Recebedor-XML - Guia de Acesso Rápido


Tela Abertura Sistema

Utilização

Existem 3 formas diferentes de você fazer o recebimento

1)1)   Passando o leitor de código de barras ou digitando o código de barras

      

2)2)   Selecionando o XML, gravado em pasta.

3) 3)   Localizando via sistema da receita todas às notas emitidas para você

Outros Botões da tela principal

- Configurações

- Controle de passagem pela portaria da grade de notas emitidas para você

- Confirma a chave Nfe, para a conferencia da Nfe com Pedidos do fornecedor.

Nota: Ao confirmar a chave, ou fazer a manifestação/download da Nfe, o sistema grava o XML na pasta Downloads-Ano-mês, considerando o Mês e Ano da Chave de acesso do XML, sendo Mês = Posição 3 e 4 da chave  e Ano = Posição 5 e 6 da chave.

 

Conferência da Nota Fiscal com o(s) Pedido(s) de Compra do Fornecedor

Após selecionar a nota fiscal (por Código de barras, seleção na pasta ou seleção das notas) o sistema vai abrir a tela com informações do XML e Pedidos do Genesis.

 

O sistema já trará os pedidos pendentes com o Item do fornecedor no critério, veja o produto do seu fornecedor é o SUP1259 e o seu é o KS20027B000, eles devem estar relacionados no cadastro do produto.

Para fazer o recebimento basta selecionar  o pedido  referente  ao recebimento

 Confira os dados principais de pedidos e itens selecione o(s) pedido (s) referente a esta nota e clique no ícone  para integrar ao Genesis.

Caso existam divergências entre o Pedido e o Recebimento, será exibida mensagem de inconsistências/alertas, com as informações de divergência, o usuário deverá entrar em contato com Compras para acerto do pedido ou devolução da NFe.

Notas:
1. Ao confirmar Cas
2. Caso Genesis tenha configuração de GED em Compras (Utilitários/Configuração/Parâmetros/Gerais), o sistema vai gravar o XML e a Danfe no GED da compra.
3. Para dar a entrada do material e lançar financeiro é necessário confirmar a compra no Genesis.
4. Sempre que a chave Nfe é lida e validada pelo Sefaz o sistema grava o XML e Danfe na pasta configurada na Pasta de Busca

É possível definir manualmente o Item do Pedido de compras, basta clicar em Manual, colocar o número do pedido/sequência do item no Pedido e selecionar o Item referente ao item do XML. Depois salvar e atualizar a grade de pedidos ou para cancelar.

Botões da tela de Conferência

Usado para Manifestar "Desconhecimento da Operação".

Usado para visualizar os itens do XML.

Gera PDF da Danfe.

Registra a Entrada da Nota na portaria. As informações são apresentadas em Painel para controle de notas pendentes de entrada no Genesis, também ficam registradas Data e Hora de entrada no Recebedor-XML na tela da notas emitidas para o CNPJ. A nota sai do painel quando é feita a confirmação do Recebimento no Genesis. Caso tenham interesse no controle de entrada de cargas entre em contado para negociação do modulo de Painel Web..

Registra/Responde Inconsistência entre o Pedido e a Nfe recebida, registra histórico que é apresentado no Painel de Notas  Pendentes de Recebimento. Controle ativo se Portaria  Marcado.

Ao clicar no ícone, caso não tenha data/hora de inconsistência para esta nota o sistema abre campo para usuário digitar Motivo da Inconsistência.

Caso já tenha informação de data/hora de inconsistência, significa q a inconsistência e mostra mensagem abaixo, caso coloque Sim encerra a inconsistência, e volta para painel para fazer a entrada, caso contrário se mantém como inconsistência.

 

Grava o PDF da nota na pasta de Inconsistência. OBS. Indicamos que o usuário que resolveu a inconsistência tire o PDF da pasta, assim ficam registrados somente os pendentes.

É possível criar uma nova inconsistência após solução da mesma, basta clicar novamente no ícone de inconsistências.

