Transformação Automática (TA)


Objetivo - Efetuar compra de itens que serão entregues montados com componentes previamente enviados para industrialização. O pedido de compra é enviado para o produto montado, com preço dos componentes comprados e custo de montagem zero. No exemplo abaixo, o pedido de compra é enviado p/ o item A com remessa do C, o fornecedor vende o item B, retorna o C e entrega o item A.

Obs - TA é um processo de compra de materiais sem custo de serviço e industrialização é um processo de compra de serviços. Caso seja cobrado o serviço de montagem, deve ser efetuado o processo normal de industrialização, observando que a entrada do produto comprado deve ser efetuada antes da industrialização.


Engenharia

 

A Produto Montado  (origem D - beneficiado externamente)

        B Item Comprado (origem C c/ transformação automática)

        C Item enviado para industrialização (origem qualquer)

 


Cadastro de Produtos

 

O produto montado deve ter lead time informado, custo de montagem (custo do processo) zero e setor de inspeção de recebimento opcional.

 

O item comprado que será transformado, como o item B no exemplo, deve ser identificado com o flag Transformação (TA),

deve ter lead time igual a zero e não deve ter setor de inspeção informado, pois a inspeção se houver, será realizada no produto montado (A).

 


Requisições de Compra

 

As requisições de materiais são planejadas pelo PCP (MRP) para todos itens (A, B e C), porém são emitidas somente para os itens não identificados como TA (A e C).

 


Pedidos de Compra

 

O pedido de compra é enviado para o produto montado (A) com preço unitário do item comprado (B). O Genesis gera pedidos de remessa (faturamento) para os itens necessários à transformação (C). O pedido deve ser identificado como auto transformação, caso contrário será considerado industrialização normal.

 


Estoques em Terceiros

 

Após efetuada a remessa via faturamento, os itens enviados são controlados no setor correspondente definido no cadastro, por meio do relatório de setores em processo.


Recebimento de Compra

 

No recebimento de compras, de pedidos identificados como TA, são efetuados os seguintes processos:

. Entradas no estoque dos componentes utilizados na transformação automática (B entra como item comprado e C entra como retorno de industrialização).

. Saídas do estoque dos mesmos componentes com operação SP (itens B e C)

. Entrada do produto acabado (produto A do exemplo) com custo de processo zero.

automaticamente pelo Gênesis, lançamentos de retornos dos itens remetidos para transformação.

 


Inspeção de Recebimento

 

Após a inspeção o produto montado pode ser transferido para o estoque ou devolvido para o fornecedor.