Manual de Backup dos sistemas Genesis, GQuality,  GenesisNfe4G e Recebedor-XML

 

É vital para a sua empresa que o backup seja feito diariamente, por este motivo criamos este manual para facilitar esta rotina diária que é tão importante.

Para um backup seguro indicamos que o mesmo seja guardado fora da sua empresa, hoje existem várias opções de armazenamento na Nuvem

As instruções abaixo, foram executadas no OneDrive (*)

 

  1. Backup automático do banco de dados e arquivos do sistema Genesis

Para automatizar o backup do banco de dados dos sistemas basta:

a)   Colocar o programa BackupGen.exe no iniciar do Windows (peça para seu técnico fazer ou siga instruções que estão no anexo 1.

Executar o programa BackupGen.exe e fazer a configuração

   

Backup SQL: Endereço onde o Genesis.exe está instalado no servidor (Ex: “C:\GENESIS SQL”).

 

Obs: Se você está na pasta "Z:\GENESIS SQL", lembre-se de que é apenas um atalho para o servidor onde o Genesis.exe e o Backupgen.exe estão instalados.

O caminho correto normalmente é “C:\GENESIS SQL”. O arquivo terá o final “.BAK” .

 

No Init: Caso marcado ele acumula os backups feitos anteriormente em somente um arquivo, caso desmarcado, o backup anterior será substituído pelo novo backup.

 

Obs: caso marcado, acaba deixando o seu backup grande à medida que vão sendo feitos novos backups, se você está fazendo o backup agendado conforme instruções deste manual, não tem necessidade de acumular os backups, então deixe esta opção desmarcada.

 

Local Backup: Caminho da pasta onde será armazenado o backup.

Como um exemplo de gravação na “Nuvem” colocamos na pasta do OneDrive (instalado anteriormente na maquina), pra ver o caminho basta abrir “Meu Computador”, e clicar sobre o OneDrive e escolher a pasta onde quer gravar seu backup, no caso seria a pasta “Backup Diário Genesis”

   

Depois de aberta a pasta, basta clicar na parte superior do explorer, vai mostrar a pasta onde deve ser armazenado o backup, basta copiar este caminho e colocar no “Local do backup”.

   

Nome Backup: Nome do arquivo zipado (.ZIP) que irá conter os dados do backup. O botão  ao lado mostra os caracteres especiais "coringa", usados para formar o nome do arquivo .ZIP.

   

Para backups diários indicamos o uso do %d.

Backup Sistema: Marque se quiser fazer o backup dos arquivos de sistema além do banco de dados.  Este caso é indicado marcar para trocas de versão e para backups esporádicos, não é necessário fazer o backup do sistema diariamente.

 

Backup GED: Marque se quiser fazer backup de todo o conteúdo das pastas configuradas no “Gestor Eletrônico de Documentos”. Cuidado com esta opção, pois dependendo da quantidade e tamanho de arquivos o seu backup pode ficar muito grande. Sendo necessário fazer um backup separado do banco de dados.

Agendamento: Marque opção “Agendar execução do Backup”, coloque a hora que deseja fazer o backup diário (importante que o computador que fará o backup esteja ligado nesta hora)

Selecione os dias da semana que deseja que o backup seja feito.

Após configuração faça um teste para garantir que está tudo ok, quando finalizar o sistema avisará conforme imagem abaixo

 

   

Abra a pasta onde gravou o backup e abra o arquivo “zipado” confira que o arquivo .bak (de banco de dados) está atualizado com a hora do backup executado.

 

   

2. Backup automático dos XMLs e arquivos de notas fiscais emitidas.

 

O GenesisNfe4G possui opção de fazer cópias de todos os arquivos enviados e recebidos da receita Federal, para isto basta configurar em Backup/ configurações automáticas.

 

Veja abaixo que configurei a mesma pasta do OneDrive para fazer a cópia do arquivo.

   

   

À medida que vai emitindo as notas a copia é feita automaticamente

OBS: após implantar esta função no sistema, é necessário copiar os arquivos já existentes na pasta do GenesisNfe4G para a pasta de backup

3. Backup do conteúdo da pasta dos executáveis para facilitar restauração em caso de panes.

É interessante que seja feito backup da pasta dos executáveis Genesis, GenesisNfe4g, Recebedor-XML, G-Quality, pelo menos uma vez por mês, assim a restauração total das informações do servidor fica muito mais fácil.

4. Backup do sistema GQuality é igual ao do Genesis (item 1. ) porém o nome do executável é BackupGQuality.exe

IMPORTANTE:

a)   Sempre verificar espaço onde os arquivos de backup estão sendo gravados e periodicamente fazer limpeza apagando backups mais antigos.

b)   Fazer testes de Recovery (Recuperação dos dados), criar uma pasta nova e restaurar os backups, verificar se todas as informações foram restauradas corretamente.

 

*  OneDrive - serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Pode ser contratado em https://onedrive.live.com/about/pt-BR/plans/.

O custo de armazenamento para até 50 GB é de R$ 7 por mês.

 


 

ANEXO 1 – COMO INICIAR PROGRAMAS AUTOMATICAMENTE NO WINDOWS

a)    Windows 7

Abra a pasta do Genesis e localize e copie o arquivo BackupGen.exe, clique no ícone do Windows da sua maquina e selecione todos os programas

   

Localize a pasta inicializar e clique com o botão direito, selecione abrir

   

Copie o arquivo na pasta que foi aberta e depois confira se o arquivo ficou no Inicializar

   

b)    Windows 10

Tecle CRTL+R, abrirá a caixa de executar no Windows, copie o seguinte caminho para a caixa de diálogo Executar e pressione Enter. 

%AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup

 

Abrirá a pasta Inicializar do Windows, basta colocar o executável lá dentro