Objetivo - Programar consultas para extrair informações do banco de dados (BD), utilizando a linguagem SQL (Structure Query Language). Esta opção é recomendada somente para usuários experientes que possuam conhecimentos de SQL.
Acesso - Utilitários / Banco de Dados / Consultas SQL / Construção
A inclusão de uma nova SQL será realizada através do botão inclusão - na barra de ferramentas.
Nome: Nome da consulta para futura referência no menu de consultas particulares.
Descrição: Texto para identificar resumidamente a consulta.
SQL: Instruções SQL. As principais instruções são apresentadas abaixo com as regras de uso. Os nomes dos campos referenciados nas instruções são apresentados na opção informação sobre o BD.
Exibe menu: Salva a consulta para uso posterior nas consultas particulares.
Visualiza consulta: Todos (padrão), Meu grupo (somente usuários do meu grupo), Pessoal (só para minha senha).
Botões
- Executa o comando SQL.
- Exporta a consulta para o Excel
- Exibe a consulta em formato BI.
Guia básico de referência das instruções SQL
Seleciona uma tabela do banco de dados para retornar a informação como um conjunto de registros (Record set).
Forma de uso:
SELECT [predicado { * | tabela.* | [tabela.]campo1 [AS alias1] [, [tabela.]campo2 [AS alias2] [, ...]]}
FROM expressãotabela [, ...] [IN bancodedadosexterno]
[WHERE... ]
[GROUP BY... ]
[HAVING... ]
[ORDER BY... ]
Predicado: ALL, DISTINCT, DISTINCTROW ou TOP. Restringe o número de registros que retornam. Se nenhum for especificado, o padrão será ALL.
* Especifica que todos os campos da tabela ou tabelas especificadas são selecionados.
tabela nome da tabela que contém os campos dos quais os registros são selecionados.
campo1, campo2 campos que serão apresentados na ordem listada.
alias1, alias2 nomes que serão usados como títulos de colunas em vez dos nomes originais das colunas da tabela.
expressãotabela nome da tabela ou tabelas contendo os dados que você quer recuperar. Pode ser utilizado um relacionamento de tabelas.
bancodedadosexterno nome do banco de dados que contém as tabelas em expressãotabela se não estiver no banco de dados atual.
Comentários
Para executar esta operação, o programa principal de banco de dados procura a tabela ou tabelas especificadas, extrai as colunas escolhidas, seleciona as linhas que satisfazem o critério e classifica ou agrupa as linhas resultantes na ordem especificada.
A instrução SELECT não muda os dados no banco de dados.
Você pode usar um asterisco (*) para selecionar todos os campos na tabela. O exemplo abaixo seleciona todos os campos na tabela Funcionários:
SELECT * FROM Funcionários;
Se o nome de um campo estiver incluído em mais de uma tabela na cláusula FROM, preceda-o com o nome da tabela e o operador . (ponto). No exemplo abaixo, o campo Departamento está nas tabelas Funcionários e Supervisores. A instrução SQL seleciona Departamento da tabela Funcionários e NomeSupv da tabela Supervisores:
SELECT Funcionários.Departamento, Supervisores.NomeSupv FROM Funcionários INNER JOIN Supervisores
WHERE Funcionários.Departamento = Supervisores.Departamento;
SELECT DataNasc AS Nasc FROM Funcionários;
Você pode usar outras cláusulas na instrução SELECT para restringir e organizar posteriormente os dados que retornam.
Outros exemplos
1. Seleção dos campos "Sobrenome" e "Nome" de todos os registros da tabela "Funcionários".
SELECT Sobrenome, Nome FROM Funcionários
2. Seleção de todos os campos da tabela "Funcionários".
SELECT Funcionários.* FROM Funcionários;
3. Conta clientes com código postal informado
SELECT Count(1) AS Tcp FROM Clientes WHERE [Código postal] <> ''
4. Seleção dos funcionários com aumento de salário de 10%. Não altera o valor original dos salários.
SELECT Sobrenome, Salário AS Atual, Salário * 1.1 AS Proposto FROM Funcionários;
5. Altera o título da coluna "Sobrenome" para "Nome". O título Salário é exibido no topo da coluna "Salário".
SELECT Sobrenome AS Nome, Salário FROM Funcionários;
6. Mostra o número de funcionários e os salários médio e máximo.
SELECT Count(1) AS [Total de Funcionários], Avg(Salário) AS [Salário Médio], Max(Salário) AS [Salário Máximo] FROM
Funcionários;
7. Mostra Sobrenome, "tem um salário de" e Salário.
SELECT Sobrenome, 'tem um salário de', Salário FROM Funcionários;
A cláusula WHERE filtra os dados do conjunto de registros extraídos do banco de dados através da instrução SELECT.
