Criação de Consultas


Objetivo - Extrair dados do banco do Genesis, por meio de consultas (views), para integração com outros softwares, do MS-Office,  por exemplo. Esta função é indicada para usuários experientes em SQL e pode ser usada para emissão de novos relatórios e etiquetas.


Procedimento - O Genesis executa os arquivos com extensão .GIC (Genesis Integrador de Consultas) que contém comandos SQL. A execução destes arquivos gera consultas (views). Com essas consultas o usuário pode emitir etiquetas em outros softwares aplicativos como o Microsoft Word, pode também gerar relatórios diversos mostrando os campos selecionados no banco de dados com instruções SQL.

Construção -  A construção de uma consulta no banco de dados por meio do (Genesis Integrador de Consultas) é feita a partir de um documento de texto (pode ser feita no Bloco de Notas) e dentro deste deverá estar o código SQL referente, este documento deve ser salvo com o formato .GIC dentro de uma pasta com o nome SQL, gravada na raiz onde se encontra o Banco de Dados (Genesis.mdb)

Estas consultas deixam o trabalho mais dinâmico, e possibilitam uma maior integração dos dados gravados pelo Genesis com outros softwares em geral.

Como Configurar uma nova consulta

Este é o código SQL criado no Access, neste existe a consulta pronta ao qual será exportada para o bloco de notas.

Agora que a consulta já está no bloco de notas devemos salvá-la com a extensão .GIC e gravá-la dentro de uma pasta SQL na raiz do Banco de dados.

Repare que a pasta SQL esta na mesma pasta que o banco.

Pronto podemos referenciar os campos em um documento de texto para a criação de etiquetas, rótulos, relatórios etc....