Permite a Validação da Nota, mostrando inconsistências entre o XML e Pedido de compra.

Após checagem validando Pedido X Informações do XML, cria o recebimento da compra no Genesis.

Cria Recebimento de compras no Genesis sem passar por validação. Caso queira bloquear este tipo de Operação, basta configurar no Genesis em Parâmetros / Suprimentos, PC / RC Obrigatórios, desta forma caso a Nota seja de Compra o sistema vai checar o número do Pedido Original e caso esteja  em branco, vai travar a entrada na confirmação do Recebimento. Caso item seja Retorno de beneficiamento (não envolva valores) o sistema permitirá o Recebimento.

Cancela a operação.

Configurações

Para configurar clique no botão , onde teremos a tela Configurações do Sistema. 

Caso o Recebedor seja instalado na rede a configuração deve ser feita maquina a maquina.

Campos:

Certificado: Local para Selecionar e configurar o certificado digital da empresa que usará o Recebedor XML. Coloque o mesmo certificado digital utilizado para emitir NF. É possível fazer o recebimento da Nota Fiscal sem o certificado lendo os XMLs baixados anteriormente e gravados em pasta.

Licença: Licença de uso do Software, informada pela Flexsys. Informe a mesma licença que está no GenesisNfe4G clicando em arquivo/configurações.

CNPJ: Número do CNPJ da empresa que utilizará o Recebedor XML – sem pontos, traço e barra.

Ambiente: Ambiente do Sefaz onde será realizada a busca e importação de notas fiscais, Homologação ou Produção.

Sigla SW: Sigla do estado da empresa que utilizará o Recebedor XML.

IP Proxy: Endereço do IP Proxy de rede.

Usuário Proxy: Usuário de acesso ao IP Proxy.

Senha Proxy: Senha de acesso ao IP Proxy.

Nota: Informações sobre Servidor Proxy no link: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/servidor-proxy

Filial: Código da Empresa que utilizará o Recebedor XML, filial do sistema Genesis. Campo somente informativo.

Serviço Benef/Insumo: Código do Item (Genesis) definido como código de Serviço Geral de Beneficiamento para entrada de notas fiscais de retorno de Serviço + Material.

Ignora xPed: Quando desmarcado o sistema faz a ligação entre os Itens do Pedido de compras do Genesis e os itens do XML pelo campo xPed e nItemPed (que são as referencias de Pedido e Item do Pedido), quando marcado a definição é manual.

Último NSU: Cód NSU da ultima nota fiscal identificada pelo Recebedor XML.

Manifestação Automática: Parâmetro para Manifestação de ciência automática periódica no Sefaz de notas emitidas para e empresa. Importante a configuração correta conforme indicações abaixo.

Ignora Consulta Nsu: Desativa a pergunta abaixo ao abrir a tela de notas emitidas para seu CNPJ

- A cada ____ minutos: este parâmetro serve para configurar de quantos em quantos minutos o Recebedor deve fazer a manifestação, caso seja 0 a manifestação é feita de 0,5 em 0,5 hora

- Pasta Busca: Pasta local, da rede ou da máquina onde pode ser armazenado manualmente ou por alguma regra de processo que grave os XMLs enviados pelo Fornecedor (um exemplo é a configuração do Outlook para que grave os arquivos XML de Fornecedores na pasta). O Recebedor-XML ao tentar conectar no SEFAZ e não conseguir resposta, procura na pasta de Download e se não achar o XML, procura nessa pasta.

Nota: O caminho utilizado na Pasta Busca não pode ser o mesmo utilizado na Pasta Base.

- Valida Val. Unit: Parâmetro pra validar preço unitário do XML importado com o Preço unitário do produto no sistema Genesis.

Nota: Caso tenha fornecedores com valores unitários com mais de 4 casas decimais é necessário solicitar que diminua o número de casas ou não utilizar o parâmetro, deve-se considerar também fatores de conversão entre Unidade de Compra e Unidade do Fornecedor.