Exemplos:
1. Lista de nomes dos funcionários do departamento Vendas.
SELECT Nome FROM Funcionários Departamento = 'Vendas';
2. Lista de nomes dos funcionários que não pertencem ao departamento Compras.
SELECT Nome FROM Funcionários Departamento <> 'Compras';
GROUP BY agrupa os conjunto de registros utilizando um ou mais campos. Use a cláusula WHERE para excluir linhas que você não quer agrupar e use a cláusula HAVING para filtrar os registros após agrupados.
Todos os campos na lista SELECT devem ser incluídos na cláusula GROUP BY ou incluídos como argumentos em uma função SQL
Exemplos:
1. Lista de nomes de departamentos únicos e o número de funcionários em cada um destes departamentos.
SELECT Departamento, Count(1) AS [Nº funcionários] FROM Funcionários GROUP BY Departamento;
2. Lista títulos de funções com respectivas ocorrências no departamento vendas
SELECT Título, Count(1) AS Ocorrências FROM Funcionários WHERE Departamento = 'Vendas' GROUP BY Título;
3. Calcula o número de itens em estoque para cada combinação de número e cor do item.
SELECT Item, Sum(unidades) AS [Total Unidades] FROM ItensEmEstoque GROUP BY Item, Cor;
HAVING aplica um filtro ao conjunto de registros antes da apresentação. Depois que os registros são agrupados com GROUP BY, HAVING determina quais registros são exibidos:
SELECT CategoriaID, Sum(UnidadesNoEstoque) FROM Produtos GROUP BY CategoriaID
HAVING Sum(UnidadesNoEstoque) > 100 AND LIKE "BOS*";
Uma cláusula HAVING pode conter até 40 expressões vinculadas por operadores lógicos, como And ou Or.
Exemplos:
1. Seleciona os títulos de cargos do departamento de Produção atribuídos a mais de 50 funcionários.
SELECT Título, Count(1) FROM Funcionários WHERE Departamento = 'Produção' GROUP BY Título HAVING
Count(1) > 50;
2. Seleciona os departamentos que tenham mais de 100 funcionários.
SELECT Departamento, Count(1) FROM Funcionários GROUP BY Departamento HAVING
Count(1) > 100;
ORDER BY classifica o conjunto de registros em ordem ascendente (A a Z, 0 a 9) ou descentente (Z a A, 9 a 0). Quando for especificado mais de um campo, os registros são classificados pelo primeiro campo, e aqueles que tiverem valores iguais no primeiro campo são classificados segundo campo listado, e assim por diante. Os campos não podem ser do tipo Memo.
O exemplo abaixo classifica os nomes dos funcionários pelo sobrenome.
SELECT Sobrenome, Nome FROM Funcionários ORDER BY Sobrenome;
Para classificar em ordem descendente, adicione a palavra reservada DESC ao final de cada campo que você quiser classificar em ordem descendente. O exemplo abaixo seleciona salários e classifica os registros em ordem descendente de salário e para salários iguais, classifica os sobrenomes em ordem ascendente.
SELECT Sobrenome, Salário FROM Funcionários ORDER BY Salário DESC, Sobrenome;
Exemplos:
1. Ordena os registros pelo sobrenome, em ordem descendente (Z-A).
SELECT Sobrenome, Nome FROM Funcionários ORDER BY Sobrenome DESC;
2. Ordena, primeiro, por categoria ID e depois por nome do produto.
SELECT CategoriaID, ProdutoNome, PreçoUnit FROM Produtos ORDER BY CategoriaID, NomeProduto;
Adiciona um ou vários registros a uma tabela. Isto é referido como consulta anexação.
Consulta anexação de vários registros:
INSERT INTO destino [(campo1[, campo2[, ...]])]
