Objetivo - Efetuar movimentos no estoque independentes de transações comerciais automáticas, como compras e vendas. Esta função é habilitada para todos usuários e pode (ou deve) ser bloqueada pelo supervisor.
Acesso - Suprimentos/ Estoques / Movimentos / Movimentos
Filtro:
Período: Período dos movimentos que serão filtrados
Item: Item que será filtrado, campo em branco, corresponde a todos os itens do estoque.
Campos a preencher
Data: Data do movimento
Movimento: Número do movimento gerado pelo sistema
Operação: Operação de movimento de entrada (E) definida na tabela de operações do estoque. O Genesis mostra o nome da operação, o código E ou S identificando entrada ou saída e o código da operação, por exemplo, EP = Entrada de produção.
Nota:
As movimentações de saída deverão ser realizadas como Requisições de Saídas.
Item: Código do produto a ser movimentado. Após a digitação do código o Genesis mostra a situação do produto no estoque, exibindo o saldo atual, a quantidade pedida (pendente em compras), a quantidade reservada (empenhos de venda e produção), e o custo médio.
Nota:
Quando origem do produto for Beneficiamento (D), e operação de movimento seja RI (Retorno de Industrialização), atualiza o custo da entrada com o custo do material da engenharia + o custo do processo do produto, sendo o total apresentado no Relatório Formação de Preços.
Quantidade: Quantidade a movimentar expressa em unidades de medida. Operações como AI (Ajuste de Inventário) e AC (Ajuste de Custos) permitem quantidade = 0.
Nas operações de Ajustes de Custos (AC), deve-se digitar zero no campo quantidade e o novo custo médio no campo valor unitário.
Movimentos de Ajuste de Inventário (AI) são gerados através das divergências do inventário. Quando têm quantidades iguais a zero, significam que a contagem do inventário bateu com a quantidade em estoque no dia.
Valor Unitário: Valor unitário do movimento lançado no estoque, esta informação é trazida do cadastro de produtos custo de reposição e não é editável. Este valor pode atualizar o custo de reposição se o parâmetro estiver ativo. Caso seja necessário atualizar custo do produto, utilizar rotina de Ajuste de Estoque.
Documento: Número do documento que gerou o movimento. Este número é usado na rastreabilidade do produto.
Motivo: Campo texto com 20 posições, para indicar o motivo do movimento.
Nota:
Para empresas em que o campo obrigatório, quando motivo não indicado, apresenta a mensagem:
Cliente / Fornecedor: O movimento pode ser vinculado a um cliente ou fornecedor.
Campos Informativos
Lote: Informar o Lote N°. Campo obrigatório quando item pertencer a um Grupo de Estoque com Controle de Lotes.
Local: Informar o local de armazenamento, campo obrigatório quando item pertencer a Grupo de Estoque com Multilocais.
Grupo: Grupo de estoque ao qual o item pertence.
Saldo Atual: Saldo atual do item.
Custo médio: Custo médio do item.
Usuário: Usuário que realizou o ajuste.
Observações:
Os movimentos efetuados por meio desta opção podem ser vistos através do relatório de movimentos.
As entradas de compras (CO) ou produção (EP) baixam estoques em inspeção caso existam saldos dos produtos movimentados nestes setores.
O botão de exclusão só é habilitado para ajustes (Operações AI e AJ)
Controle de Acesso
O acesso à tela de ajustes pode ficar restrito somente aos usuários da administração. Usuários de outros grupos recebem a mensagem abaixo na confirmação:
Observações:
1. No campo 'Item' clicando no botão F11, a busca do produto é por código de barras.
2. Não permite inclusão se data do movimento de estoque, seja superior ou inferior ao parâmetro indicado em dias (xxx dias), apresenta mensagem.