- Importa parcelas do XML: Caso marcado importa as parcelas financeiras do XML caso o fornecedor tenha informado. Neste caso o sistema Genesis não gera o contas a pagar, toda informação financeira vem do XML.

- Renomear o documento da parcela: Caso marcado coloca o número da Nota Fiscal no campo Documento do contas a pagar (somente ativo se Importa parcelas marcado).

- Portaria: Ativa ícone de controle de entrada de nota fiscal pela portaria e ícone de Inconsistências , as informações são apresentadas em Painel para controle de notas pendentes para entrar no Genesis, também ficam registradas Data e Hora de entrada no Recebedor-XML na tela da notas emitidas para o CNPJ. A nota sai do painel quando é feita a confirmação dela no Genesis. Caso tenham interesse no controle de entrada de cargas entre em contado para negociação do modulo de Painel Web.

- Pasta Inconsistências: Pasta onde ficarão gravados os PDFs das Notas com Inconsistências.

Tolerâncias:

Vencimento: Dias de tolerância entre Vencimento das parcelas do XML a menor que calculado pelo Genesis. Caso 0 não tem bloqueio

Entrega: Dias de tolerância de divergência entre Previsão de entrega do Genesis e data do recebimento da Nota. Caso 0 não tem bloqueio

Parcelas do Pedido:

Valida Parcela Pedido: Valida o valor das parcelas do pedido com as parcelas do XML de acordo com valor informado no Limite divergência. Caso valor ultrapasse o limite bloqueia o recebimento.

Genesis: Dados de conexão do Recebedor XML com o banco de dados do sistema Genesis onde será integrado. Para visualizar as informações clique ALT+X.

Nota: O caminho pode ser copiado do arquivo connection.udl do genesis, basta abrir o arquivo com o Bloco de notas e copiar a linha conforme imagem abaixo.

SMTP para envio de E-mail / Manifestação.

         Servidor: Servidor de saída de e-mail. Porta: Porta de saída de e-mail. Timeout: tempo de saída de e-mail. Auto: Quando marcado envia e-mail com XML e PDF após entrada de arquivos na Pasta Base, na Manifestação Automática. Somente ativo se tiver Pasta Base e Configurações de SMTP registradas.

         Usuário: Conta de e-mail.  Senha: Senha do e-mail configurado.  SSL: Parâmetro para ser marcada caso utilize a autenticação SSL.

         Remetente: Nome do Remetente responsável pelo envio.   Email: Endereço de e-mail do responsável pelo envio.

         Destinatários: Endereços para onde devem ser enviados os e-mails, separados por ponto e vírgula caso sejam mais de um.

         Pasta base: Pasta padrão local da máquina ou da rede onde os arquivos XML das notas baixadas serão salvos na manifestação automática. É importante estar configurada, pois os XMLs são gravados no momento da manifestação automática, manifestação manual ou consulta de chave e caso ocorra “o documento não for localizado (137) ou o serviço estiver paralisado (109)” o sistema tentará localizar a NFe na “Pasta Base”

Notas:

1. Antes de fazer o download do XML e dar entrada na Nota, é necessário q se envie um comando de Ciência de Operação em todas as notas emitidas para seu CNPJ, 0,5 hora após este comando a nota é liberada para o Download. Então sugerimos que deixe um dos computadores marcados como Automático e o restante desmarcado. Assim quando a Danfe chegar a sua empresa a manifestação dela já esteja ok. O Computador que ficará com o Automático ligado tem que ficar aberto 24 horas para ir descarregando as notas.
2. Caso exista a pasta configurada, ao fazer a manifestação automática, ou ao clicar no botão obter as notas destinadas  o sistema irá armazenar automaticamente as notas fiscais emitidas, os resumos de nota fiscal e eventos de nota fiscal nesta pasta definida em “Pasta Base”.
3.  O caminho utilizado na Pasta Busca não pode ser o mesmo utilizado na Pasta Base.

 Confirma as informações.