo de imagem gravada. Se as imagens gravadas no banco de dados têm tamanho considerável, a opção de não mostrar as imagens pode acelerar o processo de navegação na tabela.

Uma vez selecionada uma opção do menu ou um botão da janela ativa, a tecla ENTER pode ser utilizada para executá-la


Filtrando informações

O recurso de filtragem é bastante útil quando você deseja visualizar somente um grupo de determinados registros, para ter acesso a caixa de diálogo que permite o filtro.

Você deve clicar no ícone .

A seguinte janela será apresentada:

               

Para selecionar os registros que se deseja visualizar, seguir os seguintes passos:

O campo com o nome "Expressão que define o critério de seleção" é simplesmente demonstrativa e mostra como está sendo montada a expressão SQL que irá possibilitar a seleção dos registros.


Determinando a ordem de navegação nos registros

A ordem de apresentação de registros dentro de uma tabela é determinada pelo índice que a ela esteja associado no momento. O controle , existente na barra de ferramentas, contém a lista de índices possíveis para seleção e associação com a tabela que está sendo visualizada. É possível ainda, visualizar os registros na mesma ordem em que foram digitados na tabela, bastando para isto selecionar Nenhum, a partir da lista.

 O índice ativo também é usado na procura através do botão .


Navegando nos registros de uma tabela

A navegação sequencial de registros dentro do banco de dados da aplicação Genesis pode ser feita através de um dos recursos abaixo, inerentes a cada uma das opções:

Registro seguinte

Registro anterior

Primeiro registro

Último registro

O deslocamento nos registros obedecerá a ordenação de acordo com o índice selecionado.

Navegação dentro do filtro

Além da navegação seqüencial dentro de uma ordem específica, pode-se ainda estabelecer um filtro ou critério de seleção de registros e navegar somente nos registros que o atendam. Isto é possível através do controle existente na barra de ferramentas. Clicando-se nas setas, a navegação é feita registro a registro enquanto um clique nos intervalos abrange 1/10 do total de registros que estejam dentro do critério. Outra maneira de se posicionar no filtro é arrastando o marcador percentual para a posição desejada. Este tipo de navegação é totalmente independente da navegação sequencial, não estando necessariamente sincronizados. Esta possibilidade estará habilitada somente se um filtro for previamente definido.


Modos de visualização

Podemos visualizar os registros de uma tabela na forma de tela (um registro por vez); ou no formato grade, ou seja, vários registros podem ser visualizados de uma só vez.

Para alternar entre as duas formas clique sobre o botão . Este botão pode ter o seu ícone alterado de acordo com o tipo de visualização que pode ser selecionado.

Para alternar entre as duas formas selecione a opção de menu correspondente.


Procurando um registro

Existem duas formas para localizar um registro qualquer dentro da tabela:

  • basta clicar no botão que aparece a tela de procura pelo índice ativo com apresentação da janela abaixo:

  • acessar através do menu a opção Ferramentas / Procurar, ou ainda, teclar CTRL+P e a seguinte janela será será apresentada:

    O usuário deve selecionar o índice dentre aqueles listados na janela acima. No exemplo, foi selecionado o campo Código pessoa. O usuário deverá então clicar sobre um dos operadores e finalmente informar no campo Conteúdo o valor a ser localizado no campo.

    Clicar então sobre o botão de confirmação para iniciar a pesquisa.

    Obs: O operador padrão é o  >=  (maior ou igual), que seleciona o conteúdo digitado ou o seguinte, caso este não seja encontrado.


    Montagem de consultas

    Uma consulta é uma forma de visualizar registros de diversos arquivos de uma só vez, podendo ser estabelecido um filtro e/ou uma ordem especial. Após prepararmos uma determinada consulta podemos gravá-la para posterior visualização. Assim, vamos ver como operar com consultas:

    O acesso é feito pelas opções Utilitários / Banco de Dados / Consultas, que abre uma janela como a seguinte:

    Eliminando uma consulta já gravada

    Para eliminar uma consulta já gravada, retirando-a da lista, basta selecionar a consulta desejada e clicar sobre o botão .

    Visualizando uma consulta já existente

    Podemos selecioná-la e clicar sobre o primeiro botão. Uma vez, visualizando consulta podemos:

    Durante a visualização da consulta você pode utilizar o botão direito do mouse para ter acesso a um menu "popup" que possibilita as seguintes operações:

      O resultado da consulta é apresentado em forma de grade como a seguir

               

    Para exportar os dados desta consulta use a opção imprimir como as seguintes opções:

    Destino do relatório: Arquivo

    Formato: Texto (Asc II)

    Formato TXT:  Texto delimitado

     

  • Criando uma nova consulta

    Clique sobre o botão e a seguinte tela aparecerá:

    Os campos acima, devem ser preenchidos conforme os seguintes critérios.

    Nome da Consulta

    Informe o nome pelo qual esta consulta será identificada na relação de consultas gravadas;

    Campos a serem apresentados

     Agrupar por

    Podemos utilizar o recurso "Agrupar por" para criar um registro de resumo para cada grupo definido. Por exemplo, se você agrupar os registros de um arquivo contendo as "saídas de produtos" por código do produto, será mostrado apenas um registro para cada produto, contendo a totalização de todas as suas saidas.

    Ordenação

    Para especificar a ordenação da consulta siga os passos abaixo:

    Repita os três passos acima para selecionar quantos campos achar necessário. Para retirar um campo da ordenação siga os dois primeiros passos e seu nome será retirado da ordenação.