SELECT [origem.]campo1[, campo2[, ...] FROM expressãodetabela
Consulta anexação de um único registro:
INSERT INTO destino [(campo1[, campo2[, ...]])]
VALUES (valor1[, valor2[, ...])
destino nome da tabela ou consulta em que os registros devem ser anexados.
origem nome da tabela ou consulta de onde os dados devem ser copiados.
campo1, campo2 nomes dos campos aos quais os dados devem ser anexados, se estiverem após um argumento destino ou os nomes dos campos dos quais se deve obter os dados, se estiverem após um argumento origem.
expressãodetabela nome da tabela ou tabelas das quais registros são inseridos. Este argumento pode ser um único nome de tabela ou uma combinação resultante de uma operação INNER JOIN, LEFT JOIN ou RIGHT JOIN ou de uma consulta gravada.
valor1, valor2 valores para inserir em campos específicos do novo registro. Cada valor é inserido no campo que corresponde à posição do valor na lista: Valor1 é inserido no campo1 do novo registro, valor2 no campo2 e assim por diante. Você deve separar os valores com uma vírgula e colocar os campos de textos entre aspas (" ").
Comentários
Você pode usar a instrução INSERT INTO para adicionar um único registro a uma tabela usando a sintaxe mostrada acima. Neste caso, seu código especifica o nome e o valor de cada campo do registro. Você precisa especificar cada um dos campos do registro para os quais um valor deve ser designado e um valor para este campo. Quando você não especifica cada campo, o valor padrão ou Null é inserido nas colunas omitidas. Os registros são adicionados no final da tabela.
Você também pode usar INSERT INTO para anexar um conjunto de registros de outra tabela ou consulta usando a cláusula SELECT ... FROM como é mostrado acima na sintaxe consulta anexação de vários registros. Neste caso, a cláusula SELECT especifica os campos para acrescentar à tabela destino especificada.
INSERT INTO é opcional, mas quando incluída, precede a instrução SELECT.
Se sua tabela de destino contém uma chave primária, você deve acrescentar valores únicos, não Null ao campo ou campos da chave primária.
Uma operação de consulta anexação copia os registros de uma ou mais tabelas em outra. As tabelas que contêm os registros que você anexa não são afetadas pela operação de consulta anexação.
Exemplo que seleciona todos os registros de uma tabela hipotética "Novos Clientes" e os adiciona à tabela "Clientes" (quando não são designadas colunas individuais, os nomes das colunas das tabelas SELECT devem corresponder exatamente aos da tabela INSERT INTO).
INSERT INTO Clientes SELECT [Novos Clientes].* FROM [Novos Clientes];
Exemplos:
1. Cria um novo registro na tabela "Funcionários"
INSERT INTO Funcionários (Nome,Sobrenome, Título) VALUES ("André", "Pereira", "Estagiário");
2. Seleciona todos os estagiários de uma tabela hipotética "Estagiários" que foram contratados há mais de 30 dias e adiciona seus registros à tabela "Funcionários".
INSERT INTO Funcionários SELECT Estagiários.* FROM Estagiários WHERE DataContrato < Now() - 30;
Cria uma consulta atualização que altera os valores dos campos em uma tabela especificada com base em critérios específicos.
UPDATE tabela SET campo = valornovo WHERE critério;
tabela nome da tabela cujos os dados você quer modificar.
campo nome do campo que terá o valor alterado.
valornovo expressão que determina o valor a ser inserido em um campo específico nos registros atualizados.
critério expressão que determina quais registros devem ser atualizados. Só os registros que satisfazem a expressão são atualizados.
Comentários
UPDATE é especialmente útil quando você quer alterar muitos registros ou quando os registros que você quer alterar estão em várias tabelas. Você pode alterar vários campos ao mesmo tempo. O exemplo abaixo aumenta o Valor do Pedido em 10 por cento e o valor do Frete em 3 por cento para embarques do Reino Unido:
UPDATE Pedidos SET ValorPedido = ValorPedido * 1.1, Frete = Frete * 1.03
WHERE PaísEmbarque = 'RU';
UPDATE não gera um conjunto de resultados. Se você quiser saber quais resultados serão alterados, examine primeiro os resultados da consulta seleção que use os mesmos critérios e então execute a consulta atualização.
