É vital para a sua empresa que o backup seja feito diariamente, por este motivo criamos este manual para facilitar esta rotina diária que é tão importante.
Para um backup seguro indicamos que o mesmo seja guardado fora da sua empresa, hoje existem várias opções de armazenamento na Nuvem
As instruções abaixo, foram executadas no OneDrive (*)
Para automatizar o backup do banco de dados dos sistemas basta:
a) Colocar o programa BackupGen.exe no iniciar do Windows (peça para seu técnico fazer ou siga instruções que estão no anexo 1.
Executar o programa BackupGen.exe e fazer a configuração
Backup SQL: Endereço onde o Genesis.exe está instalado no servidor (Ex: “C:\GENESIS SQL”).
Obs: Se você está na pasta "Z:\GENESIS SQL", lembre-se de que é apenas um atalho para o servidor onde o Genesis.exe e o Backupgen.exe estão instalados.
O caminho correto normalmente é “C:\GENESIS SQL”. O arquivo terá o final “.BAK” .
No Init: Caso marcado ele acumula os backups feitos anteriormente em somente um arquivo, caso desmarcado, o backup anterior será substituído pelo novo backup.
Obs: caso marcado, acaba deixando o seu backup grande à medida que vão sendo feitos novos backups, se você está fazendo o backup agendado conforme instruções deste manual, não tem necessidade de acumular os backups, então deixe esta opção desmarcada.
Local Backup: Caminho da pasta onde será armazenado o backup.
Como um exemplo de gravação na “Nuvem” colocamos na pasta do OneDrive (instalado anteriormente na maquina), pra ver o caminho basta abrir “Meu Computador”, e clicar sobre o OneDrive e escolher a pasta onde quer gravar seu backup, no caso seria a pasta “Backup Diário Genesis”
Depois de aberta a pasta, basta clicar na parte superior do explorer, vai mostrar a pasta onde deve ser armazenado o backup, basta copiar este caminho e colocar no “Local do backup”.
Nome Backup: Nome do arquivo zipado (.ZIP) que irá conter os dados do backup. O botão ao lado mostra os caracteres especiais "coringa", usados para formar o nome do arquivo .ZIP.
Para backups diários indicamos o uso do %d.
Backup Sistema: Marque se quiser fazer o backup dos arquivos de sistema além do banco de dados. Este caso é indicado marcar para trocas de versão e para backups esporádicos, não é necessário fazer o backup do sistema diariamente.
Backup GED: Marque se quiser fazer backup de todo o conteúdo das pastas configuradas no “Gestor Eletrônico de Documentos”. Cuidado com esta opção, pois dependendo da quantidade e tamanho de arquivos o seu backup pode ficar muito grande. Sendo necessário fazer um backup separado do banco de dados.
Agendamento: Marque opção “Agendar execução do Backup”, coloque a hora que deseja fazer o backup diário (importante que o computador que fará o backup esteja ligado nesta hora)
Selecione os dias da semana que deseja que o backup seja feito.
Após configuração faça um teste para garantir que está tudo ok, quando finalizar o sistema avisará conforme imagem abaixo
Abra a pasta onde gravou o backup e abra o arquivo “zipado” confira que o arquivo .bak (de banco de dados) está atualizado com a hora do backup executado.
2. Backup automático dos XMLs e arquivos de notas fiscais emitidas.
O GenesisNfe4G possui opção de fazer cópias de todos os arquivos enviados e recebidos da receita Federal, para isto basta configurar em Backup/ configurações automáticas.
Veja abaixo que configurei a mesma pasta do OneDrive para fazer a cópia do arquivo.
À medida que vai emitindo as notas a copia é feita automaticamente
OBS: após implantar esta função no sistema, é necessário copiar os arquivos já existentes na pasta do GenesisNfe4G para a pasta de backup3. Backup do conteúdo da pasta dos executáveis para facilitar restauração em caso de panes.
É interessante que seja feito backup da pasta dos executáveis Genesis, GenesisNfe4g, Recebedor-XML, G-Quality, pelo menos uma vez por mês, assim a restauração total das informações do servidor fica muito mais fácil.
4. Backup do sistema GQuality é igual ao do Genesis (item 1. ) porém o nome do executável é BackupGQuality.exe
IMPORTANTE:
a) Sempre verificar espaço onde os arquivos de backup estão sendo gravados e periodicamente fazer limpeza apagando backups mais antigos.
b) Fazer testes de Recovery (Recuperação dos dados), criar uma pasta nova e restaurar os backups, verificar se todas as informações foram restauradas corretamente.
* OneDrive - serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Pode ser contratado em https://onedrive.live.com/about/pt-BR/plans/.
O custo de armazenamento para até 50 GB é de R$ 7 por mês.
ANEXO 1
– COMO INICIAR PROGRAMAS AUTOMATICAMENTE NO WINDOWS
a) Windows 7
Abra a pasta do Genesis e localize e copie o arquivo BackupGen.exe, clique no ícone do Windows da sua maquina e selecione todos os programas
Localize a pasta inicializar e clique com o botão direito, selecione abrir
Copie o arquivo na pasta que foi aberta e depois confira se o arquivo ficou no Inicializar
b) Windows 10
Tecle CRTL+R, abrirá a caixa de executar no Windows, copie o seguinte caminho
para a caixa de diálogo Executar e pressione Enter.
%AppData%\Microsoft\Windows\Start
Menu\Programs\Startup
Abrirá a pasta Inicializar do Windows, basta colocar o executável lá dentro