    Os Primeiros

    Pode-se especificar que sejam mostrados somente os primeiros "N" registros retornados por uma consulta, para tanto, siga os passos abaixo:

    Seleção de registros/união de tabelas

    Você pode selecionar uma das opções Criar Filtragem ou Unir Tabelas que serão habilitados para digitação de outras informações:

    Serve para que você possa selecionar um grupo ou conjunto de registros que você deseja visualizar, neste caso verificar tópico filtrando os dados.

    Unir Tabelas

    Deve ser utilizada sempre que você deseja comparar campos de duas tabelas, neste caso o campo "valor" será transformado em um caixa de listagem onde você poderá escolher qual campo de qual tabela será comparado.

    Se desejar recomeçar integralmente o estabelecimento do critério de seleção, clicar no botão de cancelamento.

    As informações que vão sendo mostradas na janela de criação de consultas são instruções de uma linguagem denominada SQL, sobre a qual o usuário não necessita em absoluto de ter conhecimento prévio, contendo diversos termos que podem ser consultados no glossário, caso seja desejado. O sistema GENESIS monta automaticamente esta expressão e a mostra apenas para servir de referência para o usuário saber quais tabelas e campos já selecionou para participar da consulta, bem como as ordenações e filtragens que tenha feito.

    O botão Concatena pode ser utilizado para efetuar comparações com os conectores "E" / "OU". Para salvar a consulta, após terminado de informar os dados necessários, clique sobre o botão e, finalmente, o botão limpa todas as informações já digitadas, permitindo que uma nova consulta seja elaborada.


    Emissão de relatórios

    Parar emitir os relatórios do sistema, acesse a opção correspondente através do menu. Uma janela conforme a seguir será apresentada:

           

    Neste exemplo o primeiro campo Mês/Ano de fechamento é próprio do relatório. Os outros campos são genéricos e estão presentes em todos os relatórios.

    Destino do relatório permite selecionar a impressão na tela, impressora, arquivo ou e-mail.

    Destino Arquivo:  Neste caso deve-se escolher o formato de saída (Html, Word, etc) e o nome do arquivo com respectiva pasta.

    Pode-se também selecionar o intervalo de páginas, o número de cópias e o tipo de impressão em modo gráfico ou texto.

    Os botões apresentados no canto direito da janela, de cima para baixo, possuem as seguintes finalidades:

    O campo denominado "Critério" é simplesmente demonstrativo e mostra como está sendo montada a expressão SQL que irá possibilitar a seleção dos registros, caso você tenha utilizado a opção de filtragem.


    Trabalhando com gráficos

    Durante a visualização de uma consulta ou trabalhando no formato grade, você pode selecionar colunas desta grade e traçar gráficos para serem visualizados, impressos ou gravados em disco, para posterior uso em outras aplicações.

    Vamos utilizar como exemplo a seguinte consulta, que será a visão que você terá em suas próprias telas de consulta:

    Para traçar por exemplo, um gráfico do preço de custo versus o preço indexado, você deve fazer o seguinte:

    1. selecione a coluna "Código", clicando com o mouse sobre área do título da coluna;
    2. clique em seguida com o botão direito do mouse para ter acesso ao menu "popup" e escolha a opção "Apagar colunas". Note que a coluna foi apagada da sua consulta (na verdade ela existe mas deixou de ser visível para você).
    3. selecione as colunas "Descrição", "Preço de custo" e "Preço indexado" segurando o mouse na região do título da coluna "Descrição" e arrastando-o para até a coluna "Preco indexado".

    Sua consulta deverá ficar parecida com a seguinte tela:

    Após selecionadas as colunas use a opção Ferramentas / Grafar ou Ctrl G, e o gráfico será apresentado como a seguir: 

    Alterando a forma de visualização do Gráfico

    Com o mouse posicionado em qualquer região do gráfico, clique com o botão direito, que será apresentada a tela a seguir, na qual você poderá alterar a forma de visualizar o seu gráfico.

    Altere todos os dados que achar conveniente, como por exemplo o "tipo do gráfico" (no campo"Tipo do Gráfico"), altere o título do gráfico e o que mais se fizer necessário. Ao retornar, após confirmação, o gráfico mostrado assumirá as características aqui configuradas.


    Reparação do banco de dados

    A rotina de reparação do banco de dados somente está disponível para o supervisor do sistema e pode ser acionada pelo menu:

  • selecione Utilitários / Reparação do BD
  • Esta operação deverá ser efetuada com todas as janelas de dados fechadas, ou seja, não deve está sendo acessado no momento nenhuma tabela da aplicação.

    No caso do sistema estar rodando em ambiente multi-usuário, nenhum usuário deverá estar acessando o banco de dados no momento da execução desta rotina.

    Esta rotina irá tentar reparar o banco de dados de qualquer possível corrupção causada por uma gravação incompleta. Isto pode ocorrer quando a aplicação é fechada inesperadamente por falta de energia ou problemas no seu computador.

    A rotina de reparação tenta também validar todas as tabelas e índices do sistema. Qualquer dado que não possa ser reparado será eliminado do banco de dados.

    Como você está percebendo, esta operação é muito delicada e algumas vezes pode ser problemático o seu uso, dependendo da gravidade do problema no banco de dados. O ideal, é você ter sempre atualizado um backup dos seus dados, para o caso da rotina de reparação não conseguir executar perfeitamente a reparação do banco de dados.


    Obtendo informações sobre o banco de dados

    A estrutura do banco de dados do Genesis pode ser vista selecionando-se a opção do menu Utilitários / Banco de Dados / Informações