Exemplos:
1. Muda os valores no campo "RelatórioPara" para 5 para todos os registros de funcionários que atualmente têm valores de RelatórioPara de 2.
UPDATE Funcionários SET RelatórioPara = 5 WHERE RelatórioPara = 2;
2. Aumenta o "PreçoUnit" de todos os produtos não suspensos do fornecedor 8 em 10 porcento.
UPDATE Produtos SET PreçoUnit = PreçoUnit * 1.1 WHERE FornecedorID = 8 AND Suspenso = No;
3. Reduz o PreçoUnit de todos os produtos não suspensos fornecidos pela Tokyo Traders em 5 porcento. As tabelas "Produtos" e "Fornecedores" têm uma relação um para vários.
UPDATE Fornecedores INNER JOIN Produtos ON Fornecedores.FornecedorID = Produtos.FornecedorID
SET PreçoUnit = PreçoUnit * .95 WHERE NomeEmpresa = 'Tokyo Traders' AND Suspenso = No;
Cria uma consulta exclusão que remove registros de uma ou mais tabelas da cláusula FROM com critério definido na cláusula WHERE. Uma consulta de exclusão exclui registros inteiros e não apenas dados em campos específicos. Se você quiser excluir valores de um campo específico, use a instrução Update para mudar os valores para Null.
DELETE [tabela.*] FROM tabela WHERE critério
tabela.* nome opcional da tabela da qual os registros são excluídos.
tabela nome da tabela da qual os registros são excluídos.
critério expressão que determina qual registro deve ser excluído.
Comentários
DELETE é especialmente útil quando você quer excluir muitos registros.
A estrutura da tabela e todas as propriedades da tabela, como atributos de campo e índices, permanecem intactos.
Você pode usar DELETE para remover registros de tabelas que estão integrados com outras tabelas. Operações de exclusão em cascata fazem com que os registros das tabelas integradas sejam também excluídos. Por exemplo, nas relações entre as tabelas Clientes e Pedidos, a exclusão de um Cliente faz com que os registros correspondentes em Pedidos sejam excluídos se a opção de exclusão em cascata for especificada.
Importante
Após remover os registros usando uma consulta exclusão, você não poderá desfazer a operação. Se quiser saber quais registros serão excluídos, use a instrução Select para examinar os resultados da seleção com o mesmo critério e então, execute a consulta exclusão. Mantenha os backups de seus dados. Se você excluir os registros errados, poderá recuperá-los a partir dos seus backups.
Exemplos:
1. Exclui todos os registros de funcionários cujo título seja Estagiário. Quando a cláusula FROM inclui apenas uma tabela, não é necessário indicar o nome da tabela na instrução DELETE.
DELETE *FROM Funcionários WHERE Título = 'Estagiário';
2. Exclui todos os registros de funcionários cujo título seja Estagiário e que também tenham um registro na tabela "FolhadePagamento". As tabelas "Funcionários" e "FolhadePagamento" têm uma relação um por um.
DELETE Funcionários.* FROM Funcionários INNER JOIN FolhaDePagamento ON
Funcionários.FuncionárioID = FolhadePagamento.FuncionárioID WHERE Funcionários.Título = 'Estagiário';
Uma subconsulta é uma instrução SELECT aninhada dentro de uma instrução SELECT, INSERT, DELETE ou UPDATE ou dentro de uma outra subconsulta.
Sintaxe
Você pode usar três formas de sintaxe para criar uma subconsulta:
comparação [ANY | ALL | SOME] (instruçãosql) expressão [NOT] IN (instruçãosql) [NOT] EXISTS (instruçãosql)
comparação expressão e um operador de comparação que compara a expressão com o resultado da subconsulta.
expressão expressão para a qual o resultado definido da subconsulta é procurado.
instruçãosqlt instrução SELECT de acordo com as mesmas regras e formato de qualquer outra instrução SELECT. Ela deve estar entre parênteses.
Comentários
Você pode usar uma subconsulta em vez de uma expressão na lista de campo de uma instrução SELECT ou em uma cláusula WHERE ou HAVING. Em uma subconsulta, você usa uma instrução SELECT para fornecer um conjunto de um ou mais valores específicos para avaliar as expressões das cláusulas WHERE ou HAVING.
Use o predicado ANY ou SOME, que são sinônimos, para recuperar registros na consulta principal que satisfaçam a comparação com quaisquer registros recuperados na subconsulta. O exemplo abaixo retorna todos os produtos cujo preço unitário é maior que o preço de qualquer produto vendido com um desconto de 25 por cento ou mais:
SELECT * FROM Produtos WHERE PreçoUnit > ANY
(SELECT PreçoUnit FROM PedidoDetalhes WHERE Desconto >= .25);
Use o predicado ALL para recuperar apenas os registros na consulta principal que satisfaçam a comparação com todos os registros recuperados na subconsulta. Se você mudou ANY para ALL no exemplo acima, a consulta retornaria apenas os produtos cujo preço unitário fosse maior que o de todos os produtos vendidos com um desconto de 25 por cento ou mais. Isto é muito mais restritivo.
Use o predicado IN para recuperar apenas os registros na consulta principal para os quais alguns registros na subconsulta contêm um valor igual. O exemplo abaixo retorna todos os produtos com um desconto de 25 por cento ou mais:
SELECT * FROM Produtos WHERE ProdutoID IN
(SELECT ProdutoID FROM PedidoDetalhes WHERE Desconto >= .25);
De maneira contrária, você pode usar NOT IN para recuperar apenas os registros na consulta principal para os quais não existam registros com valores iguais na subconsulta. Utilize o predicado EXISTS (com a palavra reservada NOT opcionalmente) em comparações true/false para determinar se a subconsulta retorna algum registro.
Você também pode usar aliases de nomes de tabelas em uma subconsulta para fazer referência a tabelas listadas em uma cláusula FROM fora da subconsulta.
Exemplos:
1. Retorna os nomes dos funcionários cujos salários sejam iguais ou superiores à média de salários de todos os funcionários na mesma função. Para a tabela Funcionários é dada o alias "T1":
SELECT Sobrenome, Nome, Título, Salário FROM Funcionários AS T1 WHERE Salário >= (SELECT Avg(Salário)
FROM Funcionários WHERE T1. T1.Título = Funcionários.Título) Order by Title;
No exemplo acima, a palavra reservada AS é opcional. Algumas subconsultas são aceitas em consultas de tabela cruzada especialmente como predicados (as da cláusula WHERE). Subconsultas como saída (as da lista SELECT) não são aceitas em tabelas de referência cruzada.
2. Lista o nome, título e salário de todos os representantes de vendas cujos salários sejam superiores aos de todos os gerentes e diretores.
SELECT Sobrenome, Nome, Título, Salário FROM Funcionários WHERE Título LIKE "*Repr Vendas*" AND Salário > ALL
(SELECT Salário FROM Funcionários WHERE (Título LIKE "*Gerente*") OR (Título LIKE "*Diretor*"));
3. Lista o nome e preço unitário de todos os produtos cujo preço unitário seja igual ao do Licor de Cacau.
SELECT NomeProduto, PreçoUnit FROM Produtos WHERE PreçoUnit = (SELECT PreçoUnit FROM [Produtos]
WHERE NomeProduto = "Licor de Cacau");
4. Lista a empresa e o contato de cada empresa de todos os clientes que fizeram pedidos no segundo trimestre de 1995.
SELECT NomeContato, NomeEmpresa, ContatoTítulo, Fone FROM Clientes WHERE ClienteID IN (SELECT ClienteID
FROM Pedidos WHERE DataPedido BETWEEN #1/04/95# AND #1/07/95#);
5. Lista os funcionários cujo salário seja maior que a média dos salários de todos os funcionários.
SELECT Sobrenome, Nome, Título, Salário FROM Funcionários T1 WHERE Salário >= (SELECT AVG(Salário) FROM
Funcionários WHERE Funcionários.Título = T1.Título) ORDER BY Título;
6. Seleciona o nome de todos os funcionários que tenham registrado pelo menos um pedido. Isto também poderia ser feito com INNER JOIN.
SELECT Nome, Sobrenome FROM Funcionários AS E WHERE EXISTS (SELECT * FROM Pedidos AS O
WHERE O.FuncionárioID = E.FuncionárioID);
7. Altera o campo Efetuado do arquivo de serviços para 2 caso o parecer técnico da Transferência seja diferente de nulo.
UPDATE servico SET efetuado = 2 WHERE numero_servico = ANY (SELECT servico.numero_servico FROM servico
INNER JOIN transferência ON (servico.numero_servico = transferência. numero_servico) AND (servico. ano_servico =
transferência.ano_servico) WHERE (((servico.efetuado) Is Null) AND ((transferência.parecer_tecnico) Is Not Null))
GROUP BY servico.numero_servico ORDER BY servico.numero_servico);
COUNT: Contador de ocorrências de um atributo
Exemplos:
1. Seleciona a quantidade de clientes cadastrados no banco de dados
SELECT COUNT(1) FROM Clientes;
2. Seleciona a quantidade de clientes do estado de São Paulo.
SELECT COUNT(1) FROM Clientes WHERE UF='SP'
MAX / MIN: Valores máximo / mínimo de um atributo
Exemplos:
1. Seleciona o maior valor de venda.
SELECT MAX([Valor da venda]) FROM Vendas;
2. Seleciona o menor valor de venda.
SELECT MIN([Valor da venda]) FROM Vendas;
SUM: Somador de valores de um atributo
Exemplos:
4. Seleciona o total de venda do mês 10/1900
SELECT SUM([Valor da venda]) FROM Vendas WHERE [Data da venda] >= Cdate('01/10/1900')
AND [Data da venda] <= Cdate('31/10/1900')
AVG: Média de valores de um atributo
Exemplos
4. Seleciona o valor médio das vendas mês 10/1900
SELECT AVG([Valor da venda]) FROM Vendas WHERE [Data da venda] >= Cdate('01/10/1900')
AND [Data da venda] <= Cdate('31/10/1900')
Relacionamentos de tabela Topo
A operação JOIN relaciona duas
tabelas através de colunas correspondentes nas tabelas do relacionamento.
A sintaxe é:
SELECT FROM tabela1 INNER JOIN tabela2 ON tabela1.col = tabela2.col
As duas colunas não precisam ser correspondidas com o operador igual, embora
este seja o método mais comum de correspondência de várias tabelas. Você pode
usar qualquer um dos operadores relacionais ( >,>=,<,<= e <>).
SELECT FROM tabela1 INNER JOIN tabela2 ON tabela1.col1 = tabela2.col1 AND
tabela1.col2 <> tabela2.col2
Tipos de relacionamentos:
INNER JOIN: Retorna todos os registros que possuem os mesmos valores nos campos
do relacionamento.
OUTER JOIN: Retorna todos os registros retornadas pela operação INNER JOIN, mais
os registros da tabela da esquerda ou da direita que não atendam à condição do
relacionamento.
INNER JOIN
Exemplos
1. Selecinar o nome do cliente e o número do pedido e do cliente.
SELECT Cliente.Nome, Pedido.Numero
FROM Cliente INNER JOIN Pedido ON Cliente.[Codigo cliente] = Pedido.[Codigo
cliente]
2. Selecionar o nome do funcionário e do departamento.
SELECT Funcionario.Nome, Departamento.Nome
FROM Funcionario INNER JOIN Departamento ON Funcionario.[Código departamento] =
Departamento.[Código departamento]
OUTER JOIN
Retorna todos os dados de uma tabela e mais os dados que atendem ao
relacionamento. Ou seja, queremos ver quais linhas de uma tabela estão
relacionadas com a outra tabela e quais as linhas não estão.
Tipos de OUTER JOIN:
LEFT OUTER JOIN: são incluidas todas as linhas da primeira tabela na expressão.
Exemplo:
1. Selecinar o nome do cliente e o número do pedido e do cliente. Caso um
cliente não tenha pedido, seu nome também será retornado.
SELECT Cliente.Nome, Pedido.Numero
FROM Cliente LEFT OUTER JOIN Pedido ON Cliente.[Codigo cliente] = Pedido.[Codigo
cliente]
RIGHT JOIN: são incluídas todas as linhas da segunda tabela na expressão.
Exemplo:
1. Selecionar o nome do funcionário e do departamento. Caso um departamento não
tenha funcionário, seu nome também será retornado.
SELECT Funcionario.Nome, Departamento.Nome
FROM Funcionario RIGHT OUTER JOIN Departamento ON Funcionario.[Código
departamento] = Departamento.[Código